X Close
Your Cart
Keep Shopping
Dores Na Virilha Ocasionadas No Jiu Jitsu? Cuidado Isso Pode Ser Um Alerta!

Dores Na Virilha Ocasionadas No Jiu Jitsu? Cuidado Isso Pode Ser Um Alerta!

Não importa se você treina Jiu Jitsu todos os dias e é um atleta profissional, ou se pratica o esporte somente como forma de Hobby e atividade física para melhorar sua saúde. Inevitavelmente as lesões e as dores uma hora irão aparecer e você deve trata-las da maneira adequada para continuar tendo uma vida saudável dentro do nosso esporte.

Hoje nós vamos falar de uma dor muito comum dentro dos tatames e que por muitas vezes é simplesmente ignorada pelos praticantes de Jiu Jitsu, as dores na virilha. Essa parte do corpo é constantemente colocada à prova quando estamos fazendo um rola ou lutando um campeonato, seja fazendo guarda, quando estamos fazendo força para mantermos o adversário na guarda fechada ou então abrindo as pernas para fazer uma movimentação de berimbolo por exemplo, ou então quando estamos por cima e utilizamos de passagens de guarda onde torcemos o quadril para chegarmos nos 100Kg.

 Não importa em qual posição de luta você esteja, as dores na virilha provavelmente irão atrapalhar o seu treino e poderão acarretar em problemas ainda maiores... Diante disso, fomos até um especialista pegar algumas dicas para que você possa se livrar dessas dores e possa se manter fazendo o que mais ama que é treinando Jiu Jitsu.

Com a palavra, o especialista, Dr. Gustavo Asmar:

A dor na virilha é muito negligenciada em atletas de combate, por ser uma lesão por sobrecarga, sem evento traumático e de caráter progressivo os atletas geralmente não procuram atendimento na fase inicial da dor.

Um sintoma muito comum é a dor na região do púbis (pubalgia). No estágio inicial a dor é de fraca intensidade e não limita a performance nos treinamentos, porém em estágios mais avançados a dor passa ser incapacitante limitando movimentos simples dos atletas.

Uma doença cada vez mais diagnosticada é o impacto fêmur acetabular (doença na articulação do quadril). Esportes que apresentam movimentos repetitivos de flexão e rotação interna do quadril (como no caso do Jiu Jitsu, nas raspagens e movimentações de passagem de guarda torcendo o quadril, por exemplo) apresentam um maior risco de desenvolvimento da doença que são muito comuns com também com goleiros de hockey no gelo, praticantes de tênis e também de Jiu Jitsu.

O atleta apresenta dor na virilha de caráter progressivo e com a evolução da doença apresenta limitação do movimento do quadril e muitas vezes perda de força da musculatura adutora e abdutora do quadril! Essas alterações além de limitarem aos treinamentos também acabam gerando sobrecarga na coluna lombar e podendo levar a dores também na região lombar.

O diagnóstico precoce é fator determinante no sucesso terapêutico. Em casos iniciais a fisioterapia e a artroscopia do quadril (cirurgia por vídeo minimamente invasiva) apresentam excelentes resultados.

Por outro lado, quando diagnosticado em estágios mais avançados, esse problema pode muitas vezes evoluir para artrose no quadril. Nestes casos só a prótese pode ser a salvação do quadro de dor do atleta, porém após este procedimento cirúrgico os rolas na maioria das vezes são proibidos!

Resumindo! A dor na virilha deve ser avaliada o mais rápido possível, casos precoces podem ter ótimos resultados com tratamento conservador ou minimamente invasivo, já casos avançados já com artrose podem ser apenas tratados de maneira paliativa com fisioterapia e quando não melhoram a dor terem que fazer a prótese de quadril!

Se você quer realmente ter saúde e longevidade não somente dentro do esporte mas em sua vida, deve cuidar de seu corpo sempre minimizar lesões. Nas lesões de virilha e quadril no Jiu Jitsu, não é diferente, a melhor forma de atuarmos no tratamento destas lesões e garantir a longevidade do esporte principalmente em alta performance é no diagnostico recente e na elaboração do treinamento de forma específica de acordo com as peculiaridades de cada atleta. Sempre procurando médicos especialistas o mais rápido possível quando houver algum tipo de lesão.

Cuide bem do seu corpo pois sem ele você não conseguirá fazer aquilo que nós mais amamos, que é treinar e lutar Jiu Jitsu!

Nossa plataforma está sempre antenada em tudo que acontece no universo do Jiu Jitsu e traz através de nosso Blog o mais completo conteúdo para os Fanáticos pelo Jiu Jitsu! Além disso nosso site também possui os mais diversos cursos online com os maiores lutadores e professores de Jiu Jitsu do mundo!

Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como Eduardo Telles, Lucas Lepri, Irmãos Miyao, dentre outros. Não deixe de conferir nosso conteúdo!

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

 A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos