X Close
Your Cart
Keep Shopping
Jiu Jitsu Na Luta Contra A Depressão

Jiu Jitsu Na Luta Contra A Depressão

As doenças da mente são tão nocivas quanto as do corpo e tem o poder de derrubar até o mais forte dos homens. A depressão é considerada uma das maiores doenças do século, mas nem tudo está perdido. O nosso Jiu Jitsu pode ajudar e muito no combate e no tratamento dessa terrível doença.

Com já sabemos o Jiu Jitsu traz inúmeros benefícios a saúde do praticante.  Não só a prática do Jiu Jitsu, mas de qualquer esporte. Para quem não sabe a pratica regular de exercícios físicos libera serotonina que é um dos mediadores químicos do nosso organismo responsável pelo nosso humor. Um estudo realizado por cientistas norueguês comprovou que a partir da primeira sessão de exercícios já ocorre uma alteração positiva na pessoa que sofre desse mal.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)a depressão atinge cerca de 340 milhões de pessoas no mundo todo e nos mais variados graus (de leve a severa).E se caracteriza por um estado de estresse extremo que causa muita dor, desespero, impotência e desapego com a vida.

A pessoa que se encontra nessa situação deve ser estimulada constantemente á pratica do exercício para que o efeito seja duradouro, entretanto ela deve entender que o acompanhamento com um profissional adequado como um psiquiatra e/ou psicólogo e de suma importância para lidar com a doença. Além disso o efeito positivo do esporte na vida da pessoa que tem depressão é gradativo, não será de uma hora para outra, ele já sentirá um pequena melhora nos primeiros treinos, mas a melhora significativa pode demorar algumas semanas ou até meses.Assim, a prática regular do Jiu Jitsu ajuda consideravelmente no caminho de saída da depressão.

Arte suave vai muito além de somente melhorar a saúde mental, como é um esporte em grupo e exige contato com outras pessoas ele também ajuda na parte social, nele é possível fazer novas amizades, traz novos conhecimentos de mundo e de ideias, diminuição da timidez que também são cruciais para afastar os distúrbios mentais.

Além de desenvolver a parte física, química e social do praticante, o Jiu Jitsu fortalece e blinda a mente do atleta contra qualquer intempérie que possa surgir. Um super exemplo disso foi quando o craque João Gabriel Rocha faixa preta da equipe Soul Fighters, que entre os anos de 2013 e 2014 enfrentou e saiu vitorioso de uma das maiores batalhas de sua vida contra o adversário mais cruel, o câncer. Para ele, o Jiu Jitsu foi ferramenta imprescindível na maior vitória de sua vida.

Eles estava no auge de sua carreira pronto para lutar os campeonatos mais importante mas foi acometido por essa terrível doença, ao invés de se abalar ele dava o melhor de si e segurava as pontas assim como se estivesse em uma luta dura com um adversário mais brabo da categoria que precisava resistir mais um pouco para sair vitorioso.

A pessoa que sofre com a depressão tem um sentimento de inferioridade e culpa aflorados, ela sente menos que os outros e até mesmo indigna de receber atenção, e dentro dos tatames a história muda de figura, dentro do tatame convivendo com várias pessoas diferentes onde seus amigos de treinos se tornam verdadeiros psicólogos, aquele bate papo no pós treino, um conversa saudável é capaz de alterar esse estado psíquico. Muitos consideram os companheiros de tatame como uma segunda família o que de fato é verdade, pois o vínculo que se faz dentro do dojo permanece fora dele.E este sentimento de acolhimento e aceitação é de suma importância para quem passa pelo drama da depressão.

O Jiu Jitsu nos ensina a lidar com a pressão, com as situações complicadas, onde temos que pensar e nos acalmar quando nos encontramos nas circunstâncias mais perigosas e isso passa a fortalecer nossa mente fazendo com que sejamos mais ponderados na nossa vida reconhecendo os limites que podem ser ultrapassados.

Com o uso de medicamentos controlados, perde-se um pouco da concentração e até a memória fica um tanto quanto fraca, mas com a perseverança nos treinos, as repetições de posição, e o autoconhecimento corporal. Aprende-se a focar novamente a atenção, e força a memória a trabalhar, depois de um tempo, a cabeça volta a funcionar como nova. Quando uma pessoa está deprimida, o sentimento de culpa é quase que constante, ela se sente incapaz, e passa a ter certa aversão ao convívio social, preferindo o isolamento.

O Jiu Jitsu não é e não será uma formula mágica que destrói todos os problemas, ele é mais uma ferramenta que irá auxiliar a combater esses males que podem afetar a qualquer pessoa, uma mente sã e a melhore coisa que podemos ter.

A pessoa que sofre com isso deve entender que ela precisa ser firme e enfrentar sua mente de frente, ela irá tentar te sabotar a todo o momento, mas você deve ser mais forte do que ela,  quando o sentimento negativo chegar deve dizer “não eu sou mais forte e  isso não irá me derrubar”.  

O Jiu Jitsu é um esporte que trabalha conjuntos, trabalha o corpo, ajuda no convívio social e fortalece a mente. BJJ é saúde!! Com ele você fará novos amigos, aprenderá novas coisas, sentirá emoções que só ele poderá lhe proporcionar e ainda de quebra estará cuidado de sua saúde física e mental. O seu maior inimigo vive dentro de você, se conseguir o dominar nada poderá lhe deter!

Quer aprimorar seu jogo de Jiu Jitsu?

Já sabemos que o Jiu Jitsu é um esporte de técnicas e quem não esta com ela em dia poderá ficar para traz. Pensando nisso o BJJFanatics está disponibilizando para você vários curso com as melhores técnicas feitas pelos maiores campeões de todos os tempo como Rodolfo Vieira e Bernardo Faria, com essa feras você aprender os segredos para efetivar um bela passagem de guarda com toda a pressão do mundo.

Não perca tempo e venha conferir!!

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores