Vale A Pena Estudar O Jogo Do Adversário Antes Das Lutas De Jiu Jitsu?

Vale A Pena Estudar O Jogo Do Adversário Antes Das Lutas De Jiu Jitsu?

Lutar campeonatos é um assunto recorrente por aqui. E é algo que realmente aguça a curiosidade dos praticantes da arte suave. Existem muitas pessoas já são experientes competidores, outros estando iniciando sua vidas nas competições e alguns pretendem competir mais ainda tem muito receio de lutar campeonatos por uma série de motivos.

Algo que gera grandes questionamentos por parte dos competidores é:  se vale ou não a pena estudar o jogo do seu adversário antes das lutas! E hoje abordaremos um pouco mais afundo esse assunto polêmico.

Quando se começa a competir principalmente nas primeiras faixas brancas, azuis e roxas é um pouco complicado saber quem estará do outro lado da chave, até mesmo pelo número de atletas que participam dessas competições nessas faixas, principalmente na categoria dos adultos que geralmente estão lotadas.

Isso é um ponto positivo para o nosso esporte, mostra que a arte suave está se expandindo e que mais pessoas estão aderindo à prática do Jiu Jitsu e se aventurando nas competições. Mas voltando ao que interessa é muito difícil no início você adivinhar as pessoas que você lutará, porém com o passar do tempo e quanto mais campeonatos você estiver lutando, você começará a conhecer os atletas de sua categoria, seus jogos e quem são os atletas mais duros que estarão presentes na sua categoria de idade, peso e faixa.

Isso ocorre mais nas faixas coloridas, porém com o passar do tempo, na faixa marrom e preta principalmente geralmente os atletas começam a ficar mais conhecidos e começam a se esbarrar na maioria das vezes e aí a coisa começa a ficar ainda mais complicada.

Mas eis a questão Nos Treinos Vale à pena treinar focado no jogo do seu adversário ou no seu jogo?

Estudar o inimigo é uma estratégia militar antiga e eficiente, na época de guerras era muito comum uma das partes enviar ao outro lado espiões para descobrir o contingente militar, estratégias de guerra, pontos vulneráveis e assim sucessivamente, isso era de extrema importância para definir o resultado de uma guerra. E com essas informações o general poderia montar a sua estratégia com base nos pontos fortes e pontos fracos do inimigos e assim garantir sua superioridade perante o outro lado.

Trazendo essa analogia para o Jiu Jitsu estudar o jogo do oponente tem seus pontos positivos, mas também tem os pontos negativos, por isso devemos analisar os dois lados da moeda, para que assim cada pessoa decida o que é melhor para fazer antes do combate com algum velho conhecido ou com um atleta que já tenha um jogo característicos.

Pontos positivos de estudar o oponente

Você saberá os pontos fortes dele

Você saberá se ele tem uma guarda boa, ou então uma passagem de guarda esmagadora, saberá se ele tende a usar mais o lado esquerdo ou direito. Qual a sua postura, se ele sabe quedar ou puxa para guarda rapidamente. E partir do momento em que você reúne essas informações você pode treinar evitando que o seu adversário imprima um jogo forte.

Você poderá se preparar mais direcionado

Saber o que o adversário mais gosta de fazer, pode lhe ajudar a montar uma estratégia de luta direcionada, ao que precisará ser feito na hora da luta. Por exemplo não é segredo para ninguém que os Irmãos Miyao adoram fazer berimbolo e cair nesse jogo é roubada, caso você pertencesse a chave de um dos dois grandes atletas você poderia treinar as defesas para anular a técnica favorita dos Miyao! Isso não significa que na hora funcionará e muito menos que eles realmente tentarão efetivar o berimbolo porém, você poderá se preparar bem caso aconteça no meio da luta.

Pontos Negativos

Focar no que ele faz e esquecer no que você é bom

Isso é algo que acontece muito, os atletas focam tanto nos jogos de seus adversários que esquecem seus próprios pontos forte e ficam frustrados tentando fazer algo que não estão acostumados a fazer simplesmente para não cair no jogo do adversário.

Cair no jogo do adversário e travar

Suponhamos que seu oponente tenha uma guarda muito perigosa como a de Thamires Aquino, dessa forma você sabe que cair na guarda dele é muito perigoso, mesmo você sendo um exímio passador, então como uma forma de não dar “de bandeja” o que seu oponente deseja você puxa para guarda, que é algo que você não domina para não enfrentar as pernas do outro, e se por qualquer motivo você raspar e ter de enfrentar a guarda do seu oponente você poderá se bloquear e não conseguir dar prosseguimento a luta de maneira eficaz.

Se tiver a oportunidade de estudar o que seu oponente faz e dessa forma você se sente mais confiante e seguro, sem problemas! Mas nunca se esqueça que o foco deve estar em você, o que seu oponente fará nunca pode ser mais importante do que o que você faz bem! Você não precisa mudar o seu jogo por causa de um oponente, mas você pode sempre aprimorá-lo para derrotar que quer que esteja no seu caminho!

Por isso o melhor conselho é que você tente se tornar o atleta mais versátil que puder! Quanto mais posições você souber e dominar, não importará muito o que o seu oponente poderá vir a fazer, pois você saberá lhe se dar bem nas demais posições garantindo auto confiança para que você estude ou não o jogo do adversário porque o que realmente importa é o que você irá fazer e não o outro!

Quer ser versátil dentro do Jiu Jitsu?

Venha conhecer a plataforma do BJJFANATICS, aqui você encontra tudo o que precisa para aprender a dominar o máximo de posições possíveis e o melhor de tudo é que terá como professores os maiores especialistas da arte suave do mundo como Leandro Lo, que é sem dúvida um dos atletas mais versáteis do BJJ. Aprenderá como Derrotar Gigantes com Cláudio Calasans e claro a ter a temida guarda de Thamires Aquino!

Não espere mais!!Venha imediatamente adquirir o seu!

 OS TRUQUES DA GUARDA ARANHA COM THAMIRES AQUINO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

Marcadores