Conheça A História Da Faixa E Saiba Como Funciona O Sistema De Graduação

Conheça A História Da Faixa E Saiba Como Funciona O Sistema De Graduação



Um certo dia, há um bom tempo atrás, um jovem rapaz estava muito irritado em seu treinamento, pois seu uniforme não parava no lugar e isso atrapalhava muito seus movimentos. Foi então que ele teve a ideia de amarrar uma Faixa de tecido comum, de cor Branca para segurar seu uniforme de treino e conseguir ter um melhor rendimento no Dojô. Os anos se passaram e o jovem continuou treinando e sempre utilizando o mesmo pedaço de tecido, isso fez com que ele ficasse bem encardido, muito sujo quase Preto.

Essa é uma das "lendas" ou contos populares mais comuns a respeito da história das Faixas, porém o grande Sensei do Judô Jigoro Kano também realizava esse tipo de amarra em seu uniforme, com o tempo ele foi aperfeiçoando esse método e criando um sistema de níveis, cada aluno de acordo com a cor da Faixa teria um nível, os menos graduados receberiam uma Faixa de tecido na cor Branca, representando o início de toda a jornada, e na medida em que o tempo passava e os mesmos continuavam utilizando a mesma Faixa, sua cor iria mudando de forma natural e consequentemente essas Faixas iriam se desgastando e se decompondo com o tempo.



Com o passar do anos o Sensei Jigoro Kano, introduziu um sistema de cores no qual ele mesmo distribuía as Faixas nas cores planejadas, e durante uma cerimonia entregava a seus alunos juntamente com um certificado, no qual era declarado o nível do praticante na modalidade.

Com o tempo esse sistema foi copiado e introduzido na maioria das Artes Marciais, pois era o mais justo e igualitário entre os níveis de cada Faixa, porém infelizmente algumas pessoas não compreendem toda a história e tradição envolvendo os níveis de aprendizado e as Faixas, com isso acabam comprando ou até mesmo usando uma Faixa que não é do seu nível, apenas para satisfazer seu ego ou por status, tendo em vista que hoje em dia quanto mais graduado o praticante for, mais aceito ou respeitado ele será.



Na visão de pessoas influentes e com um alto grau de conhecimento no esporte, isso é apenas um pedaço de pano e não representa a caminhada toda, pois um verdadeiro Faixa Preta sabe que o motivo em que o torna um verdadeiro Black Belt são suas atitudes dentro e principalmente fora dos tatames, prezando sempre pelo respeito, pela honra, pelo amor entre seus colegas de equipe, e principalmente pela quantidade de vidas que consegue transformar através do esporte. Como dizia o Grande Mestre Hélio Gracie, "A faixa serve apenas para amarrar o Kimono."

No mundo temos a IBJJF (International Brazilian Jiu Jitsu Federation), e Brasil temos a CBJJ (Confederação Federação Brasileira de Jiu Jitsu), que organiza e fiscaliza o sistemas de Faixa, tornando o combate mais justo e responsável, não analisando apenas a Faixa do lutador mas também uma série de itens como: Peso correto, Kimono com o tamanho ideal e em bom estado, Documentação com foto para que seja comprovado que o lutador inscrito é o mesmo do documento, se o lutador possui unhas cortadas, enfim, uma série de itens ou qualquer outra irregularidade que se possa apresentar antes do combate são fiscalizados.

O Sistema de Faixas definida pela IBJJF/CBJJ é a seguinte:



Cada Faixa possui uma representação em cores, tendo em vista alguns adjetivos dos praticantes, aqui temos a descrição dessas Cores e Faixas:

Faixa Branca: O branco é um símbolo do nascimento, esta é a cor que reflete todas as cores e significa que existe a pureza e a inocência do aluno diante do desconhecido e que ele deve manter a mente limpa para absorver os novos aprendizados e a paz interior para enfrentar os desafios. O indivíduo vestindo ela está começando, “partindo do zero”.

