X Close
Your Cart
Keep Shopping
As Lesões No Jiu Jitsu E O Retorno Aos Treinos

As Lesões No Jiu Jitsu E O Retorno Aos Treinos

 Se tem algo que atrapalha e muito a vida dos Jiujiteiros são as lesões, essas meus amigos, não escolhem hora  e nem dia, chegam nos momentos em que menos esperamos e muda totalmente os nosso planos. A verdade é que ninguém gosta de se machucar, principalmente nós que somos fanáticos pelo Jiu Jitsu! E o problema maior das lesões não são as dores, os gastos, os remédios, o tratamento e sim o tempo que teremos que abdicar de nossos treinos.

Mesmo as lesões sendo algo que atrapalha nossa vida, nem sempre é possível evitar que elas acontecem, principalmente em esportes de contato como o Jiu Jitsu, onde os atletas estão sempre propensos a acidentes que causam lesões e podem afastá-los por um bom tempo dos seu treinamento.

Lidar com as lesões nunca será fácil, mas um atleta que deseja viver do esporte, precisa entender que elas podem aparecer e se aparecerem deve cuidar delas e também existem coisas que podem ser feitas para evitar algumas delas.

Mas antes disso é preciso entender as principais causas de lesões

Acidentais

Essas lesões são extremamente comuns no meio do esporte, são causadas pelo contato entre os lutadores, torções de joelhos, pés, pancadas na boca, dedos entre outras. Essa lesões são difíceis de serem evitadas, porque elas acontecem no acaso, mas existem alguns tipos de equipamentos que podem evitar certos tipos de lesões, como por exemplo o protetor bucal.

Muitas pessoas consideram o protetor bucal como frescura, ou não usam porque acham que incomodam, o que de fato não é totalmente mentira, mas tudo é uma questão de costume. Com o tempo os atletas começam a acostumar com o seu uso e já não conseguem mais treinar seu ele.

O protetor bucal tem uma função muito importante dentro de esportes como o Jiu Jitsu, lesões sérias podem ocorrer pela falta de uso do mesmo. O seu maior objetivo sem dúvidas é prevenir ou diminuir a gravidade dos traumas pelo impacto.

Segundo a Academia Americana de Odontologia Desportiva o uso dos protetores durante os treinos pode diminuir as chances de traumas em até 80 %.O protetor bucal serve para proteger, sem atrapalhar a performance e respiração do atleta.

Dentro da arte suave o protetor bucal oferece grande proteção evitando lesões nos dentes, lábios, mandíbula e até mesmo a língua.

Mesmo com o uso destes equipamentos, o corpo fica vulnerável aos traumas e a melhor maneira de evitá-los e saber o que faz na horas dos treinos e mesmo assim é difícil garantir 100% que não haverá uma ou outra lesões.

Saber o que faz durante os treinos é muito importante, dentro do Jiu Jitsu uma modalidade que pode causar muitas lesões é o NO GI , pelo fato de que a luta é mais solta e mais movimentada, saber as técnicas é a melhor maneira de previr essas lesões. Se você gosta de No GI e quer aprender mais com a modalidade saiba que Craig Jones é uma verdadeira máquina quando se trata da modalidade sem pano e essa fera junto com a equipe do BJJFANATICS preparou para você um curso completo como os melhores ataques de pernas! Confira abaixo:

ATAQUES DE PERNA POR CIMA OU POR BAIXO COM CRAIG JONES (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Torções

A torção seria um movimento anormal das articulações, é uma das mais comuns no meio desportivo e muitas das vezes não é causada por outra pessoa, ocorre principalmente nos joelhos e tornozelos.

Excesso de Treino

Nada em excesso faz bem ao corpo e com o treinamento não seria diferente, quanto treinamos em excesso exigimos do nosso corpo bem mais do que ele pode suportar o que acaba por resultar em lesões. Muitas pessoas tem aquela ideia ultrapassada de que para ficar bom de Jiu Jitsu é preciso treinar 5 vezes por dia, quanto mais você treinar, melhor você ficará, entretanto chegará um ponto em que seu corpo não suportará mais. Então é muito melhor você treinar 2 vezes ao dia é treinar certo do que se matar de treinar, arrebentar o seu corpo e não adiantar nada.

Estamos cansados de falar aqui a importância de se ter um cronograma de treinamento correto. Seria ótimo se o nosso corpo fosse uma máquina, e fosse só ajustar uma peça que estaria bom, mas infelizmente não é assim e quanto treinamos exageradamente o nosso corpo sente e acabamos por ter de abandonar os treinamentos por um tempo.

Como evitar lesões

Alimentação Correta

A melhor maneira de evitar lesões é cuidando do corpo e da alimentação, um carro para funcionar perfeitamente precisa de uma boa gasolina, de um bom óleo de motor e principalmente de um bom mecânico cuidando dele de vez em quando, o nosso corpo serve o mesmo princípio, se treinarmos muito e não cuidarmos do nosso corpo, nosso descanso e nossa alimentação certamente teremos nossa “vida útil” reduzida, então o primeiro passo para evitar lesões é cuidando do corpo e da alimentação. Dessa forma temos os nutrientes necessários para repor nossas energias e vitaminas e recuperamos para os próximos treinamentos.

Musculação

Uma excelente maneira de prevenir lesões e malhando regularmente, assim seus ossos, músculos e articulações ficam mais forte e diminui assim a incidência de lesões.

Fisioterapia

Nós estragamos o nosso corpo constantemente e ter um bom fisioterapeuta ao seu lado pode ser uma excelente solução, para prevenir e até mesmo cuidar das lesões, afinal ele sabe exatamente o que é preciso fazer para cuidar do seu corpo de forma que você não se machuque e ainda tenha uma boa performance nos treinos.

Sabendo a técnica

 Não tem jeito, o Jiu Jitsu é um esporte de contato que você pode se machucar a qualquer momento, mas quanto mais técnica você souber mais difícil se torna o aparecimento dessas lesões, pois você sabe exatamente os movimentos que você precisará fazer para executar determinada técnica, também sabe como controlar o seu oponente evitando que ele cai de mal jeito lesionando você ou a si próprio.

 Então saber as técnicas também é uma maneira de prevenir as lesões, além do mais se torna muito mais fácil o retorno aos tatames que é outro bicho de sete cabeças, pois o conhecimento é algo que ninguém tira de você, o gás logo você recupera, mas o que você realmente aprende está entranhado em sua mente.

Quer aprender mais técnicas de Jiu Jitsu?

Venha com a equipe do BJJFANATICS aprender tudo que precisa para se tornar um grande campeão! Aqui você aprenderá com os melhores lutadores de Jiu Jitsu de todos os tempo como Júlio Cesar, Lucas Lepri, Thamires Aquino e muito mais!!

Não fique de fora!! Venha logo revolucionar o seu Jiu Jitsu!!

OS TRUQUES DA GUARDA ARANHA COM THAMIRES AQUINO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

OS SEGREDOS & TRUQUES DAS PASSAGENS DE GUARDA DA GFTEAM JULIO CESAR PEREIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos