Maria Victoria, A Guerreira Da Nova União Que Venceu Muitas Jornadas Até Conquistar A Prata No Europeu De Jiu Jitsu Em Lisboa
Hoje nós vamos conhecer a história de Maria Victoria Barboza, a atleta da Nova União, aluna de do Projeto Social de André Bastos que vem colecionando excelentes resultados nos principais campeonatos e que acabou de retornar do Campeonato Europeu com o Vice Campeonato.
Maria Victória tem apenas 18 anos, porém já tem em seu currículo muitos títulos de gente grande, ela já venceu o Campeonato Brasileiro com Kimono CBJJ 2 vezes, além de outras 4 vezes o Brasileiro NoGi. Mas não são somente essas as conquistas de Maria que compete desde que começou a se destacar no projeto Semear/Nova União, na Zona Norte do Rio.
Confira os títulos da garota casca grossa:
Roxa
- Vice-Campeã Europeu IBJJF 2019
- Campeã categoria e absoluto BJJ PRO Rio IBJJF 2018
- Campeã categoria e absoluto Brasileiro Sem Kimono CBJJ 2018
- Vice-Campeã categoria e terceiro no Absoluto BJJ PRO São Paulo IBJJF 2018
- Vice-Campeã Rio Fall IBJJF 2018
Azul
- Campeã categoria, terceiro no absoluto Brasileiro CBJJ 2018
- Campeã categoria e absoluto Rio Open IBJJF 2018
- Campeã categoria e absoluto Brasileiro Sem Kimono CBJJ 2017
- Campeã Brasileiro de equipes CBJJ 2017
- Campeã categoria e absoluto BJJPRO São Paulo IBJJF 2017
- Campeã categoria e absoluto, com e sem Kimono Rio Fall IBJJF 2017
- Campeã Grand Slam Rio de Janeiro UAEJJF 2016
- Campeã categoria e Vice no absoluto Brasileiro CBJJ 2016
- Campeã Categoria e absoluto Gi e Vice-Campeã Categoria e absoluto NoGi Rio Summer IBJJF 2016
- Campeã Estadual FJJ-Rio 2016
- Campeã Grand Slam Rio de Janeiro UAEJJF 2015
- Campeã Estadual FJJ-Rio 2015
- Campeã Rio Winter IBJJF 2015
Com tantos títulos pelo Brasil, Maria sonhava em lutar pela primeira vez fora do país, e se planejava para lutar o Mundial do ano passado em Long Beach, porém, uma semana antes de lutar o Brasileiro ela teve seu visto negado, o que a deixou muito chateada, mas não desmotivada. A garota foi para o Brasileiro em Barueri e venceu a sua categoria e ainda beliscou uma medalha de bronze no absoluto, dessa forma sendo promovida a faixa roxa naquele momento.
A garota conta que ficou muito feliz com o desempenho no campeonato e também com a graduação e que logo que retornou aos treinos já começou a se preparar para o Europeu de 2019, pois para lutar em Portugal não há a necessidade do visto.
Treinando muito e arrecadando verbas das mais diversas formas fazendo rifas, seminários, vendendo quentinhas em campeonatos, vaquinhas, colaboração de amigos e apoio de muitas pessoas ela conseguiu o dinheiro para ir ao Europeu deste ano.
Contudo, durante a viagem ela passou por mais um desafio, quando chegou até Madrid, a imigração atrasou a sua entrevista e dessa forma ela perdeu o voo para Lisboa (destino final) então ela teve que comprar uma nova passagem para a capital portuguesa. O detalhe é que ela não tinha muito dinheiro e o valor da passagem até Lisboa era justamente o montante que ela tinha levado para se bancar durante toda a viagem (150 Euros), como o sonho da garota era maior do que tudo ela comprou a passagem e embarcou para Portugal!
Chegando em Portugal ela teve ajuda de um ex-professor que é o fundador do Projeto onde ela começou a treinar, Roberto Lino, que a acolheu em sua residência e ainda presenteou com as roupas de frio para suportar o inverno europeu.
Além disso, o seu atual professor, André Bastos conseguiu que a menina desse um aulão na cidade de Matosinhos na academia Focus do professor Manuel Neto onde o pessoal além de ter se amarrado no Jiu Jitsu apresentado por Victoria se solidarizou e ajudou ainda mais a menina.
Depois de tanta labuta Maria chegou até Odivelas onde fez excelentes lutas e foi parada somente na final, conquistando a sua suada e sonhada medalha do campeonato Europeu! Para completar a jornada, A menina ainda trabalhou no dia seguinte no evento para que conseguisse ter dinheiro para voltar ao Brasil e celebrar a conquista.
A menina sonha em tirar o visto para os Estados unidos para continuar brigando entre as melhores da faixa roxa e disputar o tão sonhado Campeonato Mundial!
Maria Victória é uma Fanática por Jiu Jitsu e assim como todos tem aqueles atletas que a inspiram, a casca grossa é fã de Rodolfo Vieira, Lucas Lepri, Bruno Malfacine e dos irmãos Miyao que são para ela referências de ídolos que servem como inspiração para que ela chegue onde esses caras chegaram!
O BJJ Fanatics juntamente com os ídolos de Maria Mictória disponibiliza vídeo aulas exclusivas onde eles nos contam todos os segredos de suas técnicas em cursos altamente práticos e didáticos organizