Como Voltar A Treinar Jiu Jitsu Após Um Tempo Fora Dos Tatames?

Como Voltar A Treinar Jiu Jitsu Após Um Tempo Fora Dos Tatames?

Por inúmeros motivos muitos atletas se afastam do Jiu Jitsu por algum tempo, trabalho, família, lesões, falta de motivação, jogo estagnado, maus resultados enfim... O maior problema ocorre quando ele decide voltar. Entre o momento em que ele decide voltar e até o momento em que ele volta efetivamente muitas coisas passam em sua cabeça que podem desanimá-lo de voltar a treinar.

Não há como mentir você pode parar por apenas algumas semanas que quando voltar o seu corpo sentirá um pouco devido ao tempo parado. Seu gás já não é o mesmo e você tem dificuldade em encaixar algumas posições que antes eram mais fáceis de executar nos treinos e sem contar que começa a levar atrasos dos amigos que não pararam de treinar.

O Jiu Jitsu é uma arte na qual o atleta que estiver mais comprometido e presente nos treinos, irá se destacar perante aquele que se afastou por um tempo, o que não pode acontecer é você achar que vai voltar e que tudo vai continuar a mesma coisa. Os seus parceiros de treinos mantiveram um ritmo que você não conseguiu manter, por isso você não precisa se diminuir e muito menos crucificá-los e a ordem natural das coisas.

É verdade que você se cansará com mais facilidade, vai tomar muito sufoco nos treinos até atingir o mesmo nível de antes, sua pegada estará um lixo, seus dedos saíram doloridos nos primeiro dias, porém isso não precisa ser um martírio! Você só precisa deixar seu ego de fora e entender que isso é passageiro e que logo logo você estará firme novamente e mais casca grossa do que nunca.

A situação é um pouco diferente quando o cara para é já é mais graduado, voltar depois de algum tempo parado a partir da faixa azul, o negócio já complica mais e o ego fala bem mais alto. Um faixa roxa que ficou parado por 2 anos tem que aceitar que ele pode levar sufoco daquele branca sinistro de 20 anos que treina 4 vezes por dia, não é feio perder para o companheiro, feio é nunca voltar com medo de perder.

Se você está voltando agora comece de vagar, dose seus treinos, não vá com muita sede ao pote, pois a chance de você se frustrar é ainda maior. Vá no seu ritmo, aproveite o tempo para relembrar algumas coisa, repita as posições com mais atenção e precisão, evite rolar nos primeiros dias se ficou muito tempo afastado. Tenha a noção que você está voltando e precisa de um tempo para que seu corpo acostume com a batida dos treinos de novo, voltar a treinar com consciência e muito importante até mesmo para evitar novas lesões.

Falando em lesões... Se o motivo do seu afastamento dos treinos foi devido a algum tipo de lesão o cuidado com a volta deve ser redobrado. Nós que somos fanáticos por Jiu Jitsu não gostamos de ficar nenhum um dia sem treinar, ás vezes, por um motivo de força maior esse afastamento é mais que necessário para garantir sua saúde e integridade física.

As lesões são o maior terror da vida dos atletas, pois elas os afastam de suas atividades além de tirar aquilo que mais ama, o Jiu Jitsu. A volta ao treinos após uma lesão é bem complicada, pois além dos fatores de condicionamento físico e o que tange as técnicas do esporte, ainda tem a questão do medo de se lesionar novamente e movimentar a região da lesão.

Quem já passou por uma lesão sabe do que estamos falando, por exemplo, se você teve uma lesão em um de seus joelhos, você inconscientemente fica preocupado em executar certas posições com receio de lesionar novamente, com o passar do tempo você recupera novamente a confiança e acaba esquecendo da lesão que sofreu.

Por isso é de suma importância que você trate bem de sua lesão e siga as orientações corretas de seu médico, isso acelera o tempo de recuperação e a volta se torna mais tranquila.

A verdade é que o que o praticante faz nesse tempo parado pode melhorar o seu Jiu Jitsu facilitar o retorno aos treinos.

Como melhorar meu BJJ no tempo em que estou parado?

O motivo que levou você a se afastar do esporte podem ser vários porém neste intervalo de tempo existe uma série de coisas que você pode fazer que irão de melhorar como atleta e como pessoa além de turbinar seu jogo no Jiu Jitsu.

Invista em musculação

As lesões são o caso a parte, porém se foram outros os motivos que o impediram de treinar, investir na musculação ajudará a você a manter sua força, seu condicionamento físico, além de ajudar na manutenção do peso corporal. Além de fortalecer os músculos e as articulações para a volta evitando que lesões aconteçam.

Alongue-se

Alongamentos devem fazer parte da rotina diária de qualquer pessoa, todos sabem que um bom atleta precisa estar sempre bem alongado para facilitar nas execuções dos golpes e também para prevenir lesões no retorno aos tatames.

Corra

Não é porque você não tem horário para treinar Jiu Jitsu ou não tem dinheiro para pagar uma academia que você precisa ficar parado, as únicas coisas que você vai precisar é de um tênis e força de vontade. Correr faz bem para saúde além de mantê-lo ativo durante o afastamento.

Estude Jiu Jitsu

Você não leu errado é isso mesmo, Jiu Jitsu pode e precisa ser estudado constantemente. Pelos praticantes ativos e também os que não estão ativos. Se você está lesionando ou por qual motivo não pode estar presente nos treinos , aproveite esse tempo para aprender mais sobre a arte, sobre regras, sobre os patriarcas do esporte e sobre os principais lutadores de todos os tempo, por exemplo. Hoje a internet oferece um amplo e vasto conteúdo sobre o esporte para que você possa estudar em qualquer lugar que estiver, você só precisa querer.

Veja lutas e vídeo aulas

Não é porque está parado que não precisa aprender, assistir lutas e ver vídeo aulas podem ajudar você bem mais do que imagina. Ao assistir vídeo aulas você consegue aprender novas posições e ainda aprender como ajustá-las de maneira mais eficiente. O sucesso no seu retorno será proporcional ao seu estude durante o período em que ficou afastado.

Imagine chegar na academia com várias posições novas na cabeça e conseguir surpreender seus colegas de treino usando somente a técnica? Isso é possível! Basta você querer!!

Por isso a equipe do BJJFANATICS preparou para você vários cursos completos com os melhores atletas de Jiu Jitsu da atualidade como Thamires Aquino Lucas Lepri Rodrigo Cavaca e muito mais!

Não fique de fora dessa venha logo e volte com tudo para seus treinos!

OS TRUQUES DA GUARDA ARANHA COM THAMIRES AQUINO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

 

Marcadores