Finalizei Um Graduado No Jiu Jitsu, Eu Devo Comentar Com Meus Amigos Ou Não?
Uma das coisas mais desagradáveis dentro do ambiente de uma academia são as fofocas. Na maioria das vezes um simples comentário a respeito de um treino pode virar uma fofoca e trazer uma situação muito inconveniente naquele ambiente que deveria ser de respeito mútuo e aprendizado coletivo.
Todo mundo que se matricula e começa a praticar o Jiu Jitsu tem a ambição de ficar bom um dia, não importa se você quer ser competidor ou não, mas certamente você tá ali dentro para aprender alguma coisa e com o passar do tempo ir subindo os degraus na “escadinha” do conhecimento dentro da arte suave.
Mesmo os mais humildes quando estão treinando partem pra cima e querem fazer tudo aquilo que aprenderam nas aulas, afinal se aprendemos alguma técnica e nos familiarizamos com esta, temos que colocar em pratica durante os rolas!
A evolução técnica nem sempre segue um aprendizado constante, existem períodos em que parecemos estar evoluindo bastante assim como existem períodos que nos sentimos estagnados e com nossas técnicas ultrapassadas. Além disso, cada pessoa possui o seu desenvolvimento de aprendizagem próprio, algumas pessoas aprendendo e colocando em prática as técnicas muito rápido e outras de maneira mais lenta.
Sabendo de tudo isso, devemos lembrar que dentro da academia, nós estamos em permanente processo de aprendizado e evolução, algumas pessoas mais rapidamente outras, nem tanto.
Outra coisa muito importante é o fato de quando estamos diante de nossos oponente dentro da nossa equipe, essa pessoa não é seu adversário, mas sim um parceiro de treino que está te dando a honra de treinar contigo, aprendendo e compartilhando conhecimento técnico com você. Isso não quer dizer que o cara vai ficar parando o rola toda hora para te explica ruma posição, mas pelo simples fato de ele estar rolando com você essa pessoa, independente de sua graduação, está colocando a prova o conhecimento técnico que ela têm, e automaticamente você está vendo tudo aquilo que ela está fazendo.
A hora dos rolas é, sem sombra de dúvidas um dos momentos mais importantes para a nossa evolução técnica dentro do Jiu Jitsu!
Quando trinamos contra um parceiro de equipe mais graduado devemo-nos sentir-se honrados por estar tendo a chance de aprender um pouco das técnicas de uma pessoa mais experiente e devemos também aproveitar essa oportunidade para testarmos as nossas técnicas!
Se você está conseguindo fazer um treino duro diante de um cara mais graduado que você, PARABÉNS, isso quer dizer que você está evoluindo tecnicamente e você está se tornando um lutador mais casca grossa. Entretanto, devemos lembrar sempre que dentro do Jiu Jitsu, o maior desafio é ser melhor do que ontem, e nunca ser melhor do que ninguém!
Dessa forma, quando conseguimos algum êxito durante um treino, principalmente diante de um cara mais graduado, devemos nos orgulhar sim, mas não existe a mínima necessidade de você sair contando para todo mundo da sua equipe, pois isso será um grande desrespeito com o seu companheiro, independente da graduação dele.
Um verdadeiro praticante de Jiu Jitsu treina Jiu Jitsu porque ama, e não precisa ficar contando vantagem sobre ninguém! Um verdadeiro praticante de Jiu Jitsu preocupa-se em evoluir tecnicamente e ser respeitado não porque ele finalizou fulano ou ciclano, mas sim porque é um lutador íntegro que respeita os seus companheiros de equipe e domina as técnicas da arte suave!
Nosso site possui a mais completa plataforma online de vídeo aulas com os maiores nomes da atualidade! Atletas e professores consagrados gravaram vídeo aulas incríveis nos contando todos os seus segredos construídos ao longo de muitos anos dentro dos tatames...
Não deixe de conferir em nosso conteúdo, e aumente ainda mais seu arsenal de ataques e conhecimentos dentro da arte suave!
APROVEITE NOSSO CUPOM DE DESCONTO QUE QUE ENCERA HOJE E ADQUIRA NOSSOS CURSOS!
TUDO SOBRE O LOOP CHOKE COM ALEXANDRE VIEIRA (ACESSO ONLINE)
OMOPLATA TODO MUNDO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)
GUARDA DE GANCHO DO BÁSICO AO AVANÇADO COM THOMAS LISBOA (ACESSO ONLINE)