X Close
Your Cart
Keep Shopping
Os Principais Erros De Um Atleta De Jiu Jitsu Na Faixa Branca

Os Principais Erros De Um Atleta De Jiu Jitsu Na Faixa Branca

O Jiu Jitsu é um esporte diferente de todos, muitas pessoas se matriculam na arte suave sem nunca ter praticado nenhuma artes marcial. A infinidade de golpes, ataques, defesas, posições e etc, podem embaralhar a cabeça de um iniciante. Além disso, algumas regrinhas de confuta também devem ser moldadas nesse praticante. 

O conhecimento completo do Jiu Jitsu é infinito e nem mesmo um faixa preta há 20 anos conhece todas as técnicas do universo, pois todos os dias são inventadas novas técnicas e novos ajustes. Contudo, o período médio para se atingir a faixa preta é de 10 anos e acredita-se que durante esse tempo você já tenha adquirido uma base para que possa ter o conteúdo suficiente para poder transmitir a outras pessoas todos os conhecimentos adquiridos.

Mas antes de se chegar na faixa preta devemos nos preocupar em nos moldarmos como excelentes faixas brancas, excelentes faixas azuis, excelentes faixas roxas, excelentes faixas marrons e assim nos tornarmos um faixa preta de sucesso.

Hoje listamos alguns erros corriqueiros que cometemos na nossa faixa introdutória, erros esses que podem ser facilmente corrigidos, mas que se não forem repreendidos no inicio de nossas trajetórias podem nos acompanhar ao longo de toda nossa jornada nos tatames.

Confira!

Chamar um faixa preta para treinar

Não só um faixa preta, mas também todos aqueles mais graduados. Um dos princípios mais antigos do Jiu Jitsu é a hierarquia, chamar um graduado para treinar pode ser visto como uma afronta, a melhor coisa a se fazer é aguardar até que eles te chamem, pode ficar tranquilo que eles irão te chamar.

Utilizar força excessiva

Este é um erro difícil de escapar, principalmente quando ainda não temos muito conhecimento técnico. Porém, fazer força excessiva faz você gastar seu “gás” a toa e perder minutos preciosos de aprendizado. Além de trazer mais cansaço depois do treino e também aumentar o risco de se adquirir uma lesão. Sempre pense se a força que está fazendo está sento utilizada em conjunto com alguma técnica, ou vai te levar a algum lugar.

Não praticar as técnicas aprendidas na hora do rola

A hora do rola é o momento que você deve testar tudo aquilo que foi aprendido! O faixa branca tende a tentar apenas as técnicas que já sente confortável, deixando de lado as novas posições que ainda estão frescas em sua cabeça e coordenação motora. Por isso, teste tudo aquilo que você aprendeu, o momento de se aprender é agora!

Dar as costas em posições inferiores

É comum ver um faixa branca dando as costas para escapar de uma montada e também de uma passagem de guarda. Onde acabam virando de 4 apoios, sem saber se proteger e acabam sendo finalizados. O domínio das costas é a posição é uma das posições mais vantajosas da arte suave. Por isso sempre proteja suas costas.

Pular etapas

Não é difícil ver um faixa branca antes do treino tentando um berimbolo sem saber escapar da montada. O Jiu Jitsu evoluiu muito, mas nada serve se você não tem as posições básicas fluindo em seu jogo. Primeiro construa a sua base, até que consiga desenvolver posições mais avançadas. Afinal de contas , para que você aprenda a ler é preciso primeiro conhecer as letras que compõe o alfabeto.

Medo de tentar novas posições temendo ser finalizado durante o rola

O rola não é uma competição e seus companheiros de treino não são seus adversários. Tente ao máximo fazer todas posições possíveis na hora do rola, isso vai ajudar a conhecer o melhor jogo para você construindo sua base para que possa surpreender seus adversários.

Cruzar os pés quando pegar as costas

Este é um erro que praticamente todo mundo fez pelo menos uma vez na vida. O adversário pode contra atacar a posição de domínio simplesmente cruzando um triângulo em cima do seu cadeado e jogando o quadril para frente aplicando uma dolorosa chave de pé, válida para todas as faixas á partir dos 15 anos. Por isso, sempre coloque os ganchos corretamente da maneira que seu professor ensinou.

Perguntar quando vai passar para a faixa azul

Quando o assunto for graduação, nunca pergunte a ninguém quem vai graduar, ou se você está próximo de graduar, apenas treine e busque sua evolução. Seu professor observa todos os seus passos e quando achar que está na hora você será promovido á próxima faixa. Ficar especulando sobre mudança de faixa irá te prejudicar nos treinos e poderá te causar frustração caso sua expectativa não seja alcançada no momento que você deseja.

Agora que você já sabe tudo aquilo que não deve fazer dentro do tatame é hora de melhorar a sua qualidade técnica! Bernardo Faria é considerado um dos melhores professores de Jiu Jitsu do Mundo, o penta campeão mundial te ensina como ninguém as melhores defesas que você utilizará durante toda a sua carreira nos tatames.

Juntamente com o BJJ Fanatics, Bernardo acabou de gravar um curso onde nos mostra que mesmo diante das piores posições do Jiu Jitsu e também de golpes encaixados é possível se fazer as melhores defesas e escapar de qualquer ataque! 

Para cada posição de domínio ele possui contra ataques que o tira da situação de dominado passando a ser DOMINANTE! 

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos