Seria Possível Chegar A Faixa Preta De Jiu Jitsu Em Menos De 4 Anos?

Seria Possível Chegar A Faixa Preta De Jiu Jitsu Em Menos De 4 Anos?

O sonho de todo mundo que inicia no Jiu Jitsu é um dia se tornar um grande conhecedor da arte suave e consequentemente um faixa preta. É óbvio que existe muita gente que treina e busca a evolução, mas não liga muito muito para a cor da faixa que tem amarrada na cintura, sabendo que a cor da faixa somente reflete todo o conhecimento que você tem adquirido ao longo de sua jornada.

Entretanto, amarrar uma faixa preta na cintura além de uma grande honraria, também é o símbolo de uma caminhada de sucesso dentro das artes marciais. No Jiu Jitsu essa caminhada pode ser mais curta ou mais rápida, porque depende de muitos atributos nos quais nem sempre você tem o controle...

Em média, as pessoas demoram cerca de 10 anos para atingir a faixa preta, mas isso não é uma regra... Tudo depende do seu desempenho ao longo dos anos, dos seus treinamentos, da sua assiduidade, da sua dedicação diária, do seu empenho, da sua postura como praticante, além de tantos outros atributos que o seu mestre utilizará para te promover, ou não, para as faixas seguintes.

De acordo com a IBJJF as graduações da faixa branca para a azul não precisam de um tempo mínimo, mas de maneira geral estas demoram cerca de 1 ano, já da azul para a roxa, a instituição determina que seja respeitado 2 anos de intervalo entre as faixas. Entre a faixa roxa e marrom a instituição pede para que seja respeitado o tempo mínimo de 1 ano e 6 meses e desta faixa até a preta o tempo mínimo da instituição é de 1 ano.

Então, se fossemos apenas observar esse tempo mínimo instituído pelo maior órgão de Jiu Jitsu do mundo poderíamos dizer que a pergunta que intitula essa postagem deveria ter uma resposta negativa, mas como sabemos que na prática existem alguns fenômenos que foram capazes de quebrar essas regras podemos dizer que sim, é possível chegar a faixa preta antes de completar 4 anos de Jiu Jitsu

Veja os exemplos a seguir:

Caio Terra

Certamente o caso mais famoso é o de Caio Terra que em apenas 3 anos de treinamentos foi promovido a faixa preta. Caio recebeu das mãos de Reyson Gracie e Paulo Strauch sua faixa preta em tão pouco tempo porque venceu tudo que disputou no cenário brasileiro de Jiu Jitsu. Ele passou a se tornar um dos lutadores mais dominantes da história peso galo.

BJ Penn

O primeiro não Brasileiro a vencer um título Mundial na faixa preta e multi campeão do UFC, assim como Caio Terra, precisou de apenas 3 anos para alcançar a Black Belt. Aos 17 anos o havaiano começou a treinar Jiu Jitsu com seu vizinho, Tom Callos(o pai de Keenan Cornelious). Em seguida morando na California e Penn começou a treinar Jiu Jitsu com Ralph Gracie (professor de seu antigo professor), com apenas 6 meses de treinos, foi graduado a faixa azul devido ao seu talento e facilidade, nessa faixa ele ainda lutou o Mundial (IBJJF) de 1998 ficando com o Vice-campeonato e após um ano e meio de faixa azul, acabou ganhando sua faixa roxa das mãos de Ralph. 

Completamente encantado com a arte suave, Penn decidiu vir para o Brasil e na Nova União, ele passou a treinar com os melhores lutadores da época e em trajetória meteórica, em 1999 já estava graduado na faixa marrom. Sua Faixa Preta veio das mãos de André Pederneiras, em 21 de julho de 2000, apenas três semanas antes do Mundial que foi campeão.

Lloyd Irvin e DJ Jackson

O professor de Mahamed Aly e DJ Jackson, Lloyd Irvin, começou a treinar Jiu-Jitsu em meados da década de 90 com Leonardo Dalla. Seu desenvolvimento foi tão rápido que em apenas em 1 mês ele foi promovido a faixa azul. Seu professor teve que voltar para o Brasil e Irvin passou a treinar e dar aulas e assim foi se desenvolvendo. 3 anos e 6 meses depois Leonardo voltou aos Estados Unidos para promover Lloyd a faixa Preta de Jiu Jitsu.

O aluno de Irvin, DJ Jackson, seguiu os mesmos passos do professor e em apenas 3 anos e 11 meses foi promovido a faixa preta. O atleta que venceu os campeonatos mundiais Nogi em todas as faixas coloridas (azul, roxa e marrom) e Mundial de kimono nas faixas roxa e marrom teve argumentos de sobra para convencer Lloyd a promove-lo mais rapidamente a black belt.

Fabiano Scherner “Pega-Leve”

Fabiano Sherner lutador iniciou sua jornada nas artes marciais no Tae Kwon Do quando tinha 19 anos, o que despertou nele o desejo de se aventurar no MMA, foi nessa hora que o lutador conheceu o Jiu Jitsu, já com 26 anos.

Embora a intenção de Fabiano fosse aprender Jiu Jitsu para completar seu jogo de MMA, ele reinventou seus conceitos sobre o Jiu Jitsu e decidiu por melhorar seu treinamento de solo e deixar o MMA em segundo plano.

Muito dedicado desde o início, Fabiano sempre apresentou uma habilidade e aptidão fora do comum, fato este que com apenas 11 meses de treinos fora graduado a faixa azul e apenas um ano depois passou á faixa roxa, ainda em Florianópolis, sua cidade natal.

Buscando melhorar ainda mais seu jogo de solo, já de faixa marrom, Fabiano mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro onde ingressou em uma das melhores academias do mundo  a Brazilian Top Team.

 

Leia Mais Sobre Pega Leve...

Na BTT Fabiano foi apelidado de “Pega Leve”, o lutador por ser conhecido como um verdadeiro casca grossa, não costumava aliviar ninguém durante seus treinamentos e todas as vezes que alguém pedia para rolar com alguém mais “solto” seus treinadores diziam, “Vá com o Fabiano que ele vai pegar leve”, não demorou muito para que o apelido pegasse entre os companheiros de equipe.

Ainda na BTT, Fabiano se destacava entre os alunos e por conta disso recebeu sua faixa preta sob a orientação dos treinadores Murilo Bustamante e Luís Roberto Duarte (Bebeo) em dezembro de 2002, passando por todas as faixas do Jiu Jitsu incrivelmente em apenas 3 anos e 9 meses.

“Pega Leve” faz parecer simples qualquer que seja a posição dentro do Jiu Jitsu, com uma capacidade técnica incrível e uma metodologia exclusiva, o faixa preta sempre mostrou muita habilidade em aprender técnicas e também em ensiná-las.

 

O Jogo de Fabiano é extremamente eficaz e objetivo, voltado totalmente para aqueles que não gostam de muita enrolação e querem finalizar o combate o mais rápido possível, afinal de contas ele é um finalizador nato e não gosta de ficar cozinhando a luta...

O BJJ Fanatics juntamente com Fabiano, preparou um Curso onde essa fera nos ensina todos os seus truque que o fizeram ter uma evolução tão rápida no Jiu Jitsu e graduar-se em tão pouco tempo!

DERRUBOU, PASSOU & FINALIZOU SEM KIMONO COM FABIANO PEGA-LEVE SCHERNER (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

 

 

 

Marcadores