18 Anos Atrás, Murilo Bustamante Conquistava O Primeiro Cinturão Brasileiro Pelo UFC

18 Anos Atrás, Murilo Bustamante Conquistava O Primeiro Cinturão Brasileiro Pelo UFC

18 anos atrás, Murilo Bustamante conquistava o primeiro cinturão brasileiro pelo UFC

Em 11 de janeiro de 2002, Murilo Bustamante entrou para a história das artes marciais mistas ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o cinturão do UFC. Após 18 anos da conquista, iremos relembrar esse grande feito na história do MMA.

Confira esse post até o fim e surpreenda-se com essa História!

A conquista de Murilo aconteceu em Uncasville, uma área da cidade de Montville, no estado de Connecticut, nos Estados Unidos pela 35ª edição do Ultimate Fight Championship. Naquela ocasião Murilo estava diante de Dave Menne, na disputa pelo cinturão do peso médio, mas essa disputa só aconteceu porque no evento anterior, Murilo havia sido derrotado diante do lendário Chuck Liddell...

Isso mesmo, Murilo conseguiu a luta do cinturão porque havia perdido para Chuck Liddel! Disputando na categoria dos Meio-Pesados, em sua estreia pelo UFC, Murilo finalizou o japonês Yoji Anjo com um triangulo de mão e mais tarde foi convidado para fazer uma luta diante de Chuck Liddell na cidade de Las Vegas. A Luta contra Chuck havia sido uma verdadeira batalha e Murilo deu um verdadeiro espetáculo para o público presente, contudo ao final dos 3 rounds, a decisão dos árbitros era de que o americano havia vencido.

Após o combate, o dono do UFC, Dana White foi até o brasileiro pedir desculpas, dizendo a Murilo que achava que ele tinha vencido o combate e o premiou com 2 opções, a primeira era uma revanche diante de Chuck Liddell, ou então que o brasileiro lutasse na categoria de baixo pela disputa do cinturão. A decisão de Murilo foi descer de categoria, porque a divisão dos médios se adequava mais ao seu biótipo e assim aceitou a proposta de White.

Na disputa do cinturão, Murilo Bustamante enfrentou o também americano Dave Menne, detentor do cinturão e sabia que aquela era uma oportunidade de ouro. Muito conhecido por uma base sólida de Jiu Jitsu, Murilo optou por fazer um jogo completo durante a luta, onde ele fez de tudo um pouco até conseguir emplacar um “diretaço” no rosto de seu rival para nocauteá-lo e conquistar o título do UFC.

Após o combate Murilo revelou que optou por esse jogo mais versátil porque ele havia treinado muito Boxe para lutar contra Liddell e que estava bem confiante em pé. Na luta contra Chuck o brasileiro tinha feito praticamente 3 rounds de trocação o que deu a ele muita confiança para jogar tão bem em pé quanto no chão na disputa do cinturão.

 

Murilo defendeu o título na organização uma vez, diante de Matt Lindland pelo UFC 37 em Bossier City, Louisiana. Em seguida, Bustamante saiu da organização e optou por ingressar no Pride, organização japonesa que fazia muito sucesso na época, deixando o título dos médios, vago pelo UFC.

Vale salientar que os cinturões de categorias do UFC foram introduzidos na organização alguns anos depois de sua criação. Antes de Murilo Bustamante, o Brasil teve outros três campeões, foram eles, Royce Gracie, Marco Ruas e Vitor Belfort.

Murilo foi é um dos faixas pretas mais respeitados da descendência de Carlson Gracie e atualmente lidera a Academia Brazilian Top Team, grande celeiro de casca grossas do Jiu Jitsu! Atuando como Mestre na BTT Murilo revelou grandes atletas de Jiu Jitsu, como Alexandre Vieira (Faixa preta de Murilo) e Leonardo “Cascão” Saggioro (Faixa Preta de Ricardo Marques em uma filial da BTT) que atualmente brilham nos tatames, ambos disputando na categoria da Faixa Preta Adulto Pena.

Esses dois alunos da BTT sabem muito Jiu Jitsu e compartilharam conosco todos os conhecimentos adquiridos ao longo de muitos anos de treinos. Alexandre é um especialista em estrangulamento rodado conhecido como Loop Choke, que é capaz de finalizar seus oponentes com surpreendentes estrangulamentos partindo das mais diversas situações de luta. Enquanto Leonardo Saggioro é um meio-guardeiro nato, que consegue desenvolver um eficiente jogo partindo sempre de sua poderosa meia guarda, sempre raspando ou chegando nas costas de qualquer oponente que seja!

Confira nossos cursos!

TUDO SOBRE O LOOP CHOKE COM ALEXANDRE VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores