Descubra Quais São Os Golpes Mais Polêmicos Do Jiu Jitsu!

Descubra Quais São Os Golpes Mais Polêmicos Do Jiu Jitsu!

É meus caros amigos fanáticos, quando vivemos em sociedade é muito comum que certas coisas gerem discussões e que as pessoas tem pontos de vistas diferentes. E no nosso amado Jiu Jitsu não poderia ser diferente! Existem alguns golpes que geram diversas opiniões, umas favoráveis e outras nem tanto.

Se tem algo que deve ser falado é que alguns golpes são veemente proibido pelos órgãos reguladores do Jiu Jitsu, uma vez que podem colocar a integridade física e até  vida do atleta em perigo. Nós que somos amantes das artes marciais temos plena consciência de que acidentes podem acontecer afinal, o Jiu Jitsu se trata de um esporte de contato, onde nem sempre é previsível o que pode acontecer, mesmo com atletas mais experientes.

Por isso existem certas proibições de alguns golpes, pois a sua execução pode lesionar um ou até mesmo os dois atletas. As regras existem para serem respeitadas em não é para lhe impedir de fazer coisas mais sim para garantir a segurança daqueles que praticam a arte.

Na maioria das competições de Jiu Jitsu segue-se a regras pré determinadas pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu, a CBJJ, nessa regras estão dispostos os golpes permitidos a cada faixa e também aqueles que são totalmente proibidos independente da graduação em que o atleta se encontra. A faixa que a maiores restrições em relação ao que pode e ao não ser feito é a faixa branca. Nada mais natural, uma vez que por serem inexperientes e ainda não terem o total domínio das técnicas e do próprio corpo podem se lesionar ou lesionar outras pessoas. Às crianças e aos juvenis também há muitas restrições uma vez que são mais frágeis e estão em fase de crescimento o que demanda ainda mais cuidado com eles.

A partir da faixa azul existem algumas permissões que não havia na faixa anterior como, por exemplo, MÃO DE VACA, PULAR NA GUARDA, CHAVE DE RIM. Na roxa já não muda muita coisa das permissões feitas ao faixa azul, mas a partir da faixa marrom a coisa começa a mudar de figura, visto ao tempo a experiência e por estar quase na faixa preta começam a ser permitidas chaves mais perigosas e também mais eficientes como O LEG LOCK E A AMERICANA DE PÉ!

O sonho de todo Jiujiteiro é chegar na tão almejada Faixa Preta, mas muitos se esquecem que para atingir esse nível é preciso estar afiado ao jogo de pernas e por isso Craig Jones e a equipe do BJJFANATICS prepararam para você um curso completo sobre esse jogo para você arrebentar na faixa marrom e chegar afiado na preta.

 

Leia Mais Sobre Craig Jones...

 

Mas voltando ao assunto dos golpes polêmicos, apesar das exigências estabelecidas pela CBJJ, existem alguns eventos que não seguem esse parâmetro e os golpes que são vedados pela Confederação Brasileira são livremente permitidos. Isso com certeza gera muita polêmica no meio esportivo, já que aumenta a incidência de lesões e coloca os atletas em risco.

Mas por outro lado há muita polêmica envolta no Jiu Jitsu tanto quanto aos proibidos e alguns que são permitidos também!

Confira Abaixo uma lista com os golpes que geram mais divergências dentro do Jiu Jitsu!

Mão de Vaca

O primeiro a ser falado não poderia ser outro, esse golpe é o verdadeiro terror dos faixas azuis, como já citado anteriormente esse golpe só é válido a partir dessa graduação, enquanto os brancas estão imunes a esse veneno a partir da faixa azul ele vale é pode ser letal. Mas não o menospreze grandes embates, com atletas de alto nível já foram findados a partir desse cruel e eficaz golpe. Como no caso da luta épica entre Rafael Mendes e Mário Reis, onde o irmão de Guilherme Mendes atacou uma belíssima mão de vaca finalizando o combate de maneira extraordinária.

A mão de vaca é polêmica pelo fato de ser um golpe bem dolorido, e é difícil oferecer uma reação. Quanto bem realizado pode gerar lesões ou no mínimo uma dor bem chata e prolongada. Dentro do Jiu Jitsu algumas pessoas adoram distribuir mão de vaca outros já consideram um golpe desleal. Mas algo inquestionável é que se é permite pela regra não a muito o que fazer.

Cross Face

Um golpe que vem aderindo muitos atletas e vem divergindo opiniões é o chamado Cross Face, falando a grosso modo seria como um estrangulamento no rosto do oponente, onde o aplicador posiciona um de seus braços no rosto do adversário como se torcesse o pescoço para o lado oposto.

Esse golpe também não é bem aceito por todos dentro do Jiu Jitsu uma vez que por muitos é considerado uma grosseria desnecessário que foge do que realmente é o Jiu Jitsu.

Chave de pé a partir das costas

Essa chave é dada a partir do momento em que um dos atletas consegue efetivar a pegadas de costas e no momento cruza seus dois pés na frente da cintura do adversário, este por sua vez fecha com suas pernas um triângulo em cima do pé do adversário projetando as pernas para baixo e elevando o quadril, essa cruel chave viria a pegar o joelho ou o pé como se fosse uma americana. Essa chave é conhecida vulgarmente em algumas academias como “CHAVE DE GORDO” OU “CHAVE DE BOBO”, não se sabe ao certo o porquê dessas nomenclaturas, no entanto é uma chave fulminante que pega  muito rápido é a capaz de gerar sérias lesões.

Também é amplamente criticada, uma vez que a pegada de costas é uma posição de supremacia de um atleta perante o outro e essa chave também seria considera desleal. Mas mais um vez está na regra e é permitido para todas as faixas. Então cuidado ao cruzar os pés quando pegar as costas do adversário.

Mas as polêmicas de certos golpes por aí muitos questionam o Bate estaca, a chave de rim, o amassa pão entre outros. Mas polêmicas ou não o fato é que devemos sempre andar de acordo com as regras para evitar possíveis problemas e sempre prezar o cuidado com os adversários afinal sem eles não haverá lutas.

Mas se quer fugir dos polêmicos golpes e quer aperfeiçoar sua técnica e vencer suas lutas com muita categoria você está no lugar certo. A plataforma do BJJFANATICS tem um vasto conteúdo com as melhores posições do mundo do Jiu Jitsu feitas por grandes campeões como Craig Jones, Thomas Lisboa e Bernardo Faria!

Venha logo conferir!!! E se torne um grande campeão!!

 ATAQUES DE PERNA POR CIMA OU POR BAIXO COM CRAIG JONES (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

OMOPLATA TODO MUNDO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

GUARDA DE GANCHO DO BÁSICO AO AVANÇADO COM THOMAS LISBOA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores