Invista Na Guarda Laçada Para Ter Sucesso No Jiu Jitsu

Invista Na Guarda Laçada Para Ter Sucesso No Jiu Jitsu

O objetivo de todo Jiujiteiro é ser um bom lutador, ter sucesso no esporte e principalmente conhecer e dominar o maior número de posições possíveis! Este é o segredo para se dar bem dentro do Jiu Jitsu. O jogo dentro da arte suave se desenvolve basicamente em ser guardeiro ou passador. O guardeiro é aquele que ficar por baixo e utiliza suas pernas e suas pegadas para raspar ou até mesmo finalizar o oponente. Já o passador é o atleta que fica por cima e tem o objetivo de transpor as penas daquele que faz guarda.

Tendo esse conhecimento podemos fazer uma análise mais profunda dessas posições. Muito tem a ideia equivocada de que ficar por baixo não seria uma boa opção uma vez que este atleta ficaria suscetível a amasso e muito pressão do adversário que age como o passador. De fato essa analogia não está completamente equivocada. Ficar por baixo deixa o atleta mais vulnerável sim, mas apenas aqueles que não tem o domínio e não sabem a arte de fazer guarda!

Sim fazer guarda é uma arte! Nem todas as pessoas se adaptam a este tipo de posição exatamente por terem que aprender a lidar com a pressão do passador e ter que esperar o momento certo para agir. O guardeiro deve conhecer muito bem as posições, saber utilizar suas pegadas em seu favor e o mais importante ser um grande estrategista. Para fazer guarda e torná-la efetiva é preciso saber fazer as pegadas corretas , usar as pernas como escudo e também com arma e sem sombra de dúvidas pensar o tempo inteiro em cada movimento que irá fazer e a partir disso fazer guarda se torna algo prazeroso e você consegue surpreender até os melhores passadores de guardas que surgirem em seu caminho.

Falando em guarda, todos sabem que existem um infinidades delas no Jiu Jitsu, tem a guarda fechada, aranha, gacho, de la Riva, meia guarda,guarda X entre tantas outras. Porém hoje dedicaremos esse post inteiramente para falar de uma guarda que a primeira vista parece complexa mas na verdade é simples e muito eficiente! Estamos falando da famosa Guarda Laçada!

Para quem ainda não está familiarizado como as nomenclaturas das posições dentro do Jiu Jitsu e não associa o nome ao movimento nos vamos detalhar com funciona essa posição para que aqueles que não conhecem identifique a posição da qual estamos nos referindo.

A guarda Laçada, ou simplesmente Guarda Lasso, se caracteriza quando o atlete que está por baixo na condição de guardeiro utiliza uma de suas pernas para envolver um dos braços do oponente uma das pernas é passada por fora deste braço dominando e fazendo um gancho com o pé na axila de seu oponente.

Para executar esse tipo de guarda é necessário que o guardeiro seja astuto e tenha uma boa flexibilidade, mas não se preocupe com muito treino, muita repetição e muito estudo é possível que se especialize nesta guarda.

A partir dessa guarda é possível uma infinidade de raspagens e claro inúmeros ataques fatais. No início pode parecer perigosa de se fazer, pois a primeira vista pode deixar o caminho livre para o passador, mas ao entendê-la afundo descobre-se que ela é um forma de arapuca perfeita para surpreender o passador.

Essa guarda no início era muito utilizada como forma de travar o oponente e evitar que ele concretize a passagem de guarda, dessa forma ajudava  controlá-lo até que o guardeiro conseguisse repor a guarda para outra mais efetiva.

Porém começou-se a perceber que está guarda poderia sim ser utilizada como forma de ataque e não só uma maneira de defesa, então grandes atletas do mundo do Jiu Jitsu passaram a estudá-la e criar formas de atacar utilizando essa guarda. E um nome do meio do Jiu Jitsu que é referência quando se trata de guarda laçada e o grande Marcos Tinoco, conhecido por sua guarda infalível ele é um verdadeiro especialista na guarda Lasso!

Conheça um pouco da história dessa fera

Marcos Tinoco, conhecido como “Lekinho” nasceu no dia 18 de Dezembro de 1988 e Araruama, no Rio de Janeiro. Aos 16 anos Marcos Tinoco ingressou no Jiu Jitsu, na equipe de Juan Soares. Não demorou muito para que o jovem rapaz começasse a se destacar no mundo do Jiu Jitsu, se mostrando um aguerrido competidor.

Com o passar do tempo e graças a influência de sua esposa Hana, Tinoco passou a integrar a equipe do Grande Marcelinho Garcia então muita coisa mudou na vida de Tinoco. Com a ajuda do Mestre e da nova equipe conquistou grandes títulos importante incluindo o campeonato mundial em 2014.

No dia 19 de abril de 2015, Marcos Tinoco foi promovido a sua faixa preta por Marcelo Garcia e desde então tem provado o seu valor e a eficiência de sua temida Guarda Laçada nas competições. Recentemente em um luta casada na modalidade NO GI, a fera de Marcelinho Garcia superou outro grande nome do Jiu Jitsu, a lenda Rômulo Barral, mostrando um incrível desempenho e uma qualidade técnica ímpar!

Tinoco foi Campeão Brasileiro (CBJJ) em 2018, Bi Campeão Pan Arms Nogi (2015 / 2018) e três vezes medalhista em mundiais da IBJJF na faixa preta, Marcos teve incrível campanha na faixa marrom de 2014, onde venceu torneios importantes como o Mundial (IBJJF) e o New York Pro (IBJJF)

 

Leia Mais Sobre Tinoco...

 

A guarda Laçada pode ser uma grande ferramenta no seu jogo para que você se torne um guardeiro ainda mais sagaz! Com essa guarda você pode fazer ataques furtivos raspar seu oponentes com facilidade e ainda aprender grandes ataque que pode ser feitos a partir da mesma!

Não há melhor para explicar porque você deve investir nessa guarda que um vídeo demonstrando sua eficácia diretamente com a fera Marcos Tinoco

 

Quer aprender todos os segredos dessa temida guarda e vencer seus oponentes?

Conte com a ajuda do BJJFANATICS! Nossa plataforma conta com um curso exclusivo com Marcos Tinoco, o especialista da Guarda Lasso, onde eles te ensinará todos os detalhes e segredos dessa valiosa guarda!

O que está esperando?? Aproveite nossa incrível promoção de páscoa e venha logo conferir!!

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores