5 Dicas Para Cuidar Do Seu Kimono De Jiu Jitsu E Aumentar A Sua Durabilidade

5 Dicas Para Cuidar Do Seu Kimono De Jiu Jitsu E Aumentar A Sua Durabilidade

O nosso kimono é a nossa armadura e como todo bom soldado devemos cuidar dela da melhor maneira possível! Por muito tempo os praticantes da arte suave utilizavam os mesmos kimonos que eram utilizados na prática do Judô e por volta dos anos 80, as vestimentas do judô foram substituídas por calça e paletó específico para dar mais conforto aos lutadores de Jiu Jitsu até chegar nos moldes e nos padrões que conhecemos hoje.

A adaptação da vestimenta que conhecemos hoje se deu graças a Afonso Camerotte de Lacerda e Silva, mas conhecido como “Viking” por causas de suas densas barbas. Afonso conta que ele e seu pai trabalhavam no ramo de confecção e que hora e meia alguém pedia para consertar um kimono que rasgou ou então pedia para ajustar um pouco mais a peça ao corpo. Foi ai que apareceu a ideia de começar a fabricar kimonos próprios para a prática do BJJ.

O nosso kimono é a nossa ferramenta de trabalho e por isso precisamos dar muita atenção e cuidar muito bem dele, afinal como todos sabemos o kimono não é um traje barato que dá para ficar comprando toda hora. Se você mantiver os cuidados certos a duração de seu kimono será longa.

Pensando nisso a equipe do BJJFANATICS resolveu trazer para você 5 dicas essenciais para que você cuide bem de sua armadura  e aumente a sua durabilidade!

Nunca use alvejante

Muitos praticantes de Jiu Jitsu utilizam kimonos brancos e para mantê-los assim costumam usar produtos agressivos como água sanitária e cloro para branquear a peça. Saiba que isso é extremamente prejudicial as fibras do tecido, além de não surtir o efeito desejado, podem amarelar e estragar a peça. Deixando a mais frágil e suscetível a rasgos.

Lave a cada treino

Isso é primordial! Nós sabemos que para muitas pessoas não é fácil ter um guarda roupas recheado com os melhores kimonos do mundo, mas é muito importante ter ao menos 2 kimonos para intercalar entre os treinos. Além do mau cheiro que pode causar no tecido, que virá a lhe incomodar e incomodar os seus companheiros de treinos, além do mais o suor é um grande inimigo do tecido. O suor é acido uréico, ou seja, corrosivo, é seu kimono além de ficar fedido ficará propenso a rasgos.

Seque a sombra

O sol também não é um amigo dos nossos kimonos, mesmo sendo uma alternativa de secar a peça mais rápido, pode estragar o seu tecido! Então busque sempre um lugar fresco a sombra para secar sua armadura!

Lave kimonos coloridos do lado avesso

Uma maneira de manter a cor dos kimonos coloridos e aumentar a sua durabilidade é lavá-los do lado avesso! Deixar de molho por longas horas também não é uma das melhores atitudes. Uma receita de “vó”para manter a cor das roupas e colocar uma colher de sal de cozinha na lavagem!

Use produtos bactericidas nas lavagens

Todos nós sabemos que o tatame por mais que seja extremamente limpo é uma meio de proliferação de bactérias devido o suor e também a falta de higiene de alguns praticantes. No mercado existem excelentes opções de produtos bactericidas que podem ser usado nas roupas que além de desinfetar não prejudicam o tecido!

Essas foram algumas dicas que podem ajudar a aumentar a durabilidade de seu kimono e claro ajudar nos seus treinos também! Mas de nada adianta um kimono limpinho e cheiroso se a técnica não estiver em dia correto?

Por isso nós do BJJFANATICS temos a sua disposição os melhores cursos online do mundo do Jiu Jitsu para ajudá-lo a se tornar um grande lutador! Aqui você aprenderá os segredos dos maiores lutadores de Jiu Jitsu de todos os tempo como Rodrigo Cavaca, Marcos Tinoco e muito mais!

Venha aproveitar a incrível promoção que temos para você por tempo limitado! Não deixe de conferir!

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores