X Close
Your Cart
Keep Shopping
Descubra Porque Idosos Devem Praticar Jiu Jitsu

Descubra Porque Idosos Devem Praticar Jiu Jitsu

É meus amigos fanáticos se tem algo que temos certeza na vida é que vamos envelhecer e muitas pessoas encaram o envelhecimento como algo ruim, porém o corpo só sentirá os sinais da idade se nós permitirmos. É claro que um homem de 65 anos não terá o mesmo vigor e a mesma força de um jovem de 19 anos, porém se for incentivado a levar um vida melhor ele poderá envelhecer nos números, porém com mais saúde. O mais importante para qualquer pessoa é nunca deixar que a mente envelheça porque ai sim estaremos velhos.

É nítido que atualmente com o desenvolvimento da medicina e a busca por uma vida mais saudável está elevando a expectativa de vida dos nossos idosos dessa forma eles tem mais tempo disponíveis para eles depois da aposentadoria.

Um triste fato sobre os idosos é que muitas das vezes eles são abandonados por suas famílias que preocupam-se apenas com seus umbigos e esquecem daqueles que deram tudo para criá-los. A verdade é que de acordo que vamos envelhecendo realmente precisamos da ajuda de outras pessoas, isso é algo inquestionável, mas não significa que estamos inválidos e não podemos mais viver novas aventuras e não só podemos como devemos e o Jiu Jitsu pode se tornar um grande aliado da vida feliz e saudável em qualquer etapa da vida.

Muitas pessoas tem o Jiu Jitsu como uma arte violenta, perigosa, que não deve ser praticada por pessoas comuns, mas ainda bem que está percepção sobre a Arte Suave está mudando! E hoje é possível ver crianças e mulheres se dedicando afinco para esta arte que antes era considerada uma arte marcial de pit boys.

E porque não integrar nossos amados idosos a esses números. Já é possível ver em várias academias idosos se entregando a paixão pela arte suave. Alguns pessoas acharão um absurdo, visto que por ser um esporte de contato e pelo fato de fisicamente os idosos serem mais frágeis eles podem se lesionar com facilidade.

É claro que acidentes podem acontecer a todo o momento no Jiu Jitsu nem mesmo nós que somos mais novos somos imunes a machucados, mas estes podem acontecer em qualquer lugar praticando ou não Jiu Jitsu e não necessariamente dentro de um tatame.

As pessoas precisam entender que os idosos precisam ser inseridos dentro da sociedade e não ser colocado num asilo esperando o fim da vida. O idoso ainda tem muita coisa para viver e muitos prazeres para desfrutar em sua vida.

Não existe nenhuma restrição à pratica de Jiu Jitsu, pelo contrário, hoje é possível ver pessoas deficientes dando show de técnica é tendo um vida excelente acima de qualquer limitação física, provando mais um vez que o Jiu Jitsu é para todos e que os benefícios da praticado do mesmo transcendo o físico e melhora também a alma.

Já dizia o grande Mestre Hélio Gracie que a Arte Suave era feita exatamente para pessoas mais fracas e mais frágeis. Ele mesmo era um jovem franzino e de saúde frágil, e por muitas vezes teve os pedidos negados de praticar a mesma arte que seus irmãos praticavam, pois era considerado muito fraco para tal.

Contrariando todas as expectativas o jovem Hélio adotou um sistema de alavanca extremamente eficiente para vencer adversários bem mais fortes do que ele sem precisar da força bruta e aí surgiu o nosso tão amado Jiu Jitsu Brasileiro. Hélio Gracie comprovava sua teoria com seu próprio exemplo e com sua própria vida, onde ele pode ser visto praticando Jiu Jitsu até pouco antes de sua morte, detalhe que vale a pena ser ressaltado é que Hélio já tinha mais de 90 anos e ainda freqüentava o tatame e aplicava suas incríveis técnicas.

Seguindo essa linha de raciocínio o BJJ é uma arte perfeita para ser praticado pelos mais experientes, para que estes mesmo não tendo o mesmo vigor físico, possam usufruir de todos os benefícios que a arte suave possa vir a trazer para todos aqueles que decidem se entregar aos seus encantos!

Confira abaixo os benefícios da prática do BJJ para os idosos!

Envelhecimento Saudável

Não tem jeito! Todos nós envelhecemos fisicamente e com isso vem as doenças características da idade, porém isso pode ser facilmente revertido desde que o indivíduo mude seus hábitos e pratique uma atividade física! O Jiu Jitsu é capaz de ajudar a manter o sistema cardiovascular saudável, assim como permite o fortalecimento do corpo, dos ossos e das articulações.

Manutenção do Peso

O homem adulto tem uma vida mais ativa, trabalho, cuidado com a família enfim, porém a medida que a aposentaria chega e a família cresce eles se torna mais sedentário e isso pode ser um fator de aumento de peso! Todos sabem que o sobrepeso pode ser um grande problema para o ser humano. Imagine então o perigo que ele pode trazer para os idosos? Dessa forma o Jiu Jitsu se torna uma grande ferramenta par manutenção do peso e saúde de quem o pratica!

Mente Saudável

Não adianta estar com o corpo ativo e saudável se a mente não está! Todos sabem que a nossa mente pode ser um dos maiores inimigos que enfrentamos pelo caminho! E já foi comprovado que o Jiu Jitsu é uma excelente arma contra doenças da mente como ansiedade e depressão, doenças muito comum com o passar dos anos! Dentro do esporte o idoso aprenderá a conhecer seu corpo, a lidar com situações difíceis e estressantes e também a manter a calma.

Sociabilidade

E o maior benefício da arte sem duvida é a capacidade de fazer novos amigos! É muito relato que os idosos se sentem sozinhos e dentro do Jiu Jitsu o que não vai faltar são pessoas para acolhe-los e ajudá-los!

Como praticar Jiu Jitsu na terceira idade?

Já sabemos que a força deve vir em segundo plano, por isso a técnica sempre prevalecerá! E para isso a equipe do BJJFANATICS está preparada para lhe ajudar! Aqui você encontra tudo o que precisa para refinar sua técnica e treinar Jiu Jitsu para o resto de sua vida!! Venha aprender com Bruno Malfacine, Irmãos Miyao e muito mais!!!

Estamos esperando por você!! Não fique de fora dessa!

 COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores