10 Dicas Sensacionais Para Lutar Seu Primeiro Campeonato De Jiu Jitsu E Ter Sucesso!

10 Dicas Sensacionais Para Lutar Seu Primeiro Campeonato De Jiu Jitsu E Ter Sucesso!

A maioria das coisas que acontecem na nossa vida é uma questão de experiência, tudo terá uma primeira vez e isso pode gerar uma ansiedade ainda maior, principalmente para nós jiujiteiros, quando decidimos lutar o tão temido primeiro campeonato!

O campeonato pode ser um bicho te sete cabeça para aqueles que nunca competiram, mas a verdade é que as pessoas ficam tão preocupadas em vencer ( ou perder) que acabam colocando vários empecilhos para não lutar e assim postergam esse evento que é de suma importância para a evolução de qualquer atleta.

O segredo para entender o mundo das competições e quebrar esse muro que há entre você e elas é competir pela primeira vez!

E isso mesmo! Não adianta você ficar imaginando centenas de coisas e não ter a sensação real então a equipe do BJJFANATICS trouxe para você dicas que vão facilitar a vida na sua primeira competição!

Qual peso ideal?

Essa é a dúvida de grande parte dos jiujiteiros que nunca competiram. Para quem não sabe os campeonatos são divididos por categorias de peso e de idade. E se você nunca lutou um campeonato provavelmente não terá ideia de qual seria o peso adequado para você competir, então neste caso você tem duas opções para solucionar essa questão: uma conversar com o seu mestre qual seria a melhor escolha de peso para você lutar, se seria interessante fazer um trabalho para subir ou para descer o peso de acordo com o seu tipo de jogo e as peculiaridades de sua categoria.

Ou então a segunda opção que seria mais tranquila seria lutar no peso em que você está para sentir como será o seu desempenho e a sua forma de lutar. Como dissemos acima a melhor opção para saber o que é melhor para você é experimentar, de acordo com os campeonatos que você for lutando você começará a perceber se esse peso está bom para você ou você deveria mudar.

Mas nunca deixe de tirar dúvidas com seu mestre ou professor ele está ali para te orientar e está a disposição para que você tire todas as suas dúvidas.

Dê preferência para os campeonatos menores

Se for a sua primeira vez em uma competição dê preferência para lutar campeonatos menores, isso te prepara para as competições maiores e sem aquela pressão que é comum nos grandes evento.

Você precisa se acostumar com as competições, sentir as sensações, lidar com o medo com a ansiedade, além dos valores das inscrições serem menores, você tem a oportunidade de lutar um campeonato que não é tão disputado assim, com um nível que não se iguala ao campeonato brasileiro, por exemplo.

Mas isso não significa que será fácil, é apenas uma estratégia para que atletas iniciantes adquiram essa experiência com mais tranquilidade até se acostumar com esse outro mundo que são os campeonatos. Mas se tiver condições financeiras e se sentir bem preparado você pode lutar quaisquer competições que todas elas trarão inúmeros benefícios para você sejam elas grandes ou pequenas.

Atente-se para a data do campeonato

Programação é tudo na vida de um ser humano, quanto você se programa para lutar uma competição deve estar ciente quanto a data da mesma para evitar que intercorrências aconteçam e você por determinado motivo não consiga comparecer ou então se confunda quanto a data da mesma. Mesmo sendo iniciante, independe de qual faixa você seja, você precisa ser profissional, talvez você não deseje isso mas se estiver disposto a lutar deve tratar isso com seriedade, pois as pessoas não estão ali de brincadeira elas estão em busca de um sonho e você deve tratar com a mesma importância se decidir competir!

Não vá por obrigação

Competir lhe trará experiências únicas que vão te amadurecer tanto com pessoas, tanto como atleta, você não sairá de lá sem uma parte do corpo e nem será submetido a uma sessão de tortura então não há o que temer. Mas não vá obrigado, isso ao invés de ser bom para você será prejudicial e poderá marcar o resto da sua carreira negativamente o poderá até lhe afastar do Jiu Jitsu, por isso vá trabalhando a sua mente e compreenda que participar de uma competição independe do resultado sem positivo ou negativo não mudará quem você é, apenas lhe deixará mais sábio e mais forte, para enfrentar os desafios do Jiu Jitsu e da vida também!

Leve dois kimonos

Isso é uma coisa que muitos atletas que são inexperientes pecam! Kimono estão sujeitos a rasgos, suor excessivo, sangue, enfim, que poderá ser necessária a troca, sem contar aqueles que não estão de acordo com as exigências da federação que você for lutar. Por isso se preocupe em saber as exigências das vestes para esse campeonato, na dúvida opte por kimonos brancos, pretos ou azuis que são os permitidos pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu. Jamais misture cores de kimonos e sempre leve um reserva para o caso de emergências!

A faixa também é um item a ser observado, confira se segue as exigências, se não está suja ou rasgada. Sua armadura é sua ferramenta de trabalho e deve estar em boas condições.

Comida e água

Nem sempre os campeonatos ofereceram meios de você ter acesso a alimentação, talvez pelo dia da semana e até mesmo pela localização do ginásio, então para evitar surpresas, leve opções de lanches práticos para não passar aperto. Boas opções são paçocas, doces de amendoim, mel, frutas, sanduíches naturais, isotônicos, e água muita água.

Papel Higiênico

Pode parecer engraçado, mas se as pessoas tivessem noção da importância desse item nunca o esqueceriam. Devido ao medo, estresse ansiedade podem ocorrer distúrbios intestinais e na hora do aperto o papel higiênico pode salvar mais a sua vida do que uma defesa sensacional de um triângulo.

Documentos

Outro item que os atletas se esquecem com frequencia são os documentos a determinadas federações que sem a devida identificação você não luta então melhor se precaver, além de tudo antes da competição confira seu nome, peso, categoria e todos os dados importante para que nada dê errado no tão esperado dia!

Não exagere na alimentação nos dias que antecedem o campeonato

Ansiedade pode mexer muito com o nosso organismo dessa forma é comum descontarmos na comida, por isso se contenha e busque opções mais saudáveis nas vésperas das competições, evite doces, frituras, lanches gordurosos espere o fim da competição para saciar o seu desejo, dessa forma você evita qualquer tipo de surpresa.

Não descuide de sua técnica

Se quer chegar no campeonato com mais tranqüilidade e evitar maiores surpresas o segredo é afiar a sua técnica, independe de qual for a sua faixa ela sempre será o que vai te salvar, quando melhor a sua técnica maiores são a suas chances de êxito então invista nela!

E se você precisa de uma ajudinha nos da equipe do BJJFANATICS estamos prontos para te auxiliar nesse preparo para a competição! Nós temos disponível para você um grande arsenal com os melhores cursos que contem as técnicas mais eficazes do mundo do Jiu Jitsu para se vencer competições afinal elas serão passadas a você por grandes feras do esporte que são verdadeiros campeões!

Aqui você aprenderá com Bernardo Faria, Rodolfo Viera, Leandro Lo e muito mais!A decisão de se tornar um grande campeão está nas suas mãos! Então aproveite nosso último dia de promoção onde todos os nossos cursos estão com um desconto IMPERDÍVEL!!

Não fique de fora e venha logo adquirir o seu!!

OMOPLATA TODO MUNDO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

 

Marcadores