X Close
Your Cart
Keep Shopping
Manual Para O Iniciante No Jiu Jitsu

Manual Para O Iniciante No Jiu Jitsu

Muitos iniciantes se questionam o que um lutador de Jiu Jitsu deve fazer. Não se preocupe todas as pessoas passaram por essa fase! O mais importante é não se desesperar e dar tempo ao tempo que logo logo você se adequa as regras do tatame, aprende a filosofia do esporte e claro a cada dia aprende uma detalhe e uma técnicas nova.

Não ache que você é fraco ou ruim no Jiu Jitsu, pois está demorando a entender como funciona a arte. Sempre quando estamos dispostos a aprender algo novo precisamos entender que teremos dificuldades em alguns aspectos e no Jiu Jitsu não é diferente, visto que a maioria das pessoas que iniciam a prática do esporte nunca teve um contato expressivo com outra arte marcial. Então até adquirir consciência corporal e entender de fato como funciona o Jiu Jitsu requer tempo, mas uma hora ou outra tudo se encaixa e começa a fazer sentido na sua cabeça.

O que o iniciante no Jiu Jitsu precisa saber

Ter paciência

Esse é o ponto chave para se manter constante no esporte, não crie expectativas que logo nos primeiros treinos saíra distribuindo arm lock até no vento, por que isso não vai acontecer. Tenha paciência, resista, não se abale e nem se afobe diante da primeira dificuldades, pois durante toda a sua caminhada dentro do BJJ surgirão osbstáculos no seu caminho.

Dedicação

Não só no Jiu Jitsu como em qualquer área, tudo o que uma pessoa precisa para ficar boa naquilo que escolheu fazer é dedicação. Dedicar, dedicar e dedicar. Não crie desculpas, principalmente no começo, vá treinar mesmo quando não tiver vontade, não pense nas derrotas, faça até que aquilo se torne um hábito e um estilo de vida.

Monte um cronograma de treino

Planejamento é tudo. Não é porque você está começando que não precisa tratar o esporte com seriedade! Pelo contrário, quanto mais a sério levar desde o começo, menos árdua será a caminhada. Defina os dias que vai treinar Jiu Jitsu, escolha também um dia ou mais para fazer sua preparação física, além de separa dias de descanso, que são tão importantes para você quanto os dias de treino.

Lembre-se que a força não é a solução para o Jiu Jitsu

Todos falam que faixa branca só faz força e é verdade, mas isso se dá pelo fato de que eles não dominam a técnica e para não sofrer ataques, precisam mesmo fazer força isso é instintivo, porém, procure desde o começo entender que a força só é boa na hora certa, pois em excesso, vai de desgastar e logo você “morre” durante o treino e não consegue mais rolar. Pense sempre em fazer movimentos e pegadas corretas, buscando desestabilizar o oponente, fazendo o mínimo de força e com a maior suavidade possível, sem deixar de lado a eficiência do golpe.

Seja curioso

Você está entrando em um novo mundo! Não tenha vergonha de perguntar, questionar, entender porque tal golpe funciona de tal maneira, porque aquela perna vai aqui e não ali, quando mais fome de aprendizado tiver, mais você aprenderá. Seu mestre e os mais graduados estão ali para te orientar e te ajudar no que precisar, eles não são monstros que irão te atacar, a experiência deles é o que você precisa para se aprimorar dentro da arte.

Aprenda os fundamentos

É legal você querer aprender a berimbolar como as feras do Jiu Jitsu Paulo e João Miyao, porém tem muita coisa básica para você aprender antes de executar esse golpe que é um pouco mais complexo. Para executar essa posição, por exemplo, você precisa saber rolamentos, ter um quadril solto, e muita flexibilidade. Então sempre que seu professor ordenar que você faça fuga de quadril, rolamentos, amortecimentos diversos entre outros, faça da melhor forma possível. Esses movimentos tem um objetivo muito maior do que só ajudar no aquecimento para a luta. Então jamais os negligencie.

O básico nunca sai de moda

Triângulo, omoplata, americana, Kimura, são golpes de finalização fundamentais que lhe acompanharão pelo resto de sua vida no esporte, eles são um dos primeiros golpes aprendidos nas aulas de Jiu Jitsu e com o tempo você vai só aperfeiçoando eles e aprendendo novos detalhes que favorecem sua execução. Não apresse seu caminho a diferença entre o iniante e o faixa preta e que o último continuou a caminhada.

Estude

Não ache que Jiu Jitsu só se aprende na academia porque não é verdade. Existem uma centena de coisas sobre o esporte que você pode aprender fora dela. Basta apenas querer. Saber como surgiu a Arte Suave, quem foram os precursores dela no Brasil, que são os principais lutadores de todos os tempos, nomes importantes do Jiu Jitsu e suas histórias, regras de competições. Hoje a internet disponibiliza isso tudo para você. E no BLOG DO BJJ FANATICS você encontra tudo o que precisa saber do Jiu Jitsu e muito mais. Confira aqui.

Respeite seu professor e os mais graduados

Ali dentro somos todos seres humanos e devemos respeitar a todos que estão ali. Porém ao saber mais sobre a filosofia do esporte você entende que a uma hierarquia entre as faixas que devem ser respeitada. Nada mais justo, até porque quanto mais a faixa escurece mais responsabilidade, mais experiência e mais conhecimento vem junto com ela. Seu professor está ali para lhe orientar, haverá vezes que ele será mais firme com você, mas não se preocupe que é para o seu próprio bem.

Volte no dia seguinte

Você será amassado no começo, vai querer desistir, mas não deixe isso acontecer! Independente de como tenha sido seu treino, volte no dia seguinte e tente fazer melhor, se não der, volte no outro dia e busque melhorar ainda mais e assim sucessivamente. Ao passar o tempo você verá como você evoluiu!

Lapide suas técnicas

Já falamos que o básico é primordial para os iniciantes, por isso, tente sempre buscar aprimorar essas técnicas e como você pode fazer isso? Com a ajuda do BJJFANATICS!!

Aqui você encontra várias técnicas para lapidar seu jogo e o melhor aprenderá o segredo dos maiores campeões do esporte como Rodrigo Cavaca é seu infalível triângulo, Robson Mau Mau e sua incrível Kimura além de descobrir como vencer Gigantes com Claudio Calasans!

Não espere mais, venha logo, adquira o seu e se torne um grande lutador!

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos