X Close
Your Cart
Keep Shopping
Existe Diferença Entre Professor De Jiu Jitsu E Um Coach Em Uma Competição De Jiu Jitsu?

Existe Diferença Entre Professor De Jiu Jitsu E Um Coach Em Uma Competição De Jiu Jitsu?

Um dos novos substantivos que vem ganhando mais espaço na atualidade é o “Coach”, algumas pessoas começaram a perceber que poderiam ajudar a outros indivíduos atuando com o objetivo de desbloquear nessas pessoa dons e habilidades, realizando um trabalho mental onde a confiança e a auto estima são diretamente afetados de forma a alavancar o sucesso dessas pessoas.

Esses “Coachs” vem atuando nas mais diversas camadas da sociedade, trabalhando com as mais diversas profissões e existem até mesmo alguns praticantes de Jiu Jitsu que utilizam desses métodos para alavancar seus resultados nas competições. Entretanto nós hoje não vamos tratar especificamente desse tipo de Coach, mas sim daquele cara que durante uma competição fica do lado de fora te orientando, direcionando e de alguma maneira te ajudando durante as lutas.

A palavra de origem inglesa “Coach”, se analisarmos no dicionário sua definição literal teremos que Coach significa “Treinador ou Instrutor”. Quando recordamos os filmes americanos, certamente lembraremos da figura de um técnico de um time de basquete, futebol americano ou qualquer outro esporte que seja, com um a camiseta com a palavra COACH estampada nas costas. Nesse caso temos aquela figura realmente do treinador de uma equipe que atua também como espécie de professor ensinando determinadas jogadas e montando o time de acordo com as suas características e essas pessoas sempre estarão presentes nas competições dando o direcionamento ao seu time do lado de fora, assim como os técnicos de futebol no Brasil.

Ao trazermos essa figura de Coach para o Jiu Jitsu podemos observar muitas diferenças, primeiramente por nosso esporte não ser um esporte coletivo no qual o desempenho dentro de uma competição depende de muitas pessoas, é obvio que um campeão é formado dentro da academia necessitando de muitas pessoas para treinar, mas na hora da luta ninguém vai te colocar pendurado nas costas do seu adversário para você finalizá-lo assim como no futebol, um jogador pode driblar o time inteiro e te colocar de frente para o gol bastando você simplesmente chutar a bola e marcar o gol.

A segunda grande diferença está no estilo do seu professor, talvez ele pode ser uma pessoa com uma didática excelente e altamente técnico, te passando quase que 100% dos conhecimentos que você detém, porém ele pode não gostar de competições e por isso não irá te ver lutando, isso acontece e é mais comum do que vocês imaginam.

Outra grande diferença é que o seu professor é um humano e ele é um só. Na semana passada, Marco Barbosa levou cerca de 190 atletas para disputarem o Campeonato Brasileiro, é praticamente impossível que ele esteja em todas as lutas de todos os atletas, isso porque muitas das vezes mais de um atleta está lutando ao mesmo tempo e também porque suponha que cada atleta lutou 3 vezes, ele teria que ter umas 20 cordas vocais para suportar gritar durante 570 lutas! 

Leia Mais Sobre Barbosa...

Diferentemente dos outros esportes, no Jiu Jitsu os Professores nem sempre serão bons Coachs e também nem sempre terão a disponibilidade de ser Choachs. Dessa forma, se faz de grande valia que tenhamos uma equipe unida e algum parceiro se prontifique a ser nosso Coach durante a luta.

Um bom Coach pode mudar a história da luta, isso porque ele tem uma visão diferente daquele que está lutando, podendo ver brechas para que se consiga uma raspagem ou uma finalização por exemplo. Essa pessoa deve ser alguém de nossa confiança e conhecer o nosso jogo, porque se colocarmos uma pessoa que não sabe nada do que a gente gosta de fazer ele poderá te confundir ainda mais durante o combate.

Alguns pontos devem ser observados, quando escolhemos um Coach para nos ajudar em um campeonato, isso porque se elegermos mais de uma pessoa, você pode perder a sua referência durante a luta e ficar mais perdido do que se não tivesse ninguém gritando, ou até mesmo não entender nada do que estão dizendo para você.

Outro ponto importante a se observar é que o seu Coach não deve gritar durante todo o tempo de luta, afinal quem está lutando é você e não ele. Ele também não deve ficar reclamando de forma desrespeitosa das decisões do árbitro, e nem desrespeitando o seu adversário, isso porque o arbitro é a autoridade daquela luta e se ele tomar raiva do seu Coach poderá te prejudicar durante a luta, além de toda questão de respeito ao próximo tanto para com o arbitro quanto para o seu oponente.

Um bom Coach te guia durante a luta, falando brechas e pontos importantes, te tranquiliza, te informa o tempo de luta e te motiva a ser campeão, esse é o papel do Coach. Muitas pessoas acreditam que os Professores de Jiu Jitsu tem a obrigação de serem Coachs, o que é um erro muito grande. O papel do Coach dentro de uma luta é fundamental, mas os conhecimentos adquiridos diariamente nos treinos são mais importantes ainda!

O conhecimento técnico aplicado é maior do que qualquer coisa dentro do Jiu Jitsu, esteja sempre disposto a aprender novas técnicas, e aperfeiçoar aquelas que você já conhece. Dentro do nosso esporte o conhecimento técnico e a vontade de aprender, certamente são as chaves para o sucesso.

O BJJ Fanatics pode te ajudar a evoluir tecnicamente e aprender muitas técnicas! Nosso site disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!

Nosso site possui cursos com grandes Mestres do Jiu Jitsu como Marco Barbosa, Rodrigo Cavaca e Julio Cesar, dentre outros.  Não deixe de conferir nosso conteúdo! 

 O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

OS SEGREDOS & TRUQUES DAS PASSAGENS DE GUARDA DA GFTEAM JULIO CESAR PEREIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos