Confira As 4 Dicas De Thomas Lisboa Para Você Se Tornar Um Expert Em Guarda De Ganchos
Recentemente O BJJ Fanatics, juntamente com o faixa preta da Alliance Thomas Lisboa gravou um incrível curso, onde o aluno de Fábio Gurgel que é um especialista em Guarda Borboleta (ou Guarda de Gancho) nos revelou todo o conteúdo técnico de sua poderosa Guarda de Gancho. Entretanto, recentemente o casca grossa bateu um papo conosco dizendo um pouco daquilo que o fez tornar-se um especialista nessa posição.
Nesse bate papo, Thomas nos contou um pouco de como foi o início do desenvolvimento desse jogo tão solido e eficaz, que mesmo sendo conhecido por seus adversários nos campeonatos e por seus colegas de treino sempre funciona de forma surpreendente.
Selecionamos alguns tópicos específicos e dividimos em 4 super dicas que te ajudarão a consolidar seu jogo, não necessariamente de guarda de ganchos mas qualquer jogo que você queira desenvolver dentro do Jiu Jitsu!
1 - Comece no simples para depois partir para o complexo
Não adianta você querer fazer posições que requerem um nível técnico de pegadas e ajustes se você não entende os fundamentos básicos daquele jogo. Tentar iniciar no avançado poderá complicar tudo e te fará desacreditar daquele jogo ou de si mesmo.
“Primeiro de tudo, aprenda as posições mais simples, e tente não complicar muito. O jiu jitsu por si só já te abre um leque gigantesco de opções, se prenda aos fundamentos para você não se complicar.” Citou Thomas.
2 - Treine muito o básico
Antes de partir para o avançado é preciso que os conceitos básicos estejam claros para que você consiga migar para o complexo mantendo os conceitos iniciais da posição. Treinar e testar essas posições com oponentes menos graduados até se ter a clareza desenvolvida desses conceitos é uma ótima opção.
Além disso, outra forma de se “obrigar” seu corpo e mente a entenderem esses conceitos pode ser praticando Drills e realizando treinamentos específicos daquela posição em questão.
3 - Esteja preparado para lidar com as frustrações
Não é sempre que o seu jogo irá funcionar. E a cada nova situação que você cria um ataque seus oponentes estão sempre criando antídotos para combater seus ataques e saírem da melhor maneira possível.
Então se você começou a fazer guarda de gancho e está se dando bem nessa posição, mas chega um momento que o jogo simplesmente para de funcionar, tenha a mente forte para continuar fazendo este jogo e desenvolvendo recursos para que seu jogo volte a funcionar.
“Se teu parceiro de treino passou tua guarda, entenda isso como parte essencial no processo de aprendizagem e continue se esforçando e curtindo a jornada. Busque detectar como o teu parceiro de treino está passando a sua guarda, e tente não cometer um erro que pelo menos eu cometi no meu processo de aprendizagem. Lembro de treinar com um dos meus primeiros professores, Daniel “Cabelinho”, e teve uma época que eu estava conseguindo fazer muito bem uma transição da guarda de gancho para a guarda X. Acontece que ele começou a desenvolver algumas maneiras de defender minha entrada e meus ataques, e aos poucos aquilo foi me frustrando. Ao invés de buscar novas respostas para evoluir minha entrada e meus ataques, eu acabei trocando para um outro tipo de guarda. Fazendo isso, a sua capacidade psicológica e técnica fica limitada e você perde uma grande oportunidade de colocar sua guarda de gancho (ou qualquer outro tipo de guarda que você esteja aprendendo) em um outro nível. Como você acha que campeões como Fernando Tererê, Marcelo Garcia, Robson Moura, Bruno Malfacine, ou Léo Santos, fizeram para desenvolver uma guarda de gancho tão eficaz? Eu não acredito que eles tenham trocado para uma guarda aranha no primeiro problema que tiveram. Eles buscaram novas respostas para aquele problema específico, e é assim que desenvolveram essa guarda tão bem.” Disse Thomas.
4 – Tempo e prática são os ingredientes do sucesso
Após você conhecer os conceitos básicos, aprender conceitos avançados, desenvolver seus próprios ajustes e treinar muito tudo isso você irá começar a solidificar um jogo eficiente e que funcionará contra qualquer um.
“Quando você chega nessa fase, você gasta menos energia e suas respostas e variações são mais automáticas. Você consegue enxergar a possibilidade de utilizar o gancho com duas esgrimas, com o adversário de pé, da guarda fechada, cruzando o braço, da meia guarda, numa tentativa de uma finalização, e assim por diante. Você consegue fazer guarda de gancho com parceiros de treino mais pesados e experientes, e a guarda de gancho não é mais um quebra cabeça pra você. Talvez seja para os seus adversários e parceiros de treinos, que vão ter pela frente uma das guardas mais clássicas e bonitas do jiu jitsu para encarar.” Encerra Thomas.
Gostou das dicas? Quer aprender esse jogo tão eficiente de Thomas?
Adquira agora o seu curso de Guarda de Gancho, onde ele nos revela todos os conceitos utilizados para construir esse jogo tão magnifico de guarda de gancho. Com uma metodologia e uma didática incrível Thomas caminha do simples até o complexo e te ensinará com maestria a desenvolver o poderoso jogo de guarda de gancho mesmo que você ainda não saiba nada dessa posição!
GUARDA DE GANCHO DO BÁSICO AO AVANÇADO COM THOMAS LISBOA (ACESSO ONLINE)