Você Atacaria Um Membro Já Lesionado Do Seu Adversário Durante Uma Competição De Jiu Jitsu?

Você Atacaria Um Membro Já Lesionado Do Seu Adversário Durante Uma Competição De Jiu Jitsu?

Na última Terça Feira, 19 de março, Alexandre Vieira em sua página do Instagram, falou sobre um assunto muito polêmico dentro do Jiu Jitsu, o que fazer quando estamos lutando contra um adversário machucado, atacar ou não a região lesionada? 

Leia Mais Sobre Alexandre Vieira...

O assunto começou a ser discutido, após uma resenha entre Alexandre e seus amigos quando recordaram sobre a participação do atleta Luan Carvalho da Nova União na última edição da Copa Podio. Luan disputava a primeira rodada do Grand Prix dos pesos leves e lutava contra o atleta da Ares BJJ, Alef Brito, quando sofreu uma lesão em seu joelho e após o atendimento médico continuou lutando até o final e conseguiu “segurar a onda” para não tomar uma chave de joelho (Leg Lock) bem em cima do membro lesionado.

A luta terminou empatada e como se tratava de uma fase classificatória cada atleta somou um ponto, daí então surgiu a grande pergunta “Será que Alef preservou o joelho de Luan e não quis atacar o joelho lesionado, ou será que Luan conseguiu proteger sua lesão para que seu oponente não o atacasse?”

Algumas pessoas se posicionaram dizendo que Alef foi cordial em não atacar o joelho machucado de seu oponente, arrancando muitos elogios por que estes acreditavam que ele tentou buscar a vitória de outra forma que não fosse “aproveitando” de uma fraqueza de seu oponente. Ainda elogiando Alef algumas pessoas se posicionaram dizendo que um lutador que ataca um membro já ferido do seu adversário age com honra e se um atleta não consegue vencer seu adversário sem aproveitar desta lesão então ele não é digno dessa vitória.

Entretanto não se sabe se naquele combate o joelho de Luan Carvalho não foi atacado por Alef Brito porque Alef respeitou a lesão do seu companheiro ou se simplesmente Luan Soube se defender não expondo o joelho lesionado ao seu oponente. O mais curioso é que nesse evento Alef conseguiu chegar até as semi-finais quando foi parado pelo norueguês Tarik Hopstock com uma arrochada chave de pé que lesionou o atleta, em seguida Alef retornou para disputa de terceiro lugar contra Ygor Rodrigues que atacou justamente o pé ferido de Alef e conseguiu a vitória por finalização.

Em relação a tudo isso Alexandre Vieira se posicionou dizendo que na ocasião da luta entre Luan Carvalho e Alef Brito o que aconteceu foi que Luan soube se defender resguardando o seu joelho machucado e que esse “fair play” de não atacar um membro lesionado do seu adversário que alguns acreditam ser a forma adequada durante uma luta pode não ser a melhor escolha, e que ele próprio já passou pela mesma situação em uma luta quando ao ver que seu adversário havia se lesionando largou todas as pegadas e depois quando a luta retornou acabou perdendo, o que o fez mudar de opinião.

Alexandre propôs então a seguinte situação “Imagine que você seja um especialista em chaves de pé e esteja na final de um Campeonato Mundial, contudo o outro finalista machucou o pé na semi final e você está perdendo a luta por uma vantagem. Lembrando que a chave de pé é o seu principal ataque, você atacaria, sim ou não?”

Alexandre defendeu quem atacaria por acreditar não ser justo com a pessoa que não está lesionada limitar-se principalmente nesse caso em que esta pessoa é uma especialista em chaves de pé, simplesmente porque seu adversário está machucado.

Outra coisa que Alexandre também disse é que quando lutamos contra um adversário, nem sempre sabemos se este está lesionado ou não e que uma pessoa quando se dispõe a lutar estando apta ou não deve assumir os riscos e não culpar o seu adversário, e completa dizendo que no último campeonato Brasileiro Nogi ele lutou com o pé machucado e não foi atacado neste pois soube se defender sem dar chances aos adversários para chegarem até seu pé lesionado.

Alexandre Vieira é um especialista em Loop Choke, também conhecido como estrangulamento rodado, sendo este, um recurso muito poderoso de seu arsenal de ataques e o lutador sempre utiliza dele para finalizar suas lutas.

Com um currículo recheado de vitórias e finalizações, certamente o Estrangulamento Rodado de Alexandre Vieira é o carro chefe em seu arsenal, o lutador da Brazilian Top Team sabe como ninguém aplicar e ensinar o seu Estrangulamento Rodado.

O melhor de tudo isso é acabamos de gravar um curso inédito onde esse craque do Jiu Jitsu nos ensina com a maior riqueza de detalhes todos os ajustes, pegadas e armadilhas que sempre utiliza para finalizar seus adversários com esse poderoso golpe!

Adquira esse curso exclusivo e aprenda todos os segredos de um dos estrangulamentos mais eficientes do Jiu Jitsu! 

TUDO SOBRE O LOOP CHOKE COM ALEXANDRE VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores