81 Anos Sem Jigoro Kano, Conheça Mais Sobre O Criador Do Judô E Sua Importância Na História Do Jiu Jitsu
É caros amigos fanáticos, existem algumas personalidades muito importantes nas artes marciais que tiveram grande importância na criação e adaptação do Jiu Jitsu que conhecemos hoje, uma dessas pessoas que tiveram muita importância no meio das lutas podemos citar o grande Jigoro Kano.
Para aqueles que não conhecem o nome, ou não estão familiarizados com a história desse saudoso homem, ele foi o responsável pela criação de um das artes marciais mais importantes e mais respeitadas no mundo: O judô.
Na última semana mais precisamente no dia 04 de maio, completaram 81 anos sem esse grande homem que tem uma importância gigantesca no meio das artes marciais.
Quem foi Jigoro Kano?
Jigoro Kano foi o fundador do Judô e também o responsável pela adaptação do JUJITSU. Jigoro nasceu no dia 28 de Outubro de 1860 em Mikage no Japão. Filho de Jirosaku Maresiba Kano, um funcionário respeitado na marinha imperial. Os pais de Jigoro queriam um futuro diferente para o filho ou como diplomata ou político, mas não era esse o objetivo de Kano. Então esse decidiu pelo magistério. Com apenas onze anos de idade transferiu-se para Kioto para estudar o idioma inglês, mais tarde tornou-se professor e tradutor dessa língua e ainda, pode montar sua própria escola em Tóquio, o Kobunkan.
Mas ele ainda não tinha se encontrado na vida, e o ponto mais marcante sobre a história de Kano é que ele era um homem franzino medindo em torno de 1,50 metros e pesando por volta dos 48 kilos, sempre teve muita dificuldades em se adaptar aos esportes devido a sua estrutura física.
Aos 16 com o objeto de aumentar a musculatura, tentou se adaptar a vários esportes como ginástica, remo e basebol, no entanto não se adaptava a nada. Então pouco tempo depois, aos 17 teve o seu primeiro contato com as artes marciais, especificamente a uma arte marcial que na época era denominada “Jujutsu”, tendo mestre Fukuda como seu mentor na escola Coração de Salgueiro. Mas pela insaciável busca do saber buscou conhecimento também em outras escolas, para tanto estudando com grande persistência, o que lhe permitiu um pouco mais tarde formar um conjunto de técnicas, regras e princípios que viriam a constituir o Judô que hoje conhecemos.
Jigoro foi um grande homem e no ano de 1882 fundou o Kodokan, que na tradução significa Instituto do Caminho da Fraternidade , onde seu maior objetivo era impulsionar a sua arte marcial, mais esportiva, mais intuitiva, mais segura e sem os segredos que impediam uma divulgação generalizada, para que todos pudessem usufruir, desde criança até adultos de idade mais avançada.
Muitos não sabem, mas muitas coisas que utilizamos hoje em nosso Jiu Jitsu foram derivadas do Judô de Jigoro Kano e essa arte marcial japonesa teve muita importância para a concepção do BJJ.
Segundo a história Conde Koma que era um exímio judoca aluno da escola Kodokan, trouxe para o antigo Jiu Jitsu para o Brasil e ensinou a família Gracie que futuramente viria a promover mudanças importantes ao Jiu Jitsu que conhecemos hoje.
Judô e Jiu Jitsu
Muitos leigos ainda confundem as duas modalidades esportivas, em uma breve e simples explicação a principal diferença entre o Judô de Jigoro Kano e o Jiu Jitsu Brasileiro é que o primeiro foca mais na parte de quedas e o Jiu Jitsu se desenvolve também e principalmente na parte de chão.
Mas engana-se quem pensa que um é mais importante do que o outro pelo contrário os dois são muito importantes e juntos podem revolucionar a atuação de um atleta, por esse motivo existem muitos Jiujiteiro que praticam Judô para turbinar e aumentar a sua parte de quedas , do mesmo modo que existem os judocas que investem no Jiu Jitsu para melhorar a sua parte de solo ou ne waza como é conhecido na arte marcial japonesa.
Esse é o caso de dois grandes atletas do Jiu Jitsu, Marco Barbosa é Cláudio Calasans são dois grandes nomes do Jiu Jitsu Brasileiro que tiveram origem no Judô e hoje se destacam em grandes competições no Brasil e no mundo unindo os conhecimentos adquiridos a partir das modalidades que eles desempenham.
Marco Barbosa é conhecido por sua incrível pressão durante a passagem de guarda. O líder da B9 é referência no assunto e esse conhecimento é passado para seus alunos de forma que formou uma legião de bom passadores de guarda, mas não há o que discutir que trocar quedas com essa fera também é encrenca na certa, assim como 2 + 2 é igual a 4, é certo que o mestre Barbosa irá te quedar graças aos conhecimentos adquiridos na época do Judô.
A história de Barbosa com a arte marcial japonesa se iniciou 3 anos de idade e quando completou 18, decidiu se tornar profissional da arte marcial japonesa. E no ano de 1986 Marco recebeu a sua tão sonhada faixa preta de Judô.
E para complementar seus treinos de judô ingressou no Jiu Jitsu e não parou mais e frequentemente é visto em competições de Jiu Jitsu dando uma verdadeira aula tanto de judô, quando se dispõe a quedar quanto de Jiu Jitsu quando esmaga para passar.
Outro nome Cláudio Calasans. Cláudio filho de judoca estava destinado a ter sucesso nas artes marciais o que te fato ocorreu. Praticamente nasceu no tatame e aos quinze anos de idade já era um grande faixa preta na modalidade desenvolvida por Jigoro Kano. Incentivado pelo pai a iniciar no Jiu Jitsu para surpreender os oponentes no jogo de solo, descobriu uma nova paixão e desde então se dedica para aperfeiçoar na arte suave. Não é a toa que esse cara é um dos maiores nomes do Jiu Jitsu atual com títulos expressivos em sua carreira que o fizeram chegar no patamar que chegou.
Judô e Jiu Jitsu devem andar lado a lado, uma arte complementa e melhora a outra! E se você quiser aprender os segredos de Claudio Calasans e Marco Barbosa você está no lugar certo! A equipe do BJJFANATICS reuniu com essas feras e preparou para você cursos completos onde essas feras lhes ensinaram e lhe contarão tudo o que você precisa para ter sucesso dentro do Jiu Jitsu!
Não espere mais e venha logo conferir!
MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)
O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)