X Close
Your Cart
Keep Shopping
Anti-Inflamatórios X Jiu Jitsu

Anti-Inflamatórios X Jiu Jitsu

Todos nós sabemos que um dos principais pesadelos de todos os praticantes de Jiu Jitsu são as lesões, sejam elas adquiridas dentro dos tatames ou não. Sabemos também que essas muitas vezes nos impede de fazer aquilo que mais gostamos: treinar Jiu Jitsu! E por conta disso procuramos alguma maneira de nos livrarmos delas o mais rápido possível, não é mesmo?!

Uma das formas mais comuns de tratamento é a auto medicação, o que já está errado, e para piorar, acontece também o uso indiscriminado de anti-inflamatórios, na expectativa de ter o tratamento acelerado e retorno mais rápido aos treinos.

Fomos até dois especialistas para ver qual é a opinião deles á respeito do uso de anti-inflamatórios, confira no texto abaixo a opinião do Dr. Gustavo Asmar Ortopedista consultor da SJJSAF e da CBMMAD e do Fisiologista Dr. Gustavo Monnerat PHD da UFRJ.

O Jiu Jitsu é um esporte com um índice elevado de lesões traumáticas além de sobrecarga muscular e de algumas articulações como a dos dedos, fazendo com que haja o uso indiscriminado de anti-inflamatórios. Porém esta não é uma estratégia eficaz!

Além de todos os efeitos colaterais conhecidos com doenças renais e hemorrágicas gastrointestinais, estudos comprovam que o uso destas drogas atrapalha o processo de ganho de massa muscular, força e de recuperação após exercício intenso quando usados de forma regular.

Após a realização de exercícios resistidos ocorre a elevação da síntese proteica nas células musculares, uma resposta importante para aumento de massa magra e força muscular a longo prazo. Um dos mecanismos para o aumento desta síntese está relacionado às microlesões induzidas pelo exercício ocorrendo aumento da produção de substâncias chamadas prostaglandinas, que tem sua produção inibida pelo uso dos anti-inflamatórios.

Portanto, o uso destas drogas mesmo mascarando a dor e ajudando a completar treinamentos e campeonatos podem trazer sérias consequências clínicas além de aumentar o risco da ocorrência das lesões musculares e cartilaginosas! A melhor estratégia é ter acompanhamento ortopédico para fazer o diagnóstico e tratamento precoce das lesões além de um fisioterapeuta para fazer um processo de recovery adequado.

Como vimos, acima, o uso dos anti-inflamatórios não é o mais indicado para nós, praticantes de Jiu Jitsu, pois além dos riscos de efeitos colaterais eles também atrapalham nosso desenvolvimento muscular, sendo assim vale muito a pena tratarmos nossas lesões com médicos devidamente qualificados em medicina esportiva, de forma a utilizar sempre tratamentos adequados para que nossa recuperação seja a mais correta possível e não incorramos em prejuízos a nossa saúde.

Quando você tiver algum tipo de lesão não se desespere e nem ache que tudo está perdido. Faça o tratamento corretamente e certifique-se que as vezes é preciso dar um passo atrás para dar dois á frente. Cuide bem do seu corpo pois sem ele você não conseguirá fazer aquoilo que nós mais amamos, que é treinar e lutar Jiu Jitsu!

Nossa plataforma está sempre antenada em tudo que acontece no universo do Jiu Jitsu e traz através de nosso Blog o mais completo conteúdo para os Fanáticos pelo Jiu Jitsu! Além disso nosso site também possui os mais diversos cursos online com os maiores lutadores e professores de Jiu Jitsu do mundo!

Já imaginou aprender com aulas particulares de Lucas Lepri ou Bruno Malfacine? Isso é possível, basta adquirir os nossos cursos e ter acesso a este conteúdo exclusivo com todos os detalhes e ajustes que fizeram destes atletas grandes nomes dentro de nosso esporte!

CONFIRA NOSSOS CURSOS! 

A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos