X Close
Your Cart
Keep Shopping
Um Bom Faixa Preta Dentro Jiu Jitsu Vai Muito Além De Seus Títulos!

Um Bom Faixa Preta Dentro Jiu Jitsu Vai Muito Além De Seus Títulos!

A maioria dos Jiujiteiros tem aquela percepção que seu sucesso no esporte depende do número de títulos que ele possui, mas na verdade eles podem incrementar a carreira do atleta, mas não serão eles que irão definir a sua glória dentro da Arte Suave.

Todo mundo olha com olhos diferentes para um faixa preta e não é pelas medalhas que ele conquistou durante a sua trajetória e sim por ter chegado tão longe em um lugar que é reservado apenas para aqueles que persistem e não desistem no meio do caminho. Com certeza a maioria de nós que somos fanáticos pelo nosso esporte, queremos nos manter ativos dentro do esporte por muitos e muitos anos e queremos que o BJJ seja o nosso principal objetivo mudando nossas vidas e de outras pessoas também.

O problema é que a verdade mais cruel de todas é que o atleta que é um competidor profissional tem data de validade nas competições em alto nível, por mais que ele se mantenha competindo cuidado de sua saúde física, mental, se alimentando bem e treinando também a idade chega para todos nós. Seria ótimo se existisse uma fórmula que nos mantivesse com o corpo, a vitalidade e a mente de um jovem de 19 anos o resto da vida, porém isso não ocorre. E ainda vale salientar que o atleta tem uma tendência a “estragar” o corpo, pois treinar em alta performance durante muito tempo, traz muito desgaste ao corpo do competidor.

É claro que temos exemplos maravilhosos de atletas que se mantém firmes nas competições mesmo já tem uma longa estrada dentro do Jiu Jitsu e não serem tão jovens assim, mas a tendência natural é que o número de atletas master, por exemplo, sejam menores que os adultos. Não é a regra apenas uma tendência natural do ser humano.

 

Mas nada impede que as pessoas continuem treinando e disseminando a arte suave pelo mundo pelos restos de sua vida afinal a Arte Suave disseminada pela família Gracie tem o intuito de ser praticada por qualquer pessoa em qualquer idade.

Por esse motivo que ser um faixa preta vai muito mais além dos títulos que foram conquistados durante sua trajetória. Não vamos ser hipócritas a ponto de dizer que títulos expressivos como o do campeonato mundial não são importantes, porque são sim. Porém o mundo está cheio de excelentes faixas pretas que nunca serão campeões mundiais e outros muitos mais que sequer terão a oportunidade de lutar esse campeonato! Então que dizer que isso desmerece o que ele é e sua qualidade como profissional?

Claro que não, os títulos são mais importantes para o nosso ego do que para os outros, pois depois de um certo tempo ninguém lembra mais que foi campeão desse ou daquele campeonato. Então o seu objetivo quando você entra no Jiu Jitsu precisa ser bem mais do que só acumular títulos, pois chegará um momento que eles só existirão para contar histórias e para quem quer ter um legado no Jiu Jitsu o objetivo não pode ser só títulos, mas algo muito maior que realmente traga benefícios para as futuras gerações do esporte.

Sem contar que existem aqueles praticantes que tem outros objetivos dentro da arte e talvez nunca tenham participado de uma competição. Já falamos aqui inúmeras vezes como é importante competir ao menos uma vez. A experiência de uma competição proporciona experiências e sensações únicas que farão para do desenvolvimento e também do amadurecimento daquele que participou tanto como atleta como pessoa e independente de vitória ou derrotas.

Mas as pessoas não são iguais e as diferenças precisam e devem ser respeitadas, se você parar para analisar hoje em dia em sua academia é bem provável que o contingente de atletas competidores seja menor do que os tradicionais alunos de Jiu Jitsu que estão ali apenas para se divertir, aliviar a pressão na cabeça, diminuir o estresse ou a talvez por ser um amante das artes marciais. Isso é uma escolha pessoal e não significa que só porque ele não seja competidor que não é um bom atleta e um bom treino para os outros!

Competir deve ser a consequência e não a obrigação, muitos atletas competem por se sentirem pressionados a ir, se frustram e com o tempo perdem o gosto pelo esporte. A vontade de competir deve ser algo que parta de dentro do atleta, ele deve sentir vontade de participar da competição e não se preocupar com a vitória ou a derrota e sim em se tornar melhor do que era antes como atleta e como pessoa.

Seu professor pode não ter títulos expressivos e nada impede que ele já tenha formado ou forme campeões mundial em uma pequena academia no interior de algum estado! A única coisa que um faixa preta precisa é seguir a filosofia da arte e então o resto virá com o tempo.

Ele deve sempre ter fome de aprendizado, ser respeitoso e disciplinado, procurar ensinar sempre aqueles que estão chegando, tentar ter uma conduta ilibada e ser o melhor que puder todos os dias. Isso é o que define um grande faixa preta os títulos servem apenas de adornos para algo muito maior!

Todos querem ser faixas pretas, porém o caminho é árduo e longo, poucos chegam até lá. Então se preocupe em dar o seu melhor todos os dias que colherá os frutos do seu trabalho sem com títulos ou não.

Quer ser um grande faixa preta?

Nada impede que você almeje títulos, pelo contrário, você deve almejá-los. Mas se quer ser referência de faixa preta no esporte precisa aprender muita coisa, ter fome de aprendizado o tempo todo e procurar sempre a frente!

Por isso a equipe do BJJFANATICS disponibiliza para você o maior e mais completo conteúdo de Jiu Jitsu para que você se torne um verdadeiro faixa preta! Aqui você aprenderá com os melhores como Marco Barbosa, Bernardo Faria, Thomas Lisboa e muito mais!

Não peca tempo e adquira já o seu!!

O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

OMOPLATA TODO MUNDO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

GUARDA DE GANCHO DO BÁSICO AO AVANÇADO COM THOMAS LISBOA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos