X Close
Your Cart
Keep Shopping
Todas As Posições No Jiu Jitsu São Importantes, Mas Nunca Se Esqueça Que Uma Finalização Define O Resultado Da Luta!

Todas As Posições No Jiu Jitsu São Importantes, Mas Nunca Se Esqueça Que Uma Finalização Define O Resultado Da Luta!

Com o crescimento do Jiu Jitsu esportivo, muitos atletas tem deixando de lado aqueles estilo finalizador que sempre foi um ponto chave dos lutadores da velha guarda, para investir na vitória por pontuação.

Não estamos julgando, a vontade de quem está lutando deve sempre prevalecer o cara gosta de ser finalizador? Ótimo! Prefere se resguardar e pontuar para não se desgastar? Não há problema nenhum nisso, se está dentro das regras sair vitorioso aquele que tem a maior pontuação no placar está tudo bem.

Porém o que nunca pode acontecer é o atleta se preocupar com seus pontos e esquecer que do outro lado pode surgir uma finalização fatal e acabar com a luta imediatamente independente de quantos pontos foram assinalados no placar.

Uma frase bem famosa no mundo do Jiu Jitsu diz: “Quem faz ponto é costureira, Jiu Jitsu é finalização”. De certa forma a frase, em seu  objetivo, não está completamente errada, uma vez que a finalização é a chave para vitória, contar só com os pontos pode enrolar a vida do atleta.

Muitas pessoas no meio do Jiu Jitsu se incomodam muito com a situação das pontuações já que grande parte dos lutadores hoje em dia lutam com as regras debaixo do braço, e após conquistarem uma posição amarram a luta com o objetivo de chegar mais perto da vitória segundo os pontos que acumulou e evitando um contra ataque do oponente.

Então ser pontuador é ruim?

De forma alguma, existem caras que são extremamente técnicos, executam suas posições de forma exemplar, vencem muitos combates e não são finalizadores. Além de outro fato muito relevante: O Jiu Jitsu está se profissionalizando cada dia mais e os atletas estão cada vez melhores o que tornam as lutas mais acirradas e decididas por pouca diferença de pontos.

Antigamente falava-se muito que lutas de faixas pretas eram sempre acirradas e decididas nos detalhes, mas com a evolução do esporte e também dos competidores, temos exemplos de faixas coloridas que fazem belas lutas, com um alto nível técnico, com uma dificuldade considerável onde qualquer pontuação adquirida pode decidir a luta, assim como era visto entre lutas de faixas pretas.

É muito comum os competidores precisarem fazer 5 ou 6 lutas em um campeonato e nada mais natural que ele pondere suas lutas para que consiga realizar todas, por esse motivo finalizar uma luta não é a decisão da maioria, a não ser que esteja perdendo e precise recorrer a essa medida a qualquer custo ou então esteja de fato na busca incessante pela busca da finalização.

Quanto maior o nível técnico do atleta maiores são as chances de vitórias, pois isso estamos sempre batendo na mesma tecla de que um bom atleta precisa estudar, se dedicar muito e estar sempre buscando ampliar seu leque de posições.

Finalizar é sempre a melhor pedida?

Imagine só... você precisa fazer muitas lutas em um determinado campeonato, portanto se conseguir finalizar com menos tempo, você amplia o período de descanso da mesma forma que diminui o tempo se desgastando tentando pontuar e manter seu adversário controlado. Além de não deixar dúvidas sobre sua vitória.

Para ser um lutador completo você precisa ter ao menos esses três requisitos:

Ter um amplo arsenal incluindo quedas, raspagens e passagens:

Não adianta você dizer que prefere fazer guarda, pois nem sempre a luta te dará essa oportunidade então por via das dúvidas, você deve se antecipar e jogar em todas as posições, desta forma as chances de seus adversário lhe surpreender o colocando em um posição que você desconheça são menores, dando a você um vantagem dentro da luta.

Defesas

Já falamos que finalização é o X da questão, então não quer dizer que se o seu oponente lhe encaixar um golpe que não há mais recursos para você. Pelo contrário todo veneno tem um antídoto você só precisa qual é o melhor para cada caso. Muitos focam apenas nas outras áreas do Jiu Jitsu e negligenciam essa parte de defesas, porém sempre é melhor saber e não precisar do que precisar e não saber.

Um mestre nas defesas é Bernardo Faria, todos sabem de seu excelente jogo de meia guarda e também de suas passagens de guardas extraordinárias, mas o que muitos não sabem é que ele sempre busca estar a frente de seus oponentes e quando o adversário acha que está numa posição de supremacia, Bernardo abre sua caixas de técnicas e reverte as posições ruins ao seu favor. Não é a toa que esta fera acumula 5 títulos mundiais. O segredo de Bernardo é treinar sem parar e estudar muito para se aperfeiçoar em todas as áreas que puder!

Ataques

Finalizar, esse é o ponto chave e não pode em momento nenhum ser negligenciado, você precisa saber o máximo de finalizações possíveis, mas também precisa saber como executá-las de maneira correta. Um finalização é melhor do que mil pontos, tanto para quem estaria ganhando e que estava perdendo. Para um é a concretização da vitória e para o outro e a reversão magnífica de uma luta.

Então estude muita finalização, busque aprimorar seus detalhes, saber como funciona a mecânica do golpe, como pode deixá-la mais justa e mais perigosa e depois....

Repita sem parar

A repetição leva a perfeição! Quando vemos Rodrigo Cavaca distribuindo triângulos em suas lutas, não temos ideia do quanto ele se dedicou para aperfeiçoar aquele golpe até que ele tornasse a carta na sua manga para vencer seus oponentes de forma magnífica.

 

Leia Mais Sobre Cavaca...

 

Do mesmo modo ocorreu com Robson Mau Mau, para quem não conhece ele é um verdadeiro especialista na Kimura e consegue executar esse golpe das posições mais improváveis que você possa pensar! E sabe como isso ocorreu: Treino, dedicação e muito estudo.

 

Leia Mais Sobre Mau Mau...

 

Você precisa conciliar os dois tipos de atleta: O pontuador e o finalizador desta forma suas chances de êxito são maiores! Já imaginou aprender como os melhores finalizadores de todos os tempos a como ter ataques mortais e efetivos?

Rodrigo Cava e Robson Mau Mau fazem parte do time de campeões do BJJ FANATICS! Essas feras prepararam para você cursos completos onde ensinam todos os detalhes de seus ataques fatais para que assim como eles você consiga vencer suas lutas de forma rápida sem deixar chances para seus oponentes!!

O que você está esperando? Venha logo ser um campeão!!

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

Marcadores