Diego Pato, O Talento Da Cícero Costha Que Finalizou 5 De Suas 6 Lutas No Europeu De Jiu Jitsu
Recentemente batemos um papo com essa fera do Jiu Jitsu, e trouxemos aqui uma entrevista completa com Diego, onde o craque da Cícero Costha nos contou toda história dele, desde quando começou a treinar em Manaus, passando pela matriz da Cícero em São Paulo até chegar em Nova York onde treina com os Miyao.
Diego nos contou de sua expectativa para 2019 e a profecia parece estar se cumprindo, veja:
"Em 2019 eu espero que seja muito abençoado. Pretendo lutar os principais campeonatos do mundo, como o Campeonato Europeu, Campeonato Mundial, Campeonato Pan Americano, alguns Opens pela IBJJF, além das etapas do Grand Slam pela UAEJJ. Agora mesmo estou indo para Abu Dhabi lutar o Grand Slam, logo após vou para Portugal lutar o Europeu.”
Ele lutou o Abu Dhabi e o Europeu e adivinha o resultado do garoto? Simplesmente devastador! Em Abu Dhabi ele foi campeão de sua categoria e no Europeu não só foi campeão como finalizou 5 de suas 6 lutas! Veja como foi a trajetória dele no Europeu
1ª LUTA - DIEGO OLIVEIRA BATISTA x GRAHAM CRAIG
Em seu primeiro combate, pato chamou rapidamente para a guarda e começou a enxurrada de ataques, seu adversário se encolheu e foi nessa hora que ele encaixou um estrangulamento parecido com um “amassa pão” só que de baixo para cima, o adversário ainda tentou resistir mas acabou estrangulado
2ª LUTA - DIEGO OLIVEIRA BATISTA X TUOMAS HEISKARI
Assim como na primeira luta o guardeiro logo caiu por baixo ao inicio da luta tralhando sua guarda aberta começou a embaralhar a cabeça do passador que se via perdido com tanto giro de berimbolo, e foi justamente em um momento desses que ele variando do giro do berimbolo pegou o braço de seu oponente com um belo arm-lock
OITAVAS DE FINAL - DIEGO OLIVEIRA BATISTA X VENINO MARCIANO
Dessa vez Diego não conseguiu ser mais rápido que seu adversário e ambos os atletas puxaram para a guarda juntos, Venino atacou o pé de Diego e em seguida subiu garantindo logo de cara 2 vantagens. Em seguida Diego raspou no 50/50, Diego arriscou uma chave de pé mas acabou por ser raspado, 2 a 2 no placar. Jogando na guarda, sua especialidade ele teve a calma e a destreza de quem aprendeu o berimbolo com os irmãos Miyao, e acabou por pegar as costas e finalizar seu adversário liquidando a fatura.
QUARTAS DE FINAL - DIEGO OLIVEIRA BATISTA X ROBERT ODA
Assim como no embate anterior, ambos os atletas puxaram para a guarda simultaneamente, mas ninguém queria saber de subir e os atletas começaram a trocar farpas, primeiro Diego tentou uma omoplata depois tentou uma chave de pé, seu adversário reagiu e tentou uma chave de pé, no fim das contas melhor para Diego que conseguiu finalizar sua quarta luta com uma bela chave de pé
SEMI-FINAL DIEGO OLIVEIRA BATISTA X JULIO ARANTES
Os lutadores chamaram para a guarda junto e Júlio subiu caindo na guarda fechada de Pato. Diego tentou berimbolar e para evitar a pegada de costas seu adversário cedeu a raspagem. A guarda 50/50 e os ataques de pé ditaram grande parte da luta, ate que quando o placar marcava 14 a 14 e restando menos de 2 minutos para o fim da luta, Diego encaixou uma chave de pé fulminante em seu adversário que nesse momento viu escorregar sua vaga para a final do campeonato.
FINAL DIEGO OLIVEIRA BATISTA X GABRIEL ALVES FIGUEIRÓ
Na disputa final assim como a maioria dos combates anteriores os atletas puxaram juntos e Gabriel subiu, Diego se ajeitou e colocou na guarda 50/50 de onde teve um bom ataque de pé mas não conseguiu a finalização, em seguida Diego entrou fortemente em um berimbolo mas seu adversário espertamente foi em seu pé, ambos saíram para fora da área de luta, uma vantagem para cada e o combate retornou de pé.
Novamente os atletas puxaram juntos e Diego foi para o pé de Gabriel mais uma vez, e em um momento de muita inteligência abandonou tudo e quase conquistou a posição da montada, garantindo nesse momento a liderança no placar 4 a 2 nas vantagens.
Gabriel percebeu que se subisse ganharia 2 pontos e assim fez, tomando a frente do placar, mas Diego é um especialista em guarda e mais uma vez embaralhando a cabeça de seu adversário foi para um bote certeiro na perna esquerda e caiu por cima empatando nos pontoe mas vencendo nas vantagens e não parou por ai, ele ainda pegou as costas de seu adversário, fatura liquidada 6 a 2 nos pontos e a medalha dourada garantida!
O resultado de Diego foi realmente incrível, pois todos nós sabemos nível do campeonato que ele disputou, além disso fazer 6 lutas no mesmo dia não é para qualquer um... Parabéns Diego Pato!
Diego que tem um jogo muito sólido, ele é mais um adepto ao Berimbolo, venceu praticamente todas as suas lutas partindo dessa posição assim como João e Paulo Miyao, eles se tornaram a referência dessa técnica, sempre com uma guarda intransponível, tendo uma das melhores guardas da atualidade e do Jiu Jitsu moderno.
Os irmãos gêmeos lançaram um super curso com todos os fundamentos do Berimbolo, várias raspagens partindo da guarda De Lariva, pegada das Costas, Ataques e Contra Ataques, se você quer se diferenciar dos seus adversários a hora é agora, aproveite para conferir as melhores técnicas do Jiu Jitsu na atualidade, adquira já o seu curso e surpreenda seus adversários!
O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)