X Close
Your Cart
Keep Shopping
A História Do E O Desenvolvimento Do Berimbolo No Jiu Jitsu

A História Do E O Desenvolvimento Do Berimbolo No Jiu Jitsu

O Jiu Jitsu é um esporte livre para podermos desenvolver novos ajustes e posições todos os dias. Certamente uma das “novas” invenções do Jiu Jitsu que pode ser considerada com uma das mais eficientes do  Jiu Jitsu atual são os Berimbolos!

Contudo, verificando na história vemos que essa posição tão inovadora não é tão nova assim...

A Origem

Muita gente acredita que os criadores do Berimbolo foram os irmãos Rafael e Guilherme Mendes, mas o que muita gente não sabe é que o Berimbolo já era feito em 1993 por Marcel Ferreira. O Faixa preta que treinava na academia Carson Gracie conta que inventou o Berimbolo para evitar que seu companheiro de treino, Eduardo Lerner passasse a sua guarda.

Anos mais tarde, outra pessoa também reivindicou a autoria do estilo de luta, dessa vez foi Samuel Braga, da Gracie Barra de Belo Horizonte, o campeão mundial tem se incomodado um pouco com essa história de que o “Berimbolo” é coisa só dos irmãos Mendes.

“Pois é, o pessoal parece ter esquecido que eu desenvolvi esse Berimbolo quando eu era faixa-roxa, isso em 2003! Venho usando essa movimentação desde então, como o fã de Jiu Jitsu pode constatar em vídeos do Mundial 2005, quando conquistei o ouro na faixa preta”, lembra Samuel.

A Eficiência

Como tudo no Jiu Jitsu, vimos que a criação do Berimbolo também é um assunto polêmico e que não se sabe ao certo qual é a verdadeira origem dessa posição. Contudo o que podemos constatar é a eficiência desta.

Ao destrincharmos o Berimbolo, vemos que na sua forma mais básica que ele nada nada mais é do que uma raspagem que se inicia á partir da Guarda De La Riva, com o intuito de se pegar as costas. Mas com o passar do tempo ele foi se tornando uma posição mais complexa, que evoluiu para uma série de combinações de movimentos e de pegadas, abrindo um enorme leque incrível de variações, que podem ser leg locks, arm locks, chaves de pé, montada, dentre outras.

O Berimbolo pode ser visto como uma posição do Jiu Jitsu moderno, pois foge do comum do Jiu Jitsu tradicional, em que a maioria das posições são mais justas e coladas ao adversário, propondo um novo estilo de luta, no qual a utilização do giro é vista como uma ferramenta para surpreender o adversário.

O giro, muito utilizado pelos passadores, passou a ser utilizado de outra forma pelos guardeiros, e se tornou uma característica muito forte de atletas mais leves, como Rafael e Guilherme Mendes, e também dos Irmãos João e Paulo Miyao. Que se tornaram campeões Mundiais (IBJJF) e responsáveis pelo desenvolvimento, aperfeiçoamento e popularização do Berimbolo e também de várias outras posições que utilizam os mesmos princípios.

O desenvolvimento do Berimbolo

Os Irmãos Rafael e Guilherme Mendes foram os caras que revelaram ao mundo a eficiência do Berimbolo, cada um é 4 vezes campeão Mundial (IBJJF) de Jiu Jitsu na faixa preta, e podem ser considerados o grandes responsáveis pela popularização desta posição.

Fãs declarados de Gui e Rafa, os irmãos Miyao são os principais nomes do Berimbolo na atualidade. Muito inteligentes e treinando mais de 8 hora por dia na academia de Cícero Costha, João e Paulo estudaram a posição e desenvolveram muitas variações do Berimbolo.

Leia Mais Sobre os Miyao...

Os Miyao tem um biótipo franzino e uma flexibilidade extraordinária, o que contribuiu para que eles pudessem ter o giro necessário para desenvolver esta posição vista poder muitos como complexa. À partir daí eles desenvolveram um jogo perfeito de Berimbolos  fazendo jus ao principal ensinamento de Helio Gracie, no qual dizia que o Jiu Jitsu é a arte criada para dar oportunidade ao mais fraco vencer o mais forte.

Disputado sempre nas categorias pena ou pluma, os irmãos Miyao colecionam muitos títulos em suas carreiras inclusive inúmero absolutos. Através do seu jogo de Berimbolo superaram gigantes e provaram a eficiência desse estilo de luta!

O melhor disso tudo, é que o BJJ Fanatics juntamente com João e Paulo, acaba de lançar uma verdadeira enciclopédia que te ensinará todos os ajustes, pegadas, macetes e truques desse jogo moderno e secreto que ganham a cada dia mais espaço não só dentro das academias, mas também é visto frequentemente sendo utilizado por muitos campeões durante as competições!

Confira esse conteúdo exclusivo e chegue com um novo arsenal de berimbolos  na sua academia, seus amigos não vão entender de onde você tirou um jogo tão sinistro e eficietente! 

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos