7 Técnicas Que Todo Atleta De Jiu Jitsu Deve Dominar Desde A Faixa Branca Até A Preta

7 Técnicas Que Todo Atleta De Jiu Jitsu Deve Dominar Desde A Faixa Branca Até A Preta

Todo atleta que sonha em se tornar um grande faixa preta deve ter a ciência que seu trabalho começa desde o primeiro dia que ele pisa no tatame até seu último dia vestindo um kimono. Por esse motivo é tão importante dar a devida atenção a todas as aulas e tentar absorver o máximo de detalhes que for possível para implementar no seu jogo.

No Jiu Jitsu existe uma infinidade de técnicas e todos os dias mais e mais técnicas surgem com detalhes e ajustes diferentes.  É quase impossível que uma pessoa sozinha domine todas as técnicas do Jiu Jitsu, o primeiro ponto relevante é que há uma grande diferença entre saber e dominar.

 Saber uma técnica é conhecê-la, ter a consciência de como deve realizá-la e se preciso for até ensiná-la para alguém, no entanto dominar é ter o perfeito controle sobre a posição onde você consegue realizá-la fielmente na hora do rola e também durante os campeonatos. A maioria dos atletas tem o domínio de posições específicas, pelo fato delas partirem do jogo que mais gostam, ou simplesmente porque as treinaram mais.

Por isso estamos sempre batendo na tecla de que o atleta que almeja ter sucesso na arte não pode escolher apenas uma posição A ou B para fazer sempre, ele precisa aprender e repetir centenas de vezes várias posições para que ele domine o maior número delas possível. Como dito acima não é o saber que fará diferença e sim o dominar.

Quanto você domina muitas posições suas chances de sucesso são maiores pelo fato de que dificilmente o seu adversário lhe colocará em uma situação onde você não saiba jogar e colocá-lo em maus lençóis.

Quanto o atleta passa a ter a consciência de que ele pode ter posições favoritas onde se sinta mais confortável, mas que ele precisa trabalhar inclusive suas dificuldades e principalmente as posições que não gosta seu Jiu Jitsu dá um salto, ele se torna mais confiante e destemido.

A versatilidade é sem dúvida uma das maiores qualidades de um atleta da Arte Suave, ser imprevisível deixa você com um ou dois passos a frente de seus oponentes, como eles estudaram um jogo, se não é possível determinar em qual posição você trabalha melhor? Esse é a chave do sucesso no Jiu Jitsu, ser tão versátil que ninguém pode definir se você passa, faz guarda ou queda melhor!

Leandro Lo é esse cara, ninguém pode negar que esse monstro é uma lenda dentro do Jiu Jitsu, conquistou grandes campeonatos e possui títulos expressivos dentro do esporte e o mais impressionante de tudo é que ele não tem um jogo específico. Você tem certeza que uma hora ou outra os Irmãos Myiao atacaram seu temido berimbolo, mas não pode definir o que Lo irá fazer! Por esse motivo que esse cara é um verdadeiro gênio dentro do esporte, com um Jiu Jitsu único ele busca a luta incessantemente confundindo a cabeça dos oponentes sempre deixando eles com dúvidas de como será sua atuação na luta!

 

Leia Mais Sobre Leandro...

 

Mas nós que somos reles mortais e que temos que comer muito tatame para chegar no nível desse grande atleta, podemos começar deste agora construir um jogo forte e dominar posições específicas que nos acompanharão por toda nossa jornada dentro do Jiu Jitsu desde a branca até a tão sonhada faixa preta.

Abaixo listamos algumas posições importantes que todo atleta precisa dominar para conseguir um jogo sólido e pode ter sucesso dentro do Jiu Jitsu:

Guarda Fechada

Essa posição é uma das mais comuns e dadas as devidas proporções pode ser considerada uma das posições mais seguras no Jiu Jitsu desde que você saiba exatamente como dominá-la. Quando iniciamos no Jiu Jitsu está guarda é uma das primeiras que nos são apresentadas e não importa sua faixa ele pode de salvar em um momento de sufoco.

Existem inúmeras guarda dentro do Jiu Jitsu, mas sem qualquer sombra de dúvida sua guarda fechada precisa ser muito perigosa, para que ninguém deseje cair nela. Dê certo enfoque a essa guarda, domine-a que poderá dominar qualquer oponente que surgir na sua frente.

Passagem de Guarda com Pressão

Hora ou outra surgirá uma guarda em que você precisará passar mesmo preferindo ser guardeiro, se você raspar o seu adversário é grande a possibilidade que ele caia fazendo guarda então nunca deixe de trabalhar sua passagem de guarda. É claro que também existem inúmeras formas de transpor uma guarda, mas algo que você precisa aprender que o acompanhará sempre é como dar pressão para passar uma guarda.

Quando você aprende que o segredo é minar as forças do guardeiro ninguém lhe segura!  Um mestre na passagem de guarda com pressão é a fera Bernardo Faria que além de um excelente meia guardeiro destrincha qualquer guarda que surgir na sua frente.

 

Leia Mais Sobre Bernardo...

 

Quedas

Não somos judocas mas precisamos ter ao menos 2 quedas eficientes, mesmo algumass academias tendo o costume de iniciar os treinos de joelho nos combates reais os atletas começam a luta em pé e nem sempre puxar para a guarda será viável. Por isso escolha ao menos 2 quedas que goste e trabalhe-as incansavelmente até que tenha perfeito domínio sobre a mesma.

Saída Da Montada

Se tem uma posição que ninguém gosta de cair é na montada, além de ser uma posição que concede grande vantagem ao oponente além da pontuação expressiva da mesma. Dificilmente nos treinos nos deixamos ser colocados em situação de risco, mas não que dizer que estamos imune a elas, mesmo nos treinos ou nas competições. Saber como sair dessa posição é algo crucial para qualquer atleta em qual faixa, de forma que se alguém montar em você, você já consiga reverter imediatamente a posição.

Aprenda com Bernardo Faria um maneira simples e eficaz de se livrar dessa perigosa posição:

Saída Das Costas

Assim como a montada outra posição extremamente perigosa é a pegada de costas, o adversário mantém o controle da situação, você fica vulnerável em vários aspectos e precisa de muita técnica e destreza para se livrar dessa terrível posição. Aprender com sair das costas pode literalmente salvar o seu pescoço.

Saída dos Cem Kilos

Esse cara é um dos inimigos mais temidos do Jiu Jitsu, o tal do 100 kilos. Nesta posição muitas das vezes é difícil sair sem ter o método correto, principalmente quando o oponente sabe pesar em pontos estratégicos, mas isso não é impossível, por isso assim como todas as situações citadas acima você precisa dominar essa técnica pois nunca se sabe quando alguém conseguirá conquistar a sua lateral.

Finalizações Básicas

Essas não podem faltar mesmo Arm lock, triângulo, Kimura, americana de braço e estrangulamentos são o arroz com feijão para o Jiujiteiro não podem faltar de maneira nenhuma e todo lutador de Jiu Jitsu que se preze domina todas as posições e distribui elas a quem quer que seja.

Busque ter o domínio não só nas lutas, mas das técnica e também do seu corpo e então meu amigo o seu sucesso será garantido!!

Quer aperfeiçoar suas técnicas e aprender como dominá-las?

A equipe do BJJFANATICS tem tudo o que precisa para ser um grande lutador e o melhor de tudo: COMPLETO! Aqui você aprenderá a fazer guarda com Thamires Aquino, a passar também com Rodolfo Viera, as defesas com Bernardo Faria, sem contar os ajustes do temido triângulo de Rodrigo Cavaca!

Não fique de você e venha logo ser um grande lutador!!

 

OS TRUQUES DA GUARDA ARANHA COM THAMIRES AQUINO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores