X Close
Your Cart
Keep Shopping
Mão De Vaca No Faixa Branca Ou Leg Lock No Faixa Roxa, O Que É Mais Errado No Jiu Jitsu?

Mão De Vaca No Faixa Branca Ou Leg Lock No Faixa Roxa, O Que É Mais Errado No Jiu Jitsu?

Mão de vaca em faixa branca... Desde que o mundo é mundo esse sempre foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e nas academias, não é mesmo!? O Polêmico golpe que possui muitos amantes, mas também muitos que condenam já foi tema de nosso blog.

Hoje traremos mais um episódio desse polemico golpe da arte suave...

A mão de vaca nada mais é do que uma finalização que força a articulação do punho. Por se tratar de uma finalização com alto poder lesivo, só pode ser aplicada por á partir da categoria Adulto na faixa azul, de acordo com as regras da IBJJF.

Quando esse golpe é aplicado antes disso, nas categorias juvenis independentemente da cor da faixa, e faixas brancas de qualquer idade em caso de competição os atacantes serão desclassificados imediatamente.

Contudo, muito se vê nas academias pessoas que aplicam esse perigoso golpe em parceiros de treinos que ainda não estão aptos a recebe-lo oficialmente, fato esse que causa tanta discussão nas academias e nas redes sociais.

Pensando nisso, lembramos de outro golpe que assim como a mão de vaca é restrito de acordo com a graduação do praticante. Estamos falando dos Leg-lock ou chaves de joelho, como queiram chamar. De acordo com as normas da IBJJF esse golpe só pode ser praticado á partir da faixa marrom, porém assim como as “mãos de vaca” muitas vezes são sofridos e aplicados dentro das academias por praticantes que ainda não estão aptos a recebe-los.

 

Leia mais sobre Calasans...

 

Dessa forma fizemos uma pesquisa em nosso Instagram perguntando aos nossos seguidores qual dos dois golpes era mais inadequado aplicar em praticantes que ainda não estavam aptos. Com quase 200 votos, o campeão com 69% dos votos continua sendo a mão de vaca nos faixas brancas... Veja algumas justificativas da galera:

  • @sergiobritobjj – Faixa branca ainda está chegando cru na academia, já o faixa roxa está na metade do caminho e já tem que aprender a se defender de Leg Lock e outras posições para a faixa marrom e preta.
  • @silveriocj – O faixa branca não tem a maldade dos ataques, ou seja, nem sabe o que é mão de vaca, quando leva não dá nem tempo de bater... Só dizer “ái”
  • @duarteig – Fazendo uma analogia : mão de vaca em um faixa branca seria como empurrar alguém que acabou de andar (um bebê). Já o Leg Lock, seria empurrar uma pessoa que já está acostumada a andar (adolescente), Para a primeira é algo totalmente novo, já para o segundo, ele já tem equilíbrio e pode não cair, mas já tem maturidade para lidar com isso.

Com boas justificativas, os fanáticos nos convenceram que a maior “covardia” nos treinos de Jiu Jitsu continua sendo a mão de vaca nos faixas brancas... Contudo vale lembrar que esses golpes muitas vezes em algumas academias são liberados para algumas pessoas que teoricamente ainda estão inaptas a praticá-los, de acordo com a autorização dos professores, para que seus alunos possam ir se acostumando com os golpes que poderão sofrer no futuro.

Vale lembrar que esses golpes quando são pegos de surpresa em pessoas que não estão aptos a recebe-los podem machucar e até afastar seus companheiros de equipe. Então caso esteja treinando com um menos graduado que ainda não estão autorizados a praticar esses golpe, também não pratique contra eles...

O BJJ Fanatics conhece um cara que é um verdadeiro especialista nesses golpes de submissão... Esse cara é CLÁUDIO CALASANS! Veja esses vídeos de Calasans ensinando tanto uma poderosa mão de vaca da guarda fechada quanto um excelente ataque da chave de joelho.

Claudio Calasans é uma verdadeira fera do Jiu Jitsu e um mestre na mão de vaca e em Leg Locks, dominando estas posições melhor do que qualquer um no mundo. Ele sempre pega alguém com essas técnicas em praticamente todos os campeonatos!

O BJJ Fanatics disponibiliza dentro de um de nossos cursos todos os detalhes desses golpes fatais, com ele, o renomado Claudio Calasans especialista do assunto! Não perca a oportunidade de aprender tudo sobre a mão de vaca  e o Leg Lock de Calasans, com aulas totalmente em Português!

 

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos