Como Os Suplementos Alimentares Podem Ajudar A Melhorar Seu Desempenho Nos Tatames

Como Os Suplementos Alimentares Podem Ajudar A Melhorar Seu Desempenho Nos Tatames

Todo mundo sabe que nos dias de hoje, o Jiu Jitsu está em um patamar elevadíssimo e todos os mínimos detalhes fazem total diferença. Preparação física, mental, alimentação e suplementação, são coisas que deixaram de ser um privilégio para poucos, mas passaram a se um requisito para aqueles que querem alavancar seu desempenho e resultados.

Algumas pessoas querem resultados extraordinários e mesmo sem instrução nenhuma tentam por conta própria elaborar sua dieta, suplementação e até mesmo seu treino na academia de musculação, o que é um grande erro. Hoje nós fomos até um especialista em nutrição esportiva que nos fez uma breve explanação sobre um de seus trabalhos que ele vem desenvolvendo há mais de 3 anos com lutadores de Jiu Jitsu e MMA.

Dr. Ricardo Oliveira, que é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, além de Professor Assistente de Clínica Médica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Dr. Ricardo sempre foi um amante das artes marciais decidiu se especializar em Medicina do Esporte e assim começou a estudar as mais diversas maneiras de se potencializar através da alimentação e suplementação o desempenho de atletas de Jiu Jitsu.

Recentemente ele fez uma apresentação sobre “Suplementos Alimentares em Esportes de Luta” e nos mandou esse breve resumo dos principais suplementos alimentares e quando devem ser utilizados.

Confira:

  • 1 - Carboidratos: podem ser úteis antes e após o treino/luta. Bochechos de carboidratos podem ser também tentados imediatamente antes. Os de alto índice glicêmico são preferíveis após os treinos.
  • 2 - Creatina monohidratada: promove aumento de força e potência. Atenção aos atletas que precisam “bater” o peso.
  • 3 - Beta-alanina e bicarbonato de sódio: os chamados suplementos tamponantes, podem ser úteis para retardar a fadiga muscular.
  • 4 - Cafeína anidra: pode ser útil, aumentando atenção, limiar de fadiga e reduzindo o tempo de resposta (golpe/contragolpe).
  • 5 - Nitrato, como por exemplo, o extrato de beterraba: pode promover uma melhor utilização de oxigênio através de uma maior liberação de óxido nítrico, sendo também uma estratégia recente e interessante.
  • 6 - HMB (beta hidroxi-metil-butirato): apesar de dados discrepantes, pode ser útil na redução de catabolismo muscular.

Se você quer realmente ter saúde e longevidade não somente dentro do esporte mas em sua vida, deve cuidar de seu corpo sempre no intuito de se manter saudável. No caso da suplementação não é diferente, a melhor forma de fazermos uma dieta adequada a cada organismo é procurando um especialista na área e nunca fazendo testes mirabolantes.

Cuide bem do seu corpo pois sem ele você não conseguirá fazer aquilo que nós mais amamos, que é treinar e lutar Jiu Jitsu!

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