Pare De Fazer Força Desnecessária No Jiu Jitsu!

Pare De Fazer Força Desnecessária No Jiu Jitsu!

Quem nunca ouviu aquela famosa frase: “Jiu Jitsu não é força” que atire a primeira pedra! A verdade é que numa luta de Jiu Jitsu a técnica deve sempre prevalecer. Nossa Arte Marcial se baseia em uma série de movimentos que através do sistema de alavancas nos permite vencer oponentes bem maiores do que nós.

Imagine se você fosse um cara de 60 kilos e fosse trocar força com um de 120 kilos? Muito provável que o mais pesado sobressaísse na força, e talvez ele até venceria você se a disputa não dependesse de técnica.

 A verdade é que o Jiu Jitsu é uma arte que quando a técnica for usada perfeitamente, permite que o mais fracos vençam os mais fortes. Mas para que isso aconteça é preciso realmente utilizar a técnica pura!

Sabe aquela sensação de estar fadiga que sentimos após um treino pesado? Uma série de fatores pode contribuir para isso, porém uma das causas é a força exacerbada. Quando estamos diante de um oponente forte, ou diante daquele parceiro de treino casca grossa, é normal que a nossa vontade de vencer ou então o medo de perder controle nossas emoções e então paramos de pensar nas técnicas e começamos a utilizar a força.

E é aí que muita coisa desanda! Você começa a fazer muita força e sabe o que acontece? Seu oponente vai devolver um pouco dessa força também, você começa a perceber que está utilizando toda a sua força e os seus movimentos não se conectam e as vezes não surtem nenhum efeito. Então meu caro amigo você se frustra e chega uma determinada hora que sua força acaba e se seu oponente estiver mais preparado que você ele saíra na sua frente!

Você já parou para observar rolas de faixas brancas recém chegados nas academias? Eles não sabem muitas técnicas então não lhe sobra muitas opções para enfrentar o combate ele não sabe fazer outra coisa a não ser força. Quando você já está mais graduado, pode ser que essa força excessiva realizada por eles te incomode um pouco e até dificulte sua progressão no rola, pois você já não está tão acostumado com a força durante os rolas e ai você inconscientemente acaba recorrendo a um pouco de sua força também.

Mas aí acontece o esperado! O iniciante faz dois minutos de muita força e morre no gás! Com o passar do tempo ele vai adquirindo a técnica e aprendendo a fazer os movimentos corretos com isso ele diminui o uso da força e começa a entender o propósito do Jiu Jitsu!

Então pare e reflita: Vale a pena fazer força no Jiu Jitsu?

É uma questão um pouco controvérsia, mas a realidade é apenas uma: força só e ruim para quem não tem! A força pode te deixar a frente de muitas pessoas, desde que, dentro do Jiu Jitsu você a use com moderação e aliada a técnica.

O segredo para não se desgastar e não fazer força desnecessária é utilizar ela na hora apropriada! Imagine só você está em uma luta da qual você está na frente por 15 pontos faltam apenas 20 segundos para a luta acabar, você está bem cansado. Lembrando que você tem mais quatro lutas para fazer!

Seu adversário já entregou os pontos e não está lhe oferecendo muitos riscos, ele está em sua guarda fechada e você quer finalizar. Para que você ficaria fazendo força com sua guarda para ele não abri-la se ele não está com essa intenção? Isso so desgastaria você, então neste momento você deve se preocupar com pegadas certas para encaixar um arm lock e quando quiser encaixá-lo seria o momento certo de usar mais pressão e fazer até um pouco de força.

Já falamos por diversas vezes que Jiu Jitsu é um jogo de estratégia, onde você pensa a todo o momento o que vai fazer para evitar erros que o coloquem em situação de risco. Então você precisa estabelecer o momento correto que o uso da força seria extremamente necessário para utilizá-la e para não se desgastar a toa.

Lembre-se de uma coisa a força pode ser uma aliada, mas ela não é critério objetivo para vencer as lutas o que define isso sem sombra de qualquer dúvida é a sua qualidade técnica. Um lutador que não possui técnica e recorre só a força não terá um caminho longo dentro do Jiu Jitsu, agora se a força não é o seu forte mas sua técnica é impecável você não precisa se preocupar de forma se seu oponente tem força ou não!

A técnica é a base de tudo, não adianta você ter os ingredientes para fazer um bolo e não saber como ligar o forno para assá-lo! O grande mestre Hélio Gracie e sua história sempre nos provaram isso! Mesmo sendo um improvável lutador por sua saúde frágil e seu físico franzino, ele lutou contra tudo o que não o favorecia e provou por a + b que a técnica é capaz de lhe tornar muito mais perigoso do que um gigante de 3 metros de altura!

É para aperfeiçoar sua técnica é preciso foco e dedicação! Por mais que você saiba basicamente como raspar e como passar uma guarda sempre haverá detalhes que tornam essas técnicas mais precisas e mais eficientes!

E para isso a equipe do BJJFANATICS traz para você uma gama de cursos on line onde os melhores lutadores de Jiu Jitsu do mundo provarão para você que a força não é exatamente o segredo para vencer no Jiu Jitsu!

Entre essas feras estão Bruno Malfacine e Cláudio Calasans! Essas duas feras lhe ensinarão todas as suas técnicas como todos os detalhes para que você consiga vencer oponentes mais fortes e bem maiores que você usando a essência do Jiu Jitsu!

Mas não para por aí!! Em nossa plataforma você encontrará tudo o que precisa para melhorar sua passagem de guarda, sua meia guarda, como aperfeiçoar triângulos e ajustar estrangulamentos e muito mais!

O que você está esperando! Venha aprender Jiu Jitsu com os melhores professores do mundo!!

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

Marcadores