Porque A Maioria Dos Lutadores De Jiu Jitsu Desistem Na Faixa Azul?

Porque A Maioria Dos Lutadores De Jiu Jitsu Desistem Na Faixa Azul?

Uma das faixas mais complicadas no Jiu Jitsu sem dúvida é a faixa azul, não pela dificuldade das técnicas e sim pela transição de iniciante para graduado. Na faixa branca querendo ou não, não existe aquela obrigação de ser bom, você ainda está na fase probatória, por tanto ainda tem um pouco de regalias perante os demais.

Todos os faixas brancas ficam loucos para migrarem logo para o grupo dos faixas azuis, por acharem que a sua faixa não é tão importante assim no Jiu Jitsu, porém estamos para dizer que ela é sem dúvida a faixa mais importante dentro do Jiu Jitsu, uma vez que se a base for bem feita ela te sustentará até o fim,  independente de qual faixa você estiver!

Porém chegará um momento na vida de todos que a responsabilidade será chamada, e você precisará sair da condição de novato, para veterano e isso se dá na faixa azul o problema é que muitas pessoas não agüentam a pressão que vem junto com a nova faixa e acabam desistindo do Jiu Jitsu antes mesmo de descobrir a melhor parte de sua caminhada.

De fato a faixa azul é um pouco mais difícil, mas é tudo uma questão de adaptação, se você se mantiver firme e forte logo se acostumará com sua nova posição dentro do Jiu Jitsu. Por isso é tão importante que as etapas sejam respeitadas dentro do Jiu Jitsu, uma faixa antecipada pode acabar com o futuro de um atleta promissor, tudo porque as coisas foram apressadas.

Mas afinal qual é a explicação para tanta desistência na faixa azul

Uma coisa precisa ser dita! Nem todos que começaram com você permanecerão dentro do Jiu Jitsu, muitos desistirão no meio do caminho, isso é natural, mas na faixa azul é a maior incidência de abandono e existem algumas teorias que explicam esse fenômeno.

“Encanto acabou”

Isso acontece mais do que imaginamos! As vezes aquela empolgação inicial passa e muitas pessoas descobrem que aquilo não é para elas então elas abandonam o esporte e trilham outro caminho.

Mais responsabilidades

Na branca como já foi dito, existe uma certa tranqüilidade, mas a partir da faixa azul as coisas começam a ficar mais sérias. Os professores começam a olhar mais os graduados, com estão suas técnicas, frequencia, coisas que eram toleradas até a faixa branca não são mais toleradas e claro eles querem ver a evolução e que você sustente a faixa que está em sua cintura.

Além da cobrança externa aquela cobrança pessoal onde o atleta se sente inferior quando não consegue dar conta do recado nos treinos. Isso começa a diminuir o gosto do atleta pelo esporte e ele começa a falhar nos treinos, dar desculpas até o momento em que ele não sente mais prazer no que faz e desiste do Jiu Jitsu.

Lesões

As lesões também são um dos fatores que mais afastam os lutadores, após ficar um tempo longe dos tatames e ter que retornar com a mesma faixa que saiu, muitos não estão preparados para o processo de reabilitação dentro do Jiu Jitsu e preferem nunca mais voltar a treinar do que deixar o ego de fora e esperar o corpo se adaptar novamente.

Demora para graduar

Enquanto da faixa branca para azul não existe tempo estipulado para graduar, da azul para roxa existe um tempo mínimo de permanência que deve ser respeitado, mas lembre-se o tempo estipulado é mínimo os professores respeitando essa questão podem achar conveniente esperar um pouco mais para graduar o aluno e muitos não querem esperar esse tempo. Então com a demora para graduar novamente alguns acabam desistindo por falta de motivação e por falta de perseverança de vontade de querer se supera e querer aprender independe se virá ou não faixa.

O segredo é não se preocupar com a faixa que está em sua cintura e sim com a sua evolução! A cor da sua faixa não  lhe ensinará Jiu Jitsu, você precisa se dedicar a aprender mais e mais e quando a sua técnica está bem afiada é muito mais difícil desistir!

Quer aprender as mais variadas técnicas do mundo do Jiu Jitsu?

Você está no lugar certo! Com a ajuda da plataforma do BJJFANATICS você aprenderá tudo o que você precisa saber para sustentar sua faixa e nunca desistir do Jiu Jitsu e o melhor de tudo, terá como professores os melhores atletas do mundo do Jiu Jitsu como Leonardo Saggioro, Eduardo Telles e Thomas Lisboa!!

Não espere mais e venha logo conferir!!

GUARDA DE GANCHO DO BÁSICO AO AVANÇADO COM THOMAS LISBOA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

COMPRE AQUI

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

 

Marcadores