Rodrigo Cavaca Anuncia Aposentadoria Das Competições De Jiu Jitsu E Promente Fechar O Ciclo Com Chave De Ouro No Mundial De 2019
Em mais uma Live no instagram da academia Zenith, o condecorado líder da Zenith e Bi-Campeão Mundial na Faixa Preta Rodrigo Cavaca, conversou com o amigos, alunos e fãs dizendo um pouco da sua história dentro do Jiu Jitsu e contou bastante coisa que viveu na arte suave desde o início de sua carreira.
Nós acompanhamos essa Live que foi bem especial por muitos motivos, haja visto que Cavaca recordou importantes momentos de sua trajetória, tanto como atleta quanto como professor, líder e empresário que se tornou, sempre carregando a bandeira do Jiu Jitsu em primeiro lugar.
Rodrigo que começou sua carreira no Jiu Jitsu já com 19 anos iniciou dizendo que nos seus primeiros passos dentro da arte suave os tempos eram bem diferentes, principalmente na baixada santista, local onde tem orgulho em dizer que sempre morou e ajudou a disseminar o esporte, porque não tinha tanto acesso á informações e o nosso esporte ainda não era tão universal quanto é hoje.
Era mais difícil identificar o que era preciso ser feito para se tornar um grande atleta, pois naquela época os meios de comunicação eram limitados e os treinos não eram tão profissionais e específicos como são hoje. Dessa forma, sua paixão pelo esporte foi o grande combustível para buscar coisas grandes dentro do esporte.
Rodrigo conta que desde cedo sempre sonhou em faze algo á mais pelo Jiu Jitsu e que através desse combustível interno buscava desde sempre alcançar grandes conquistas, prova disso foram suas medalhas em Mundiais ainda nas faixa coloridas.
Em 2001 Rodrigo conquistou sua primeira medalha em Mundias IBJJF, quando ainda era faixa Azul, sendo esta uma das primeiras medalhas de um atleta da Baixada Santista em Mundiais de Jiu JItsu. Já na faixa Roxa, no ano de 2004 ele conseguiu seu primeiro título Mundial, e a partir de então se jogou de cabeça ao Jiu Jitsu repetindo a conquista em 2005.
Após as conquistas nas faixas colorida Rodrigo já se encontrava mais experiente e queria algo a mais, então começou a frequentar a academia Check Mat de Léo Vieira na cidade de São Paulo e tornou-se um atleta profissional na faixa preta conquistando o Título Mundial outras 2 vezes, sendo uma delas em 2010 quando derrotou Roberto Cyborg na final e em 2013 quando fechou com seu grande aluno e amigo Marcus “Buchecha” Almeida, a divisão do Super-Pesados.
Atualmente aos 38 anos liderando a equipe Zenith, juntamente com Robert Drysdale, Rodrigo permanece treinando e competindo esporadicamente. Com uma equipe gigante, a Zenith Jiu Jitsu possui quase 200 filiais espalhadas por todos os continentes mundo e aproximadamente 8 mil alunos, Cavaca garantiu que todo esse sucesso é fruto de muito trabalho e principalmente de planejamento. Dessa forma, o foco de Cavaca há algum tempo deixou de ser as competições e passou a ser sua empresa que atingiu um elevado patamar em menos de uma década.
Contudo, ao final do bate-papo com Rodrigo Cavaca, o surpreendeu a todos que assistiam a transmissão quando anunciou que no próximo Campeonato Mundial fará sua despedida de competições em alto nível.
O lutador disse que desde sua última conquista Mundial em 2013 passou a priorizar sua carreira como professor e empresário, mas nunca deixou de treinar Jiu Jitsu e continuou competindo alguns campeonatos mas sempre sem a mesma preparação de outrora.
Cavaca destaca que o nível técnico atual do esporte está extremamente elevado e profissional e dessa forma para poder competir um campeonato tão importante ele irá fazer um treinamento todo especial com uma periodização de treinos, abdicando nos próximos meses da sua vida empresarial para que nesse ano consiga repetir a façanha de chegar no lugar mais alto do pódio novamente fechando com um de seus alunos.
Sim, Cavaca pretende fechar novamente a categoria do Super-Pesado com um de seus alunos, a bola da vez é Fellipe Andrew, o talentoso aluno de cavaca que possui 24 anos e uma carreira lotada de títulos nas faixas coloridas já é uma realidade também na faixa preta, conquistando o Brasileiro de 2018 , Europeu desse ano, medalhando no Mundial do ano passado Andrew promete que fará de tudo para fechar a divisão com seu treinador.
Cavaca promete muito empenho nesse novo desafio que se propôs a fazer e garante que estará pronto para fazer uma linda despedida em grande estilo, pois mesmo com uma idade já avançada ele tem uma mente muito madura e focada em ser campeão.
Cavaca disputará deu 16º campeonato Mundial de Jiu Jitsu e almeja conquistar sua 12ª medalha nesse torneio tão importante e conceituado.
Ao longo de sua carreira repleta de conquistas Rodrigo construiu um enorme aquivo de conhecimentos técnicos, que serviram tanto para conquistar grandes campeonatos quanto para formar muitos alunos vitoriosos. O professor possui uma didática incrível e uma qualidade técnica absurda que o possibilita ensinar aos seus alunos tudo aquilo que sabe com a maior qualidade possível!
O segredo de Rodrigo Cavaca é a sua inteligência em ajustar seus golpes, extremamente detalhista ele nunca perde uma posição encaixada, sabendo tudo aquilo que é preciso fazer para conseguir a submissão de seu oponente.
Uma das principais posições do Cavaca, é o triângulo, muitos dizem que assim que ele fecha o triângulo, é praticamente impossível de escapar, ele faz triângulos de todos os lugares e de todas as formas, e sempre consegue ensinar isso com uma didática simples e fácil de entender.
Cavaca sabe todos os segredos para que você consiga transformar seus triângulos desleixados em verdadeiras arapucas indestrutíveis!
Confira o curso que acabamos de gravar com essa lenda viva do Jiu Jitsu!
O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)