X Close
Your Cart
Keep Shopping
Conheça A Emocionante História De Fernando Tererê,Uma Lenda Do Jiu Jitsu

Conheça A Emocionante História De Fernando Tererê,Uma Lenda Do Jiu Jitsu

Fernando Augusto da Silva, conhecido como Tererê, nasceu no Rio de Janeiro no dia 15 de Novembro de 1979. Nascido na Favela do canta galo, Fernando acostumado a um ambiente de violência e tráfico de drogas, ele buscou nas Artes Marciais uma maneira de se desvencilhar da triste realidade.

Fernando começou na capoeira logo depois ele iniciou no  Jiu Jitsu como forma de escapar do tráfico de drogas e violência em suas ruas, treinando com o Mestre “Lelo” e ficando com ele até a faixa verde. Pouco tempo depois seu mestre teve que cessar suas aulas de Jiu Jitsu por motivos financeiros o que deixou Tererê longe do tatames. Mas pouco tem depois Aos 14 anos foi convidado por Otávio Couto para treinar Jiu Jitsu em sua academia chamada “Academia Strike” recém aberta no bairro do Leblon no Rio, onde contava com a presença de grandes nomes do Jiu Jitsu como Roberto Traven e Alexandre Paiva De Janeiro.

 Fernando Tererê tinha um talento nato para o esporte mesmo sendo menos graduado era um dos melhores atletas da academia, seu professor Otávio juntamente com Fernando Paiva e Roberto Traven ficaram impressionados com a habilidade e capacidade de aprendizado do garoto.

Sua habilidade para o Jiu Jitsu era tão grande e tão natural que logo ele conseguiu alcançar o sucesso dentro das competições da modalidade, desde o início, muitos já sabiam que Tererê daria muito trabalho para seus adversários.

Em uma entrevista ele afirmou que o motivo de ter um excelente jogo por cima era pelo fato de que ele era um pouco claustrofóbico e estar em baixo sendo amassado lhe causava certo sofrimento, com isso ele sempre buscava sair dali e ficar numa posição mais confortável para ele. Com isso seu jogo se tornou mais rápido e explosivo.

Além de um atleta duríssimo Fernando é considerado um dos lutadores mais carismáticos que o esporte já teve, as pessoas adoravam ver Tererê em ação. Um exemplo de como Tererê era querido pelos fãs de Jiu Jitsu foi no Campeonato Mundial de 1998, quando ele ainda era faixa roxa, as equipes Alliance e Gracie Barra estavam empatadas na pontuação por equipes e a final decidiria qual seria a equipe campeã. Afinal do absoluto foi entre Tererê( Alliance) e Rolles Gracie( Gracie Barra ), nessa luta Tererê foi campeão devido a desclassificação de Rolles por causa de um Bate estaca dado pelo atleta da Gracie Barra. Neste momento a euforia tomou conta da multidão que estava no Tijuca Tênis Club no Rio De Janeiro, enquanto comemoravam a vitória de Fernando Tererê.

No final de 1999 Fernando Tererê recebeu das mãos de Alexandre Paiva a sua tão almejada faixa preta, nela ele se tornou Bi Campeão Mundial. Sendo então pentacampeão mundial de Jiu Jitsu. Venceu duas vezes na preta, e uma vez em cada faixa colorida, azul, roxa e marrom.

Fernando Tererê e o amigo Eduardo Telles

Tererê no ano de 2003 resolveu se aventurar no mundo do MMA, no entanto fez apenas uma luta na modalidade das Artes Marciais Mistas, a luta foi contra um experiente atleta chamado Gleison Tibau, a luta foi decidida pelos juízes onde Tibau sagrou-se campeão.

Envolvimento com Drogas

No entanto um pouco mais tarde toda a sua vida de sucesso no esporte começaria a desmoronar. Tererê passou por graves problemas psicológicos e começou a se envolver com drogas e aos poucos foi perdendo tudo aquilo que havia conquistado e se afastou do que mais amava que era o Jiu Jitsu.

"Nasci vendo pessoas usando drogas, mas não me envolvia, não conhecia o prazer daquilo. Depois de um tempo caí de gaiato, sem conhecimento. Comecei a usar e aquilo foi sendo um remédio e me viciando. Tomou conta do meu corpo e da minha mente e fez com que eu desabasse. Aí minha carreira foi por água abaixo. Não me dedicava mais ao esporte, não queria saber mais de nada. Vivia na rua"

“Fiquei parado quase esse tempo todo. Não botava quimono, não fazia esporte nenhum...era só cracolândia, baile funk, droga na rua, na praia, em casa...perdi o rumo. Sabe o que é uma pessoa sem rumo? Onde eu via uma fumaça, queria estar" Disse Tererê em uma entrevista.

A vida do jovem lutador estava se acabando, ele perdeu tudo o que tinha, sua academia, roupas e até utensílios domésticos. Tudo em função do vício. O momento mais marcante dessa história foi quando ele vendeu sua faixa preta por apenas R$ 5,00, quem comprou sua faixa foi seu amigo Alan”Finfou” que era sua cria do projeto de Jiu Jitsu do Cantagalo. Mesmo sabendo que o dinheiro seria usado para comprar drogas, Finfou prometeu que devolveria a faixa para Tererê quando ele estivesse completamente recuperado

Fernando Tererê passou por diversas clínicas psiquiátricas e de reabilitação, até que em 2012 conseguiu se recuperar do vício. E neste mesmo ano, Tererê voltou a competir.

 E foi no Campeonato de 2013 que Tererê após 9 anos sem lutar um campeonato de IBJJF, chegou a semi final e esbarrou com um antigo conhecido, Alan Finfou. Este é considerado um dos momentos mais emocionantes da história do Jiu Jitsu! Finfou entrou no tatame desamarrou a faixa preta de sua cintura e devolveu a faixa que carregava ao verdadeiro dono!

 

“Fernando Tererê me fez ser quem sou no Jiu Jitsu. Ele me ensinou desde a faixa branca. Essa faixa, ele me deu um dia e pediu 5 reais, e eu sabia que ele iria comprar crack. Eu disse a ele que lhe devolveria a faixa quando ele estivesse 100% recuperado. Não há momento melhor do que esse! Eu irei dormir cheio de orgulho e felicidade hoje!” Disse Finfou

Tererê hoje está recuperado e voltou a fazer o que mais ama e transforma a vida de muitas crianças através do Jiu Jitsu!

Quer aprender mais sobre o Jiu Jitsu?

Nós do BJJFanatics vamos te ajudar, nossa plataforma conta com o melhor e maior conteúdo de Jiu Jitsu feito especialmente para você!! Eduardo Telles que é um grande amigo da fera Fernando Tererê, faz parte do nosso time e vai te ensinar tudo sobre sua improvável mas matadora guarda tartaruga!!

Não perca mais tempo e venha aprender com os melhores!!!

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

Marcadores