Faixa Cinza: Os primeiros já passos foram dados e a faixa já começa a “encardir”. É um pequeno passo para o recém-chegado, porém um grande passo para a sua evolução.



Faixa Amarela:
Os alunos que aprenderam um pouco sobre artes marciais usam faixa de cor Amarela. Esta cor simboliza a luz do sol, um renascer diário, tal qual o amanhecer e uma nova força. Ele também indica que o seu portador é mais hábil do que aqueles que estiverem na Faixa Branca e na Cinza.

Faixa Laranja: Esta cor também simboliza a luz do sol mais forte depois de passadas as primeiras horas do amanhecer. Enquanto a cor amarela representa os primeiros raios de sol, o laranja representa um sol forte que aquece a terra. Significa também que o aluno deve entender que será cada vez mais exigido.

Faixa Verde: Verde é a cor da esperança e da tranquilidade. É a natureza em plena expansão. Esta faixa é dada aos estudantes que têm dominado o nível laranja. Esta cor significa o crescimento de uma semente que deve ser cuidada. Significa que seu portador está pronto para o estudo de técnicas necessárias para a sobrevivência na sua selva interior.<br

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


Faixa Azul: Esta é a cor do céu e para onde todos os seres em desenvolvimento crescem, mesmo que jamais o alcancem. É a paz, a segurança e a certeza de que o caminho está correto e deve ser seguido com sabedoria e humildade. Isso significa que os alunos que usam a faixa azul estão se movendo para cima, aprimorando suas habilidades de artes marciais.

Faixa Roxa: Roxo é a mistura do vermelho com o azul, uma brusca transição com os aprendizados quase sólidos. O graduado da roxa já está pronto para avançar em direção construção de sua faixa preta, desde que sejam mantidos os princípios da sabedoria, da resiliência e da humildade.

Faixa Marrom: Esta cor é a mistura do vermelho com o preto que significa sólido como a terra, forte como uma rocha e representa a maturidade. Bases firmes com conhecimentos enraizados que jamais serão perdidos. Isso significa que o estudante está prestes a ver os resultados de seu trabalho.

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


Faixa Preta: Preto é a mistura de todas as cores. É o objetivo final de qualquer praticante de uma arte marcial. É a ratificação do espírito do guerreiro que nunca desistiu e que soube transpor os desafios com sabedoria, humildade, disciplina, resiliência e amor à arte. Significa que o praticante tem conhecimento suficiente para ensinar novos alunos e começar a construir o seu legado.

Faixa Coral (Vermelha e Preta): Junte os significados das Faixas Vermelha e Preta e teremos a essência desta graduação.

Faixa Vermelha: É uma cor primária, pura tal qual o praticante de Jiu Jitsu que seguiu em frente sem perder a humildade. É a cor mais quente e representa a vida, a motivação, o fogo intermitente e a paixão pela arte. É dividida entre Faixa Vermelha 9º Grau e Faixa Vermelha 10º Grau, sendo esta última dedicada somente aos criadores do Jiu Jitsu (Carlos Gracie, Gastão Gracie, Hélio Gracie, Jorge Gracie e Oswaldo Gracie).



O nosso caminho nas Artes Marciais é bem longo, e nunca tem fim, sempre estamos inovando e aprendendo a cada dia mais, se você tem vontade de aprender os melhores truques e as melhores técnicas da atualidade essa é a sua oportunidade, disponibilizamos dezenas de super cursos com nossos renomados atletas, temos cursos para todos os biótipos físicos, com todos os estilos de técnicas, sempre visando o seu crescimento pessoal ou profissional no Jiu Jitsu, não perca tempo e adquira já nossos cursos, leve o seu nível para o próximo estágio.

 

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


EXORCISTA COM FABIO PINHEIRO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI


DERRUBOU, PASSOU & FINALIZOU SEM KIMONO COM FABIANO PEGA-LEVE SCHERNER (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

Marcadores