Coisas Que Você Nunca Deve Fazer Em Um Treino De Jiu Jitsu

Coisas Que Você Nunca Deve Fazer Em Um Treino De Jiu Jitsu

Cada academia tem sua regra e todas devem ser respeitadas, no entanto existem algum tipos de comportamentos que precisam ser evitados dentro da área de treino. Para nós Jiujiteiros o tatame é um lugar sagrado que deve ser respeitado.

Os princípios do Jiu Jitsu são baseados na disciplina e no respeito, e não só dentro da academia, mas também no convívio social devemos zelar por esses princípios. E evitar esse tipo de comportamento mostra além de respeito, educação para com seu professor e seus companheiros de treinos.

Conversar durante o rola

Toda academia tem aquele camarada que interrompe o rola. Geralmente essa interrupção ocorre quando ele se encontra em situações de risco, para dar ou pedir explicações, mas todos sabem que o intuito dessa ação é se livrar do perigo.

 Saiba que essa conduta é uma das que mais desagrada os companheiros de treino. O momento que a galera mais gosta é a hora do rola, onde estão todos concentrado para utilizar as técnicas aprendidas para sobrepor seu oponente. Agora imagina a seguinte situação: Você está com um triângulo encaixado super justo, as veias da testa de seu companheiro estão saltando pela testa e ele diz: “Perae se você fizer assim vai ficar melhor!”. É uma situação extremamente desagradável e desrespeitosa. Então nunca faça coisas desse tipo, deixe o ego de fora, tente se livrar da posição perigosa com as defesas que e você aprendeu se não der, dê os “três tapinhas” e comece de novo.

Questionar o professor enquanto ele explica

O professore geralmente é um praticante da arte há muito tempo e ele se preparou bastante para estar à frente dos alunos para poder repassar as técnicas da melhor forma possível. É muito inconveniente interrompê-lo no momento da explicação. Se você não compreendeu o que foi dito ou não entendeu a exata execução dos movimentos, não há problema algum em questionar e sanar sua duvida, mas é extremamente inoportuno você perguntar sobre outra técnica que não tem nada haver com a que ele está passando ou então perguntar qual a defesa daquele golpe.

Isso pode gerar um grande incômodo ao seu professor e aos seus colegas de treino, então evite ao máximo interrupções desnecessárias. Tente sanar suas dúvidas em relação aos golpes no fim da aula ou no momento oportuno.

Treinar com kimono sujo

Seu kimono é sua ferramenta de trabalho, ele deve sempre estar bem cuidado e muito limpo. Treinar com o kimono sujo e fedorento é uma falta de respeito com seus colegas, se for algo recorrente é bem provável que as pessoas comecem a evitar treinar com você por esse motivo. Então lave seu kimono após cada treino. O ideal e ter no mínimo dois kimonos para que você possa intercalar as lavagens e não passar por esse tipo de situação.

Deixar as unhas grandes

Como qualquer esporte que há contato físico o risco de lesões são gigantes. Para amenizar o perigo de machucados, cortar e manter as unhas sempre aparadas é algo indispensável. Unhas grandes podem provocar ferimentos em você ou em outros alunos.

Comentar os treinos

Durante sua vida de lutador haverá momentos em que sua técnica poderá sobressair os mais graduados ou os mais experientes. Quando isso ocorrer lembre-se de não fazer comemorações ou ficar se vangloriando em sua academia.Claro que você ficará muito feliz e vai querer externar isso, mas guarde para você.

Treinar com alianças, jóias e piercings

Outro grande perigo nos treinos são as feridas causadas por adornos. Sempre que for treinar assegure-se de retirar todos os objetos como alianças, brincos, relógios, cordões, piercings, entre outros. As lesões causadas por esses objetos podem ser muito sérias, tanto para você quanto para seus amigos.

 Treinar quando estiver doente

Se você, assim como nós, é um fanático por Jiu Jitsu e não gosta de abrir mão de nenhum treino, saiba que haverá momentos em que será extremamente necessário o afastamento do tatame por um período.

Um exemplo claro dessa situação é quando você estiver doente. Quando aquela gripe te pegar ou estiver com alguma doença de pele, por exemplo, procure se recuperar primeiro antes de voltar aos treinos. Principalmente se forem doenças contagiosas.

Pisar de sapatos ou tênis dentro do tatame

Tatame é uma área onde todos colocam o rosto, então deve ser um local extremamente limpo. Pisar no tatame com algum tipo de calçado além de falta de educação não é nada higiênico.

Falar palavrões dentro do tatame

A filosofia do esporte é a disciplina e o respeito, usar palavras de baixo calão é totalmente inadequado ao ambiente. Evite ao máximo usar palavrões na área de treino.

Interromper ou fazer manifestações durante o treino de outras pessoas

Do mesmo modo que você não deve falar durante o seu rola, não deve interromper o rola de outra pessoa falando o que eles devem ou não fazer, exceto se você for o professor. Isso pode ser considerado por alguns, algo muito inconveniente e pode gerar mal estar entre você outros alunos. Então se não estiver treinando observe os outros treinos em silêncio.

O que posso fazer  então?

Trate seus companheiros de treino com respeito, assim como seu professor também. Chegue na hora, lave seu kimono, seja cordial. Mas além disso existem coisas que devem ser feitas todos os dias que é treinar muito e estudar a arte suave.

Um dos maiores erros que um atleta de Jiu Jitsu vem a cometer e se limitar a aprender somente o que seu professor passa na academia. O problema não é o professor ele até quer ensinar a você, mas muitas das vezes o tempo é curto e como as aulas são coletivas nem sempre ele poderá te dar uma atenção especial.

Por isso quando mais o tempo passar, mais posições e mais coisas sobre o Jiu Jitsu você deve saber, por isso a importância de estar sempre atualizado e sempre estudando BJJ.

Você pode ser um excelente guardeiro mas se ficar preso a isso uma hora ou outra seu jogo não fluirá mais, pois você se tornou limitado. Por isso é importante que o praticante procure sempre ser um atleta versátil, fazer guarda é uma arte e passar guarda também é!

Temos a falsa impressão que quem está em cima está na vantagem, mas isso pode ser um problema se ele não souber as técnicas necessárias para passar efetivamente uma guarda  e por isso O BJJFANATICS trouxe para você um dos melhores cursos de passagens como um atleta fenomenal que é um passador de guarda nato. Esse cara não é ninguém menos que Lucas Lepri, com ele você aprenderá a passar qualquer guarda que cruzar seu caminho!!

Não perca tempo e adquira já o seu!!!

A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores