Descubra Seu Qual É O Seu Jogo Dentro Do Jiu Jitsu! Isso Fará Muita Diferença Nas Estratégias Para Suas Lutas

Descubra Seu Qual É O Seu Jogo Dentro Do Jiu Jitsu! Isso Fará Muita Diferença Nas Estratégias Para Suas Lutas

Não há dúvidas que um lutador de Jiu Jitsu precisa ser completo, ele deve saber como dominar o máximo de posições possíveis dentro do esporte, ele deve saber fazer guarda, não só a fechada, mas suas variações como de la Riva, guarda X , gancho, meia guarda, entre outras. Mas também deve saber exatamente como transpor cada uma delas.

Como seria bom se todas as nossas lutas fossem previsíveis se nós pudéssemos saber antecipadamente o que passa na cabeça de nosso oponente e quais são as suas verdadeiras intenções para as lutas, realmente seria um mundo perfeito, porém a graça das competições está exatamente em não saber o que virá do outro lado. Voltando para a nossa realidade, dentro de uma competição tudo pode acontecer então o seu arsenal de técnicas deve ser amplo e estar bem afiado, para que você não seja surpreendido no meio da competição com alguma posição que você desconheça ou não tenha o perfeito domínio.

Não vamos ser ingênuos, não existe aquela pessoa que domina 100% de todas as técnicas! Mas isso não significa que o atleta pode se contentar com pouco, ele deve sempre tentar aprimorar o máximo que ele puder tentando expandir os seus conhecimentos para estar sempre pronto para o que der e vier.

Todos nós temos a nossa preferência

Quando falamos que um atleta deve conhecer o máximo de técnicas é para que ele se torne um grande lutador, mas isso não significa que ele não possa ter preferência por fazer guarda ou então passá-la. Pelo contrário, naturalmente ele terá a sua posição favorita onde se sente bem confortável e claro tem mais confiança de usar durante os treinos mais duros e também nas competições. As outras técnicas devem ser usadas “subsidiariamente”, ou seja, no caso onde a sua intenção principal falhar.

Por exemplo, você traça toda um estratégia para um luta complicada e programa de pular na guarda primeiro, lugar onde você sente total confiança e se garante para vencer o oponente, porém para a sua surpresa seu adversário é mais ágil e se antecipa e sai fazendo guarda na sua frente nesse caso você: Chora? Pede para começar de novo? Ou encara aquela guarda e passa ela da melhor maneira possível?

Por isso devemos ter um gama de técnicas, para lidar exatamente como esse tipo de situações. Os irmãos Miyao, por exemplo, não é segredo para ninguém que eles preferem fazer guarda, pois a partir dali ele desenvolvem bem o seu jogo e conseguem fintar o seu temido berimbolo, porém já ouve casos em que eles estavam na condição de passadores e precisavam vencer os oponentes nas condições que tinham naquele momento.

 

Leia Mais Sobre os Miyao...

 

Mas voltando ao foco do tema de hoje, nós precisamos muito estar o Jiu Jitsu, afinal desta forma nós estaremos aprendendo mais e aperfeiçoando nossas técnicas, mas é muito importante que nós nos estudemos também!

Descobrindo onde temos mais confiança de jogar, quais são as técnicas e os movimentos que mais funcionam para nós, em qual posição me sinto mais confortável, na condição de passador ou guardeiro; quais são as pegadas que faço que travo mais meus colegas de treino e assim sucessivamente. Não só nos acertos mais nos erros também, estudando as possibilidades que podem vir do lado oposto mesmo você estando onde gosta de estar. Seja uma perna em tal lugar que  te incomoda ou então uma pegada que trava o que gosta de fazer, enfim!

Quando você faz esta auto-analise você começa a dar importância aos pequenos detalhes, onde você está sempre aprimorando o seu jogo e ampliando a sua mente, isso deve ser algo constante em seus treinos. Aprender Jiu Jitsu não é só fazer a posição que o mestre manda fazer e rolar sem ter a mínima noção do que você está fazendo.

Aprender Jiu Jitsu é estar atento a cada pequeno detalhe, a cada pequeno movimento, quando você se atenta a esmiuçar as coisas você muda o seu modo de pensar e também muda a sua forma de jogar esse xadrez humano.

Defina onde você trabalha melhor e monte um jogo forte em cima disso

Diante desses estudos que você fará, analisando seus pontos fortes e seus pontos fracos, você definirá em qual condição você se destaca mais, seja como guardeiro ou como passador. Diante desta definição o próximo passo e dar mais atenção as técnicas que partem dali, mas é claro não se deve em nenhum momento abdicar do aprendizado das técnicas do Jiu Jitsu no geral.

Quando se tem um jogo forte e definido você consegue estabelecer uma estratégia mais precisa durante suas lutas, mesmo que essa estratégia tenha alguma chance de falhar , você precisa acreditar nela para impor o seu jogo na frente. Se sua pretensão é fazer guarda, foque seus treinos e suas lutas, para realizar o movimento correto para surpreender e colocar na guarda primeiro antes que o adversário se imponha primeiro.

Se seu desejo é ficar como passador há duas pontos que devem ser salientados! O primeiro deles é que a luta começa em pé e para ser passador não é só esperar o cara que está do outro lado puxar para a guarda o segundo ponto importante é que você precisa trabalhar absurdamente sua movimentação em pé e seu arsenal de quedas um vez que para ser passador muitas das vezes você precisa quedar e além do mais quando se queda o oponente você já sai a frente com 2 pontos no placar!

Então caro amigos fanáticos para definir um boa estratégia e melhorar seu desempenho e seus resultados dentro do Jiu Jitsu você precisa se estudar saber quais são as habilidades no Jiu Jitsu e para defini-las é preciso foco e muito treino, mas não se preocupe que mais cedo ou mais tarde você se encontra dentro da arte suave!

Já sabe qual o seu jogo favorito e quer lapidá-lo?

Aqui na plataforma do BJJFANATICS você encontrará tudo o que precisa para turbinar sua guarda ou sua passagem e porque não as duas?! Para isso você contará com a ajuda de um verdadeiro time de campeões que prepararam para você uma gama de cursos onde ensinarão a vocês todos os seus segredos das suas posições favoritas! Aqui você aprenderá os mais variados tipos de guarda como a temida guarda ganho de Thomas Lisboa, passagem com a fera Bernardo Faria e claro finalizações sensacionais como a Kimura de Robson Mau Mau!!

O que você está esperando?Aproveite nossa incrível promoção de Páscoa e adquira logo o seu!!

GUARDA DE GANCHO DO BÁSICO AO AVANÇADO COM THOMAS LISBOA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores