Existe Idade Certa Para Competir No Jiu Jitsu?

Existe Idade Certa Para Competir No Jiu Jitsu?

Competir é um desejo de muitos que praticam Jiu Jitsu, apesar das diversas sensações que uma competição pode provocar no atleta, como medo, insegurança e ansiedade ela também provoca um crescimento único independe se o resultado for positivo ou negativo.

Atualmente o Jiu Jitsu vem se tornando cada vez mais profissional e mais pessoas estão aderindo a sua prática e levando a vida de um atleta de alto nível, mesmo que ainda não receba muito reconhecimento por isso.

Antigamente tinha-se a ideia de que apenas as lutas de faixas pretas eram empolgantes e tinham visibilidade e de fato realmente era assim, porém com a disseminação e profissionalização do esporte é possível ver lutas de faixas coloridas tão eletrizantes quanto as de faixa preta.

O maior problema de todos é que nem todo atleta está preparado para competir, as vezes ele deixa que o medo tome conta de sua mente, porém com o tempo ele começa a entender que uma competição não é um bicho de sete cabeças e não muda a sua essência dentro do esporte.

O Jiu Jitsu é uma arte marcial que é praticada pelo mais variados tipo pessoas e também com diferentes faixas etárias, crianças, juvenis e másteres estão tomando conta dos tatames e mostrando para todos que competição séria não é só para os adultos.

 Muitos praticantes da arte suave depois de certa idade começam a acham que estão velhos demais para se aventurar nos campeonatos, que não possuem mais o vigor e a vitalidade de um jovem e que participar de uma competição não lhe traria tanta visibilidade como aconteceria caso fossem mais novos.

O que faz uma boa luta não é idade, tamanho ou estrutura corporal e sim a qualidade técnica dos atletas que estão entrando no tatame. Um atleta independe de qualquer condição física, ou se tem poucos ou muitos anos de idade deve se preocupar em fazer sempre o seu melhor. É claro que com o passar dos anos o nosso corpo não é mais tão forte quanto era quando tínhamos nosso 20 e poucos anos, mas quando você percebe que o Jiu Jitsu é feito para toda e qualquer pessoa, e que ele com suas técnicas permitem que um jovem senhor de 50 anos faça frente com um de 30, você entenderá o verdadeiro objetivo da arte suave.

Não é segredo para ninguém que o Jiu Jitsu traz uma enxurrada de benefícios para o vida daqueles que o praticam como: saúde mental, emagrecimento, mobilidade, coordenação motoral, auto confiança e assim sucessivamente. Por esse motivo o primeira coisa é ser pontuada é que não existe idade para começar a treinar Jiu Jitsu, e claro que devem ser observadas a individualidade e as limitações de cada um, mas para a prática do esporte não há qualquer restrição!

E quanto as competições?

Esse é um assunto interessante, como a evolução do nosso esporte podemos ver que os másteres estão ganhando cada vez mais espaço e travando embates capaz de tirar o fôlego de qualquer um que seja fanático pelo BJJ!

Um exemplo sensacional do que estamos falando aqui é o grande Mestre Marco Barbosa! Não é segredo para ninguém que esse cara além de um grande professor, líder de uma academia conceituada e um exímio lutador e mesmo no auge dos seus 50 anos e na categoria master 5 mostra que Jiu Jitsu não interessa a idade e sim a técnica bem feita.

O mais recente feito de Marco Barbosa foi se tornar campeão no peso e no absoluto num dos maiores campeonatos de Jiu Jitsu do mundo: o Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu.

Em fevereiro deste ano Barbosa, que não estava tão frequente nas competições, participou de um grande evento que movimentou o mundo do Jiu Jitsu por seu card sensacional que contava atletas estava Marco Barbosa que enfrentaria outro gigante do Jiu Jitsu Megaton Dias. Os dois fizeram uma luta espetacular e mostraram que o gás estava em dia ao se confrontarem por dez minutos e na maior parte do tempo trocando em pé.

Marco saiu vencedor desta disputa e mostrou a todo o público sua excelente forma física e qualidade técnica durante o combate. E no inicio deste mês estava ele pronto para mais um batalha, na verdade um campeonato inteiro.

O campeonato Brasileiro é um campeonato expressivo e com um nível altíssimo e Barbosa deu um verdadeiro show! Além de levar seus alunos para competir ele também colocou seu kimono e foi se testar para comprovar mais uma vez que todos os anos de dedicação e estudo o fizeram ser um lutador de verdade onde idade não interfere em nada.

Nas lutas de sua categoria era nítido o seu bom preparo físico e técnico também! Com três lutas ele foi para cima imprimindo o seu jogo e alcançando a finalização em todas elas, distribuindo duas chaves de braço e um estrangulamento e o mais impressionante foi o tempo em que findou as lutas, com menos de dois minutos ela já havia finalizado.

Confiante no seu jogo e na sua técnica precisa, mesmo sendo peso leve, se aventurou no absoluto e mais uma vez mostrou a que veio! Mais três lutas com oponentes mais pesados consegui as três vitória sendo que duas delas foram por finalização! Conquistando assim o ouro duplo no maior campeonato do país!

Se você gosta de competir siga o exemplo dessa lenda viva do esporte, não interessa se é criança, juvenil, master 1 ou master 5 prepara-se bem, vá ser feliz e comprove que o segredo do Jiu Jitsu está na qualidade de sua técnica!

Quer aprender todos os segredos de um dos másteres mais casca grossa do mundo do Jiu Jitsu?

A equipe do BJJFANATICS preparou para você em conjunto com a fera Marco Barbosa um curso completo onde o multicampeão contará a você todos os segredos de sua técnica infalível para competir em alto nível independe de sua idade!

Aqui você aprenderá com ele todos os detalhes de sua passagem de guarda monstruosa para que assim como ele você possa transpor qualquer guarda que surgir no seu caminho!

Não espere mais e venha logo conferir!!

O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores