Marcos Tinoco, O Cara Da Guarda Laçada No Jiu Jitsu!

Marcos Tinoco, O Cara Da Guarda Laçada No Jiu Jitsu!

Marcos Vinícius da Silva Tinoco, ou simplesmente “Marcos Tinoco” ou “Lekão”, nascido em 18 de dezembro de 1988 na cidade de Araruama, interior do estado do Rio de Janeiro. Marcos começou a treinar Jiu Jitsu aos 16 anos, em sua cidade natal sob orientação do Mestre Juarez Soares, na academia fundada por Juarez, DDR Jiu Jitsu, onde a sigla DDR significa Dedicação Disciplina e Respeito. 

Seu primeiro professor Juarez, vem da linhagem de linhagem de Monir Salomão e em sua época de aluno tinha como companheiros de treino, Júlio Cesar professor da GF Team e também Marcos Barreto.

Atualmente Tinoco integra uma geração de talentosos atletas da academia de Marcelinho Garcia na Alliance de Nova York. O atleta ficou famoso após uma incrível campanha na sua faixa marrom em 2014, onde venceu importantes campeonatos como o Mundial (IBJJF) e o New York Pro (IBJJF).

Especialista em guarda laçada (Guarda Lasso) e também em arm-locks, O “Lekão” é uma verdadeira máquina de finalizações e raspagens através desse sistema de guarda adaptado e modificado para ele.

Carreira

Iniciando sua trajetória como competidor sob comando de Juarez, seu primeiro professor, Tinoco logo no inicio de sua trajetória como atleta já se mostrava muito talentoso e também um atleta com vocação para inventar novas posições.

Nos primeiros anos, quando começou a disputar torneios já demonstrava um desempenho acima da média, se tornando um forte competidor, vencendo inúmeros torneios, locais e estaduais.

Buscando progredir no esporte, o atleta começou a disputar as maiores competições do planeta. Ainda na faixa roxa, com a ajuda de amigos Tinoco conseguiu tirar seu visto americano e recursos para fazer sua primeira viagem internacional para disputar o Pan Americano (IBJJF). Logo após o torneio, dispondo de uma técnica muito apurada e uma didática fantástica, o atleta foi convidado por seu amigo Eder Perciliano para trabalhar como instrutor nos Estados Unidos.

No ano de 2011, ainda na faixa roxa, Tinoco participou de seu primeiro campeonato Mundial (IBJJF), logo em sua estreia em mundiais ele conquistou o vice-campeonato em sua categoria e também no absoluto.

Em 2012, Tinoco participou pela primeira vez do World Pro Championship em Abu Dhabi, onde conheceu Hana, a mulher que se tornaria sua esposa, Hana convidou Tinoco para conhecer a academia de Marcelinho Garcia em Nova York, o lutador aceitou o convite e gostou muito da academia, no qual foi convidado a permanecer.

Seu desejo era ficar e para isso teve o consentimento de seu mestre Juarez, Tinoco passou então a integrar o Quartel General de Marcelinho Garcia em Nova York nos Estados Unidos, chegando ainda na faixa roxa e permanecendo até hoje.

Em 2013, com a mudança para Alliance, sua carreira decolou, com a ajuda de Marcelo Garcia e o apoio da equipe, já na faixa marrom Tinoco voltou a subir no pódio do torneio mais disputado do mundo, ficando com o Vice- campeonato Mundial de 2013. O Ano seguinte foi ainda melhor, Tinoco conquistou seu tão almejado título Mundial (IBJJF) e também foi campeão do Nova York BJJ Pro em 2014, tanto em sua categoria como no absoluto.

Com resultados tão expressivos Marcos foi promovido á faixa preta em janeiro de 2015, na principal divisão do Jiu JItsu Marcos não se intimidou e continuou a despontar como um grande atleta, suas conquistas são a prova disso. Confira os principais títulos de Marcos na faixa preta:

Campeão Brasileiro CBJJ (2018)
Campeão Europeu IBJJF (2018/2017)
Campeão Grand Slam Rio de Janeiro UAEJJF (2018)
Campeão Grand Los Angeles UAEJJF (2018)
Campeão Pan Americano NOGI IBJJF (2018/2015)
Campeão New York Summer Open IBJJF (2017)
Vice-campeão Campeonato Mundial IBJJF (2017)
Vice-campeão Campeonato Mundial NOGI IBJJF (2016)
Terceiro Colocado Campeonato Mundial IBJJF (2018)

Estilo de jogo

Marcos Tinoco é um especialista na Guarda Lasso, também conhecida como Guarda Laçada,através dessas técnicas, Tinoco é capaz de manter até mesmo os melhores passadores completamente desesperados, pois estarão e preso em sua guarda sem conseguir de forma alguma bombardear para chegar aos 100kg. Além disso, ele também é um especialista em arm-locks e quando seus adversários entram em sua guarda já estão certos que serão raspados ou finalizados.

A Guarda Lasso de Tinoco é um verdadeiro terror para os passadores de guarda, mesmo os mais talentosos e também os mais técnicos, nesse tipo de guarda eles ficam completamente vulneráveis nas mãos do guardeiro. Atualmente ninguém no mundo faz essa guarda tão bem quanto Marcos Tinoco. Lekão é uma verdadeira máquina de finalizações e raspagens através desse sistema de guarda adaptado e modificado para ele.

 

 

Muitos utilizam a Guarda Lasso apenas para manter seus adversários presos em suas guardas, Tinoco não! Além de manter os adversários completamente sem reação Tinoco faz da Guarda Lasso um dos tipos de guarda mais ofensivas do Jiu Jitsu atual.

O melhor de tudo isso é que, O BJJ Fanatics acabou de lançar incrível curso juntamente com Marcos Tinoco inteiramente em português onde o atleta nos revelou todos os ajustes, detalhes e técnicas utilizadas em sua Guarda Lasso, registrados de forma exclusiva!

Não deixe de conferir!!!

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores