Como Um Atleta De Jiu Jitsu Deve Lidar Com As Lesões

Como Um Atleta De Jiu Jitsu Deve Lidar Com As Lesões

Uma das coisas mais comuns em esportes de contato como o Jiu Jitsu são as lesões.

Elas podem ter inúmeras causas, inclusive ser geradas no calor da luta ou dos treinos, onde há grande possibilidade de ocorrer algum acidente que pode gerar lesões leves ou graves.

O maior medo de um atleta ao sofrer uma lesão, não é a dor, o tratamento ou os remédios que terá que tomar para se recuperar, mas sim saber se poderá continuar a treinar ou não e quanto demorará para retornar aos tatames .

Aquele que é um “viciado” no esporte não se permite descansar para recuperar da lesão e isso é um grande perigo para sua saúde podendo agravar suas lesões e trazer consequências irreparáveis.

Para um bom desempenho nos treinos e nas competições é preciso que o atleta esteja 100% e devido à intensidade de treinos de um competidor isso quase nunca acontecerá.

A ferramenta utilizada por qualquer praticante de Jiu Jitsu é o seu corpo e infelizmente ele não é uma máquina que ao trocar uma peça volta ao seu funcionamento perfeito. É preciso que descanse siga as orientações corretas do médico para que volte a ter um bom rendimento nos treinos e se recupere inteiramente dessa lesão.

As lesões nem sempre podem ser evitadas, mas há algumas lesões que não ocorrem por acidentes, podendo ter causas específicas. Podem ser causadas pelo desgaste físico, excesso de treinos, erros na execução de movimentos, má alimentação, entre outras causas.

Apesar de não ser uma máquina, o corpo humano é uma coisa incrível e ele se adapta as mais variadas condições. Como uma forma de defesa ele sempre apresentará sinais que algum está errado em seu funcionamento, esses sinais podem ser dor, limitação de movimentos e o atleta deve estar sempre atento aos sinais.

Há também aquelas lesões que são causadas pelo ego. Essas são as lesões mais difíceis de lidar, pois ela afeta também o psicológico do atleta.

Nos treinos ou nos campeonatos o atleta deve ter a consciência que ele precisa do seu corpo para tudo, aqueles que não vivem do esporte mais competem esporadicamente, precisam priorizar sua integridade e compreender que eles tem uma vida fora daquele mundo e que uma lesão pode prejudicar outras áreas do seu cotidiano.

A decisão de resistir a um golpe encaixado cabe ao atleta, mais a probabilidade de uma lesão é imensa. É importante analisar que o momento onde o ego falará mais alto pode gerar consequências posteriores como afastamento do trabalho, gastos com tratamentos, médicos e remédios e o maior terror de qualquer lutador, o afastamento dos tatames. E dependendo da gravidade pode ser por um curto prazo ou por tempo indeterminado.

O medo de perder norteia as decisões mais difíceis e elas podem ser muito imprudentes, às vezes é melhor dar um passo pra trás e ter a oportunidade de começar de novo ou de continuar tentando, do que preferir resistir até ultrapassar os seus limites lidar com os resultados dessa escolha.

A importância do devido cuidado com a lesão

Quando uma lesão aparece é muito importante que seja dado a ela um cuidado especial, o lesionado deve procurar um profissional capacitado para fazer a avaliação correta dos membros que foram afetados e para que possa indicar o tratamento mais correto para aquela cuidar daquele trauma sofrido, evitando assim que o agravamento da mesma.

Há casos mais simples em que o descanso e gelo resolverão o problema. Mas todo atleta em um momento de sua carreira passará por essa situação e terá alguma lesão, seja ela simples ou complexas, sendo ele profissional ou amador. O mais importante é que ele fique atento e procure o tratamento adequado para que possa o mais prevê possível retornar as suas atividades.

O professor tem papel fundamental no esclarecimento e orientação dos seus alunos, principalmente aqueles que são iniciantes ou menos graduados e estão mais propensos a se lesionar, pela falta de técnica e por serem mais afoitos. Está e uma de suas funções, a sua experiência, seus anos de conhecimentos e preparo para estar à frente de uma turma repassando seu conhecimento serve também para zelar pela saúde física e integridade dos seus alunos.

Após o tratamento e a cura da lesão é hora de voltar aos treinos

Este é um momento delicado, o afastamento do treino mesmo que tenha sido por um curto período, altera o gás e a resistência física daquele que a sofreu. O medo de se lesionar novamente vai estar presente durante um período de tempo, as posições que precisam movimentar a área que foi lesionada serão realizadas como muito receio e cuidado, mas aos poucos ele se adaptará novamente, só precisará ser muito paciente e ter muita persistência até que seus treinos voltem a ser como eram, mas precisa estar ciente  não será um período fácil.

Toda lesão ensina algo ao atleta, com ela ele aprende a ser mais inteligente, ser menos afoito, aprende também a dosar sua força e usá-la somente nos momentos necessários, começa ter um jogo mais pensado e menos ousado. A lesão faz parte do crescimento pessoal e profissional de todo praticante de artes marciais. Ela os torna mais resistentes e fortes.

O que posso fazer para melhorar meu Jiu Jitsu enquanto estou lesionado

As lesões podem ter inúmeras causas e tratamentos adequados, o mais indicado é procurar um profissional que indicará quais atividades você poderá fazer para auxiliar na cura do trauma.

Mas enquanto não pode utilizar o corpo nos treinos, você pode utilizar a mente e estudar o Jiu Jitsu.

Isso mesmo, ESTUDAR!!!

Jiu Jitsu não é só chegar nos treinos e  partir pra porrada, ele é um esporte complexo, um jogo de estratégia. Aquele que melhor se prepara e estuda cada passo a ser dado será diferenciado dos demais.

Se não puder fazer nenhum treino corporal, use seu tempo ocioso como uma forma de treinamento mental, a famosa frase que a “técnica supera a força”, cabe exatamente nesse momento, o atleta que estuda sobressai aquele que só faz força e não entende o verdadeiro objetivo da arte.

Então estude técnicas novas, aprimore as técnicas básicas, aprenda a fazer uma passagem de guarda monstruosa como a de Rodolfo Viera, aprenda a ajustar perfeitamente a Kimura com Robson Mau Mau e descubra mais sobre a ousadia de Leandro Lo.

O BJJ Fanatics preparou cursos exclusivos para que você consiga melhorar seu jogo e estudar as técnicas em qualquer lugar.

Venha conferir!!!!

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores