Como Descansar Corretamente Após Os Treinos De Jiu Jitsu

Como Descansar Corretamente Após Os Treinos De Jiu Jitsu

Muitos de nós treinamos em alta intensidade todos os dias, fazendo uma grande forca isométrica e exigindo uma alta intensidade cardiorrespiratória, com isso nosso corpo é levado a exaustão, se não tomarmos os cuidados necessários podemos adquirir lesões, recorrentes da exaustão e a falta de descanso devida, fazendo com que o nosso músculo não consiga se recuperar cem por cento para o próximo treino, hoje daremos algumas dicas para que você tenha a melhor recuperação possível até o seu próximo treino de Jiu Jitsu. 

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Treine Corretamente:

Muitos atletas acabam entrando em OverTraining justamente por treinar muito e em alta intensidade, consequentemente adquirem lesões musculares, e até podem desenvolver problemas psicológicos devido a falta de descanso.Trata-se de um problema que ocorre quando o atleta faz mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar.

Ao tentar melhorar o desempenho em treinamentos e campeonatos, os lutadores exageram no volume da atividade física, sem ter o descanso adequado e optam por fazer uma dieta incorreta. As consequências, no entanto, vão da ordem muscular, passando por problemas nas articulações, e resultam em malefícios no sistema imunológico e no aspecto psicológico do lutador, aqui estão alguns sintomas do OverTraining:  



  • Perda de condicionamento físico com perda de força e resistência
  • Dor muscular persistente
  • Sensação de fadiga crônica
  • Elevação significativa da frequência cardíaca em repouso (este é um sinal bem típico)
  • Mudança de humor com quadro de depressão e irritabilidade
  • Queda da resistência imunológica
  • Perda da qualidade do sono

Como Tratar o OverTraining:

O tratamento do OverTraining é obrigatoriamente a redução drástica do treino, ou em casos mais graves a interrupção das atividades físicas e das competições. Quando o atleta busca bons resultados e melhor qualidade de vida, ele deve ter o acompanhamento de um médico, de um profissional de educação física, um nutricionista e também um fisioterapeuta. Sendo diagnosticado em tempo, sem que haja complicações mais sérias, principalmente as provocadas pelos distúrbios hormonais, o quadro de OverTraining felizmente é reversível.

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Tenha Qualidade de Sono:

Dormir bem não se resume apenas a ter oito ou mais horas de sono. A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano, na verdade, o descanso à noite é uma verdadeira arte e envolve uma série de fatores. Entre eles, o tempo de demora para cair no sono, a quantidade de vezes que você acorda de madrugada e até quanto tempo você de fato dorme enquanto está na cama. 

Enquanto dormimos, nosso organismo realiza funções extremamente importantes como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras. Porém, a falta de tempo de descanso provocada pelo corrido cotidiano, aliada aos inúmeros distúrbios noturnos que atingem boa parte da população e principalmente os atletas, prejudicando o desempenho dessas funções.



O mais importante ponto para o seu descanso muscular e psicológico é o sono. Tenha sempre o hábito de dormir com as luzes totalmente apagadas, em um colchão adequado para sua postura corporal, com um travesseiro que consiga alinhar a sua cabeça com a sua coluna, não utilize travesseiros muito altos ou muito baixos, durma em um ambiente limpo e seco, e principalmente aquecido, nosso corpo funciona melhor nessas condições e consequentemente nossa qualidade de sono será muito maior.

Se alimente Corretamente:

Muitos atletas não possuem o habito de se alimentar corretamente, principalmente quando estão longe dos tatames, após o treino muitos acabam não se alimentando da maneira que deveriam, consequentemente não conseguem repor a quantidade de calorias, carboidratos e proteínas necessárias para ser ter uma boa recuperação muscular.

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Muitos praticantes e atletas enxergam o final de semana como uma oportunidade para comer besteiras enquanto estão em casa descansando ou até mesmo trabalhando. Uma boa forma de se manter saudável é especificando os horários de refeição, assim você consegue se manter ativo durante as tarefas do dia a dia e não acaba perdendo o foco comendo fora do horário.

Uma boa dica também é fazer sua própria refeição, muitos atletas optam por essa maneira, sendo a mais eficaz e mais barata por incrível que pareça, se manter focado vale mais a pena do que se distrair com besteiras. Um lanche qualquer em alguma rede de FastFood não sai por menos de R$40.00, com esse valor você consegue uma grande quantidade de Proteína se comprada em atacado ou em algum açougue, além de uma grande quantidade de Carboidrato, incluindo também Frutas, Verduras e Legumes. 



Portanto não perca o foco e opte por uma alimentação mais saudável, faça como nossos atletas João e Paulo Miyao, os dois são totalmente adeptos ao estilo de vida vegano, talvez esse seja o grande segredo para se ter um Berimbolo eficiente. Em parceria com o BJJFANATICS os Irmãos Miyao lançaram um super curso com tudo sobre o Berimbolo, excelentes variações, ataques e defesas, não perca tempo e adquira já o seu.

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