Guardeiro Ou Passador? Os Dois!

Guardeiro Ou Passador? Os Dois!

Quando iniciamos no BJJ aprendemos que o Jiu Jitsu clássico é basicamente dividido entre guardeiros e passadores.

Guardeiros

Dentro das academias, ao observar os primeiros rolas, percebemos que há sempre aquele cara de “borracha” que ninguém consegue transpor a sua guarda, são pessoas que por mais que sejam  dobrados, amassados e embolados sempre conseguem “dar seu jeito” e manter sua guarda ativa sem tomar os 3 pontos, fazendo parecer fácil fazer guarda.

Geralmente os mais leves e os mais altos escolhem ser guardeiros, isso ocorre devido á algumas características que favorecem o atleta a fazer guarda, como maior flexibilidade,  possuírem o quadril mais solto, assim como pernas compridas, fatores esses facilitadores na vida dos guardeiros.

Existem infinitos tipos de guarda, aranha, laçada, De la Riva, meia guarda, guarda X, fechada, aberta, meia guarda profunda , one leg, 50/50,  guarda tornado, com lapela , etc... E a cada dia inventam novos e novos estilos, adaptando sempre ao biótipo e estilo de cada guardeiro. 

O guardeiro deve ser sempre um bom estrategista, afinal ele precisa saber o tempo certo para se arriscar e dar o bote certo durante a luta, sem se expor e dar brecha ao passador.

Passadores

Por outro lado, observamos também aqueles  monstros que não tomam conhecimento da guarda de ninguém! Aqueles caras que tem uma pressão fora do comum e transpõe qualquer guarda.

Normalmente os passadores  são pessoas mais fortes, ou pesadas e com menor estatura suas as principais características são: pressão, força, utilizar o peso ao seu favor e serem bem explosivos!

Passadores devem ser bem focados e determinados, além de possuir um ótimo condicionamento  físico para  bombardear o guardeiro e conseguir impor seu jogo chegando aos 100kg ou pegando as costas.

E você, o que prefere, fazer guarda ou passar?

Essa pergunta demora algum tempo para sabermos, pois, no início nos vemos em situações de extrema dificuldades em abas situações, o fato de termos pouco domínio das técnicas nos deixa vulneráveis nos dois cenários, isso é comum, não se desespere!

As características físicas não são as únicas razões do que você vai ser.  Existem guardeiros baixinhos e “troncudos”, assim como, existem passadores altos e magros, as características físicas somente direcionam para o que é mais comum, não é sempre uma determinação.

É natural que com o passar do tempo e com o alicerce do Jiu-jitsu formado, você escolha onde prefere jogar, isso pode demorar algum tempo, mas inevitavelmente um dirá irá acontecer!

Leandro Lo

Dono de um Jiu-Jitsu extremamente agressivo e polivalente Lo coleciona 6 títulos mundiais na faixa preta  e é considerado por muitos um “extraterreste”, o atleta conseguiu ser campeão do peso leve, médio, e pesado, além de um absoluto, algo inédito no esporte. Tudo isso Leandro conseguiu através de um jogo versátil e único!

Lo pode ser considerado um dos maiores guardeiros do mundo,  quando mais leve Leandro costumava sempre puxar seus adversários para a guarda e abrir seu arsenal de ataques garantindo vitórias épicas.

Na medida em que coleciona títulos, Leandro foi subindo de peso e aumentando seu acervo de posições e ataques, desenvolvendo muito bem suas passagens de guarda, o tornando um atleta ainda mais completo e versátil.

Hoje em dia os adversários não sabem o que esperar de Leandro, afinal de contas ele domina  excelentemente suas lutas tanto passando como fazendo guarda. Lo possui um Jiu Jitsu exclusivo e diferente do padrão, o que o torna um lutador de destaque e bem conceituado.

Voltado á pergunta anterior... Você prefere fazer guarda ou passar?

Não tome uma bandeira, seja versátil como Leandro Lo, adapte seu jogo as diferentes circunstâncias !

Como???

O BJJ Fantics disponibiliza um curso incrível e totalmente em PORTUGUÊS com as principais posições e ajustes de Leandro, tanto por cima quando por baixo!  Através de nosso curso, você terá acesso aos segredos que fizeram Lo se tornar um dos maiores campeões da história do Jiu Jitsu!

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores