X Close
Your Cart
Keep Shopping
Gabriel Medina Conquista O Bicampeonato Mundial De Surf E Esta Modalidade Esportiva Está Mais Conectada Ao Jiu Jitsu Do Que Você Imagina

Gabriel Medina Conquista O Bicampeonato Mundial De Surf E Esta Modalidade Esportiva Está Mais Conectada Ao Jiu Jitsu Do Que Você Imagina

Nesta segunda-feira  dia 17 de Dezembro de 2018 Gabriel Medina tornou-se bicampeão mundial de surfe. O brasileiro conquistou o segundo título na carreira após bater o sul-africano Jordy Smith na semifinal do Pipe Masters, no Havaí.

O que muitos não sabem é que o Surf e Jiu Jitsu são esportes que tem uma forte ligação há muito tempo. Um dos precursores desta união entre as duas modalidades foi o grande mestre e lenda do Jiu Jitsu Rolls Gracie. Esse era um dos Gracies mais destemidos, considerados por muitos o melhor lutador de Jiu Jitsu de todos os tempos.

Rolls Gracie era conhecido por seu espírito aventureiro, foi um grande lutador e um líder dentro e fora dos tatames. Foi um dos pioneiros para esta conexão entre Jiu Jitsu e Surf.  Como Rolls tinha alguns alunos que eram surfistas, ele começou também a aderir a pratica do surf como hobby.

Após isto outros membros da família começaram a interessar pelo surf sem abandonar o Jiu Jitsu. Relson Gracie seu primo se tornou o maior instigador dôo surf na tradional família Gracie, sua aproximação com esta modalidade foi tão forte que Relson foi para o Havaí em 1988 á contra gosto de seu pai, para disseminar o Jiu Jitsu e aproveitar as melhores ondas do planeta.

Esta “onda” do surf continuou a angariar outros membros da família. Rickson Gracie e Royler Gracie também se tornaram grandes fãs do Surf e contribuíram muito para a aproximação dos dois esportes.

Rivalidade Entre Jiu Jitsu e Surf

No começo essa relação teve alguns problemas, que foram cruciais para fortalecer ainda mais a união entre o BJJ dos Gracie’s e o Surf de Medina.

O primeiro confronto entre surfistas e jiujiteiro se deu quando Rolls Gracie pegou uma onda de um famoso surfista chamado Daniel Sabbá, que na época além de amante do Surf também era faixa marrom de karatê. Nessa época a família Gracie ainda não era tão conhecida e nem o Jiu Jitsu tão famoso. Foi uma briga generalizada Rolls voltou a praia com seus alunos e juntaram em torno de 30 surfistas. Daniel Sabba conta que levou um queda de Rolls que já caiu montado, nesse instante ele mesmo desistiu da briga e chamou o Gracie de ninja. Um cara com um biotipo franzino que fazia coisas extraordinárias fazendo o uso de técnicas daquela arte até então desconhecida.

Confira abaixo o vídeo onde Daniel Sabba, a lenda do Surf e fera Rickson Gracie contam mais sobre essa fantástica história.

Depois desse momento de tensão, houve muito interesse por aquela arte que derrubou os surfistas. No dia seguinte após a briga Rolls e Sabba se encontram novamente na praia ficaram grandes amigos e o surfista Daniel Sabba começou a treinar Jiu Jitsu com Rolls tornaram grandes amigos.

E não pense que os confrontos entre Jiujiteiros e surfistas parou por ai, outro grande embate se deu entre o surfista e havaino Byron Amona e Rickson Gracie. Depois de um desentendimento o havaiano quebrou a prancha de um amigo de Rickson chamado Malibu, que depois disso também se tornou praticante de Jiu Jitsu. Continuando, Rickson e os amigos quebraram a prancha de Amona também, o que gerou grande confusão resultando no embate entre os dois. Nessa luta Rickson conseguiu aplicar um mata leão no adversário conseguindo dominar a luta e mostrar a eficiência do Jiu Jitsu, lutando e vencendo um cara que tinha o dobro de seu tamanho.

Isso trouxe ainda mais visibilidade para o BJJ, pois ficou evidente que o Jiu Jitsu era uma arte perfeita para que um homem pequeno conseguisse vencer alguém bem maior do que ele.

Hoje Jiu Jitsu e Surf estão em paz

Após esses eventos que foram importantes para a história do Jiu Jitsu e do Surf, tudo se normalizou e esses esportes andam lado a lado. Muitos lutadores de Jiu Jitsu também são adeptos do Surf e vice e versa. Um grande exemplo disso é Murilo Bustamante, o líder da Brazilian Top Team e faixa preta de jiu jitsu do lendário mestre Carlson Gracie é surfista amador há aproximadamente quatro décadas.

“O surfe na verdade te dá muito equilíbrio. E é um esporte que você precisa de muita resistência e explosão também. Você precisa de muita explosão para entrar nas ondas, furar as ondas. Essa combinação com a parte motora e respiratória do jiu-jítsu é muito boa. Dá muita saúde e condição física muito boa. Os dois podem se completar” Declarou Murilo.

De lá para cá, muitos surfistas passaram a praticar a arte suave, como Kelly Slater, o maior campeão da história do surfe profissional, assim como muitos atletas do Jiu-Jitsu resolveram pegar onda.

Quer aprender mais sobre a arte que surpreendeu os surfistas e saber como vencer oponentes mais fortes?

Nós do BJJFANATICS vamos te ajudar!! Nosso site tem o curso perfeito para você que quer saber como vencer os grandões. E ninguém melhor para ensinar isto do que O Pequeno Gigante Bruno Malfacine! Esse cara coleciona 10 títulos mundiais e sabe exatamente o que fazer para vencer oponentes bem maiores do que ele, e você pode aprender todos os segredos dessa fera.Este curso está sensacional. Pare de levar amasso e sofrer com os caras mais pesados!

Adquira logo seu curso e surpreenda seus adversários!!

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos