Começar O Treino De Jiu Jitsu De Joelhos Ou De Pé?

Começar O Treino De Jiu Jitsu De Joelhos Ou De Pé?

Como você costuma iniciar os seus treinos na academia, de joelhos ou de pé?

Isso é um assunto muito que depende de muitos fatores, e nesse post iremos analisar quais são eles, além de especificar as vantagens de se treinar de joelhos e também de iniciarmos os treinos de pé. Confira esse post até o final!

Todos nós sabemos que o Jiu Jitsu é uma pratica esportiva que possui competições, e que nessas o principal objetivo dos lutadores é finalizar seus adversários utilizando de algum dos eficientes golpes da arte suave, provavelmente oriundos do solo.

Sendo considerado a melhor luta de solo do Mundo, uma luta de Jiu Jitsu em uma competição se inicia obrigatoriamente em pé, até que alguém consiga derrubar o seu adversário ou então opte por jogar por baixo, chamando o seu oponente para a sua guarda.

Além disso, o Jiu Jitsu também é considerado uma das melhores arte marciais para aqueles que buscam conhecimentos técnicos que possam lhe ajudar na questão de defesa pessoal, sendo amplamente praticada por militares, e membros das mais diversas áreas de segurança.

Dessa forma, o aprendizado do Jiu Jitsu não pode se limitar apenas aos conhecimentos de solo, mas também na parte em pé para que você consiga projetar seu oponente ao solo ou então consiga trabalhar trazendo o seu adversário para sua guarda de uma forma eficiente e correndo o mínimo de riscos possíveis.

Entretanto, muitas academias possuem um espaço físico que não comporta com que todos os praticantes comecem um rola de pé e dessa forma padroniza que os rolas sempre se iniciem de joelhos, ou então com um dos praticantes fazendo guarda e o outro passando.

Iniciar um rola de joelhos é visto também como uma ótima maneira de se preservar de graves contusões oriundas de quedas ou choques em pé, principalmente para aqueles que ainda não possuem um conhecimento técnico avançado.

Uma queda mal defendida ou uma pulada na guarda errada podem acarretar em graves lesões que provavelmente irão afastar o praticante durante um longo período dos tatames. Prova disso é que o principal órgão regulador do esporte, a International Brazilian Jiu Jitsu Federation (IBJJF) desde o ano passado, 2018, proibiu que faixas brancas e atletas juvenis pulassem fazendo guarda de maneira a resguardar tanto os iniciantes quanto os atletas mais jovens que ainda não possuem uma estrutura física completamente formada.

Já para outros professores que possuem locais de treino mais espaçosos, padroniza-se justamente o contrário, e os treinos sempre são iniciados de pé. Começar um treino de pé não somente simulará melhor uma situação de combate (seja uma luta em uma competição, como também uma situação de defesa pessoal) mas também condiciona seu corpo de uma maneira diferente, porque por incrível que pareça começar um rola de pé irá exigir maior condicionamento físico do praticante.

Além disso quando treinamos em pé podemos desenvolver na prática todos os conhecimentos de quedas do Jiu Jitsu, baianas, double legs, single legs, kata guruma, colar drag, e todas as formas de puxadas para a guarda do Jiu Jitsu, aprimorando cada uma das quedas ou puxadas de acordo com o tempo da execução e a precisão das mesmas.

Ambas as formas de se iniciar um treino são válidas. O ideal é que os professores avaliem qual seja a melhor forma de acordo com o seu espaço físico e também avaliando cada tipo de aluno, por exemplo, iniciantes treinam de joelhos 4 dias na semana e 1 dia de pé, avançados escolhem como irão começar, e competidores treinam sempre de pé, mas em semanas próximas a competições treinam de joelho para se preservarem.

Julio Cesar por exemplo é um dos mais conceituados professores de Jiu Jitsu. O líder da GF Team também é Faixa Preta de Judô, contudo pelo fato de sua academia não possuir muito espaço físico ele opta por aquecer os alunos com entradas e quedas aproveitando de seus conhecimentos de Judô e os adaptando ao Jiu Jitsu e na hora dos rolas dividir, algumas vezes começam de pé outras de joelhos.

Julio é um dos maiores treinadores da história do Jiu Jitsu e em todos os campeonatos revela um novo talento, com uma vida dedicada ao esporte o professor de Rodolfo Vieira hoje colhe os frutos de tudo aquilo que pregou e semeou ao longo de muitos anos de trabalho e experiência.

Julio é uma verdadeira enciclopédia que sabe tudo aquilo que compõe um campeão, dessa forma, ele sabe também que a principal característica de um campeão é a sua qualidade técnica que deve ser superior do que os seus oponentes e por isso, o treinador esteve sempre preocupado em desenvolver sua equipe tecnicamente.

Muitos atletas vitoriosos saíram da GF Team, como citamos anteriormente, e disseminam os conhecimentos de Julio pelos tatames no mundo á fora. O nosso Site foi até Julio e alguns de seus atletas para aprender com essas pessoas que verdadeiramente sabem o Jiu Jitsu de qualidade, para desvendar tudo o que eles fazem para superar seus adversários!

O melhor de tudo isso é que Julio, Rodolfo, Thamires e outros atletas da GF Team nos revelaram através de vídeo-aulas inéditas e altamente didáticas seus conhecimentos técnicos desenvolvidos ao longo de muitos anos de treinos!

CONFIRA!!! 

 

OS SEGREDOS & TRUQUES DAS PASSAGENS DE GUARDA DA GFTEAM JULIO CESAR PEREIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

OS TRUQUES DA GUARDA ARANHA COM THAMIRES AQUINO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

Marcadores