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Como Perder Peso De Forma Saudável Para Os Campeonatos De Jiu Jitsu?

Como Perder Peso De Forma Saudável Para Os Campeonatos De Jiu Jitsu?

Todos nós que somos fanáticos por Jiu Jitsu e gostamos da vida de competidores estamos sempre na busca pela categoria ideal. Não necessariamente os atletas só querem perder peso existem aqueles que querem ganhar para ficar mais fortes. Mas essa é a exceção, pois a maioria dos lutadores buscam diminuir o peso para melhorar a performance acreditando que lutar com pessoas mais leves é melhor.

Muitos questionam essa teoria de que lutar mais leve é mais fácil, de fato os mais leves são mais ágeis, mas não podemos esquecer que iremos lutar como pessoas que estarão no mesmo peso que nós. Você só vai descobrir a categoria que se sentirá melhor testando, vai descobrindo se prefere lutar mais pesado ou se sente mais confortável lutando mais leve.

Mas voltando ao que acontece na maioria das vezes os atletas optam por diminuir o peso para ter um desempenho melhor, o problema é que no desespero de perder peso rapidamente muitos atletas fazem algumas loucuras que podem prejudicar não só a performance nos treinos como principalmente a sua saúde, dependo das medidas que ele tomar pode ser extremamente perigoso.

Quais são as maiores loucuras que os atletas fazem para perder peso rapidamente

Zeram os carboidratos

 

Seguir dietas e conselhos de internet pode não ser muito inteligente. Alguns atletas costumam diminuir drasticamente ou até mesmo zerar o carboidrato nas semanas que antecedem a competição na busca desenfreada de bater o peso a qualquer custo. O problema dessa prática além de ser um grande ato imprudente pode prejudicar o organismo. Aqueles que tem esse tipo de conduta começam a ficar fracos, sente-se indispostos, podem até perder peso na balança mas além de não ser saudável tem um grande efeito negativo nos treino e com certeza o desempenho na competição não será tão bom.

Diminuem a ingestão de líquidos

Alguns atletas ficam alguns dias bebendo poucos goles de água durante o dia com o objetivo de causar uma desidratação no corpo, desta forma perde líquidos diminuindo o peso na balança. Isso também é um comportamento imprudente, todos estamos cansados de falar da importância da água para o nosso organismo e nós atletas precisamos de um grande demanda de agua para repor o que perdemos durante os treinos, abdicar desses líquidos relamente não é uma boa opção.

Treinar excessivamente no período pré competição

Na busca incessante de bater o peso a qualquer custo muito atletas intensificam seus treinos gerando uma sobrecarga no seu corpo. Por exemplo, ao invés de treinar Jiu Jitsu uma vez ao dia, treinam duas ou mais, correm, fazem bicicleta, tudo o que possa ajudar na perda de peso. Assim como o eu foi citado acima, essa também é uma estratégia perigosa deixando o organismo vulnerável a doenças, além do cansaço físico, pode ainda gerar lesões.

Unem os três

Não pense que isso não ocorre porque ocorre sim! O desespero é tão grande que as vezes eles não medem esforços para alcançar o que desejam, mesmo que isso custe sua integridade física e sua saúde.

Existem alguns atletas que já migraram por várias categorias de pesos como Leandro Lo. Essa fera é um dos maiores lutadores de Jiu Jitsu e não há que questione isso. Além de ser um dos atletas que tem o jogo mais versátil no mundo do BJJ, ele também é versátil em relação ao peso também. Ele já lutou em várias categorias de peso!

 

Leia Mais Sobre Leandro...

 

Quais são as formas mais seguras de lutar no peso ideal

Planejamento é tudo dentro do Jiu Jitsu, se você deseja lutar em uma categoria de peso acima ou abaixo você precisa se programar para isso. Lutar um campeonato em si já gera uma certa ansiedade nos atletas e não é interessante que o atleta tenha que se estressar com o seu peso as vésperas de sua competição.

Dicas para perder peso com saúde

Mude seus hábitos alimentares

Não adianta você ficar 2 dias bebendo pouco água e não comendo nada antes da competição se no período fora dela você se entope de refrigerantes e hambúrgueres por exemplo. Ter hábitos saudáveis é quase uma obrigação de um atleta. O seu corpo e sua ferramenta de trabalho por isso é muito importante cuidar dele e a longo prazo os efeitos dessa mudança de hábitos será percebida na balança.

Não deixe para cima da hora

Geralmente temos tempo desde o dia da inscrição até a data do campeonato, nesse intervalo você pode intensificar seus treinos gradativamente. Monte um cronograma de treino, Jiu Jitsu deve ser a prioridade e deve entrar no seu cronograma no máximo de dias que conseguir.

 Procure um profissional da área de nutrição

Sua saúde não é brincadeira e ficar oscilando o peso não é seguro. A melhor maneira e mais eficaz de chegar no peso adequado é procurar a orientação do profissional correto. Ter o acompanhamento de um profissional da área nutricional é crucial para qualquer atleta que deseja competir e treinar em alto nível. Ele é capacitado para adequar um dieta para que você perca peso, mantenha ou até ganhe peso adequando tudo a sua individualidade e também a sua rotina diária de treinos.

Lembre-se o peso é importante mas a técnica é mais!

Sua preocupação com o peso não pode ser maior do que a preocupação com a técnica! não adianta você se "matar" para chegar no peso e esquecer de aperfeiçoar sua técnica. Quem fará você ganhar as lutas é o seu conhecimento e a qualidade das posições que você executa e não a balança!

Se programe para chegar ao peso ideal sem sofrer e utilize todo o seu tempo para se tornar melhor e mais completo dentro do Jiu Jitsu.

E para isso você pode contar com a ajuda do BJJFANATICS aqui você encontra tudo o que precisa saber para vencer suas lutas com técnicas simples e eficazes! Nossa equipe em conjunto com um time de campeões preparou para você uma gama de cursos onde você aprenderá tudo o que precisa com os melhores lutadores da história como Jake Mackezie, Marcos Tinoco e Bernardo Faria!

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