Conheça O Projeto Social De Jiu Jitsu Em Teresina Criado Por Um Vigilante

Conheça O Projeto Social De Jiu Jitsu Em Teresina Criado Por Um Vigilante

Todos nós já sabemos que o Jiu Jitsu possui benefícios que vão além dos físicos e mentais. O Jiu Jitsu não é somente um esporte que melhora a qualidade de vida dos seus praticantes, mas também uma ferramenta para construção de um mundo melhor.

Hoje nós vamos te mostrar mais um dos milhares de projetos Sociais espalhados pelo país que transforma a vida de jovens dando a eles a oportunidade de praticarem o Jiu Jitsu e estarem longe da violência e das drogas. Confira!

José de Sousa Medeiro, é vigilante e também professor de Jiu Jitsu, e há cerca de 6 anos iniciou o Projeto QG da Luta, onde começou a treinar 4 amigos em uma pequena sala de uma Escola Municipal localizada em Teresina, capital do Piaui.  Na época, a diretora da escola, cedeu o espaço, e eles foram ficando por tempo indeterminado.

Segundo José, o projeto começou a crescer quando as pessoas começaram a observar a movimentação de “jiujiteiros”  carregando seus kimonos e foram aparecendo outras pessoas interessadas em conhecer a arte suave. Dessa forma, o professor, juntamente com a escola, acatou e instalou oficialmente o projeto. A partir daí, ele passou a receber e treinar crianças e jovens a partir de 7 anos de idade. Atualmente, cerca de 90 atletas fazem parte do projeto.

O projeto não recebe nenhum financiamento público, ou apoio filantrópico e funciona somente com a vontade dos envolvidos. O único recurso que entra no projeto é uma pequena taxa de 10 reais para aqueles que tem condições de ajudar, para a manutenção e limpeza do local.

“Seguimos sem ajuda de autoridades governamentais, sou vigilante e minha esposa professora, às vezes quando precisa de algo, tiramos do nosso bolso e compramos. Nos últimos dois anos passamos pela dificuldade com as placas do tatame, que ficaram poucas para a quantidade de alunos. Então, chamei os pais e conversei: ‘Para não acabar o projeto, vamos comprar mais placas’. Cobrei uma taxa de 20 reais adultos e 10 reais crianças. Arrecadamos R$ 6 mil, compramos 5 mil em placas, compramos, uma caixa de som, um pódio e uma balança. Às vezes, realizo pequenos campeonatos para incentivá-los”, diz José.

O treinador ainda disse que sonha em ampliar ainda mais o projeto para que pudesse atender a mais crianças, contudo a limitação de não te rum local adequado, impede que o projeto cresça ainda mais.

“Não temos lugar. Se um dia a escola não nos ceder mais este espaço, não temos para onde ir. Nós só treinamos quando a escola está em funcionamento. Agora mesmo, não treinaremos durante o recesso, pois ficará fechada. Se tivéssemos a ajuda da prefeitura, o projeto cresceria mais. Semana passada, formei um faixa preta, começou comigo na branca e hoje ele coordena o treino, quando não estou. Então, têm professores que podem dar aula de graça, precisaríamos apenas do espaço e placas, assim mais jovens e crianças poderiam participar do projeto”. Cita o professor.

Além de ensinar a arte suave milenar, de tempos em tempos, José avalia também o boletim escolar dos seus alunos. Um dos requisitos para participar do projeto é que o jovem tenha um bom desempenho também no boletim escolar. E quando observa que algum está passando por dificuldades na escola, procura os pais do jovem e conversa. Tudo isso funciona como incentivo para que além de bons de Jiu Jitsu seus alunos também tenham uma educação adequada.

Como podemos ver, Jiu Jitsu não é só um esporte, mas sim uma ferramenta de integração social e também uma ferramenta de construção de um mundo melhor. A prática esportiva, principalmente no caso do Jiu Jitsu, transcende os benefícios físicos e bons hábitos, o Jiu Jitsu realmente proporciona ao seu praticante uma mudança em seu estilo de vida.

Esse tipo de projeto não somente ensina a arte suave, mas também tem o objetivo de ensinar valores como solidariedade, companheirismo, além de proporcionar que as crianças e adolescentes possam realizar atividades que os tirem de perto de situações como o uso de drogas ou a violência.

Seja um campeão não somente no Jiu Jitsu  mas também na vida, tendo uma vida saudável e digna!  Melhore o seu Jiu Jitsu, refine sua técnica e busque sempre o conhecimento!

Diga não ás drogas e sim ao Jiu Jitsu! Nosso site disponibiliza o mais exclusivo e completo conteúdo com os melhores lutadores da atualidade, atletas como Jake Mackenzie, Bruno Malfacine, Fabiano Scherner nos mostram seus segredos e ajustes de suas posições favoritas em cursos inéditos e totalmente em Português! 

Não deixe de conferir em nosso conteúdo com os principais ajustes, detalhes e pegadas que levaram essa turma a se tornar exímios competidores do Jiu Jitsu Mundial!    

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

DERRUBOU, PASSOU & FINALIZOU SEM KIMONO COM FABIANO PEGA-LEVE SCHERNER (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

Marcadores