Luiz Panza Completa 29 Anos De Idade, Conheça Um Pouco Mais Da História Desse Casca Grossa Do Jiu Jitsu
Na última quinta-feira, dia 21 de fevereiro de 2019, o atleta Luiz Fernando de Azevedo Panza, conhecido como Luiz Panza completou seu 29º aniversário. O atleta celebrou a conquista em sua rede social do instagram postando algumas fotos de sua carreira como atleta e também com sua esposa e sua filha, veja a legenda dessa postagem:
“29 anos, beirando o master. Me faz relembrar todas as minhas escolhas, ações e a caminhada, eu faria tudo de novo, passaria pelas mesmas dificuldades e agiria da mesma forma, vejo meus sonhos se tornando realidade, porém, sempre ciente de todas as responsabilidades. Só tenho à agradecer tudo e à todos que fazem parte do processo, pois nunca foquei na linha de chegada e sim em fazer a jornada, da melhor forma possível!!”
Como forma de reconhecimento á esse grande atleta do nosso esporte fizemos esse post, que trará até você um pouquinho da trajetória desse campeão, confira!
Carreira
O lutador que acaba de completar 29 anos é nascido na capital Paulista, onde cresceu e passou grande parte de sua vida. Desde muito novo, Panza sempre foi uma criança muito “elétrica” e seus pais decidiram o matricular nas artes marciais para que o garoto pudesse gastar tanta energia, primeiro Panza treinou Kung Fu e depois Karatê.
Panza deu certo no Karatê e chegou até a faixa preta da arte marcial japonesa. Empolgado com as artes marciais, Panza sonhava em praticar MMA, porém seus pais não eram de acordo, e diziam que se ele quisesse treinar MMA deveria arcar com o próprio dinheiro que ganhava de mesada.
Panza juntou dinheiro para que pudesse começar a treinar a modalidade, ainda com 16 anos deu seus primeiros passos... Contudo, um episódio nessa época poderia ter encerrado a sua carreira nas artes marciais... Panza se envolveu em uma briga de rua com um cara que estava mexendo com a sua namorada, ao saber do ocorrido sua mãe deu uma dura no menino e o proibiu de praticar qualquer que fosse a arte marcial.
Sendo assim, Luiz teve que dar um tempo nas artes marciais, até que um amigo o convidou o para ingressar no Jiu Jitsu, seus pais não o deixavam, mas Panza foi insistente até conseguir convencê-los e conseguiu.
Dentro do Jiu Jitsu, Panza começou a treinar em 2007, e seu primeiro professor foi Edilberto da Ponte, da equipe da AOA (Academia Otavio Almeida) por onde ficou até a faixa roxa, alucinado com artes marciais Panza se deu bem no Jiu Jitsu e logo despertou a vontade de competir, obtendo ótimos resultados ainda nas faixas introdutórias.
Buscando uma academia mais competitiva, Panza trocou de academia, e passou a integrar o forte time de Marco Barbosa na Barbosa Jiu Jitsu, e foi por lá que Panza começou a se destacar nas competições de nível nacional e internacional.
Treinado com Marcos Barbosa Luiz Panza recebeu sua faixa marrom e sua no dia 17 de dezembro de 2012, sua cobiçada Faixa Preta e logo no seu primeiro ano como Faixa Preta conquistou importante títulos, confira os principais:
- Campeão Mundial Sem Kimono IBJJF (2016)
- Bi-Campeão Pan-Americano IBJJF (2016/2014)
- Campeão Pan-Americano Sem Kimono IBJJF (2013 categoria e absoluto)
- Campeão Brasileiro Sem Kimono CBJJ (2013 categoria e absoluto)
- Campeão do Grand Slam Los Angeles UAEJJF (2016)
- 3º Lugar Mundial IBJJF 3º Lugar (2017 categoria e absoluto/2013)
- 3º Lugar Pan-Americano IBJJF(2013)
"Ao longo de sua carreira um dos principais rivais de Panza era Bernardo Faria, os dois lutaram 6 vezes na faixa preta com 2 vitorias para Panza e 4 para Bernardo, sempre que os dois se encontravam em algum campeonato era certeza de uma combate eletrizante."
No ano de 2014, Panza foi convidado a dar aulas no exterior representando a equipe da CheckMat e com o aval de seu mestre Barbosa mudou-se para os Estados Unidos e hoje lidera uma das filiais da CheckMat na academia Black House na cidade de Redondo Beach estado da Califórnia.
Quando Panza foi convidado a deixar o pais, seu mestre Marco Barbosa mesmo sabendo que Panza mudaria de equipe aprovou a ida do atleta, visto que Panza era um aluno de muito sucesso e merecia a oportunidade de ser valorizado nos Estados Unidos da América.
Marco Barbosa é considerado um dos melhores passadores de guarda e meia guardado Jiu Jitsu, dono de uma técnica muito eficiente e apurada, executa passagens de guarda de “pressão” que exercem o domínio por cima obrigando ao guardeiro a ceder a passagem.
O BJJ Fanatics acabou de lançar incrível curso com todos os ajustes e detalhes, não só das passagens de guarda de Barbosa, mas com todas as suas habilidades e técnicas, inteiramente em português e com aulas exclusivas! CONFIRA!
O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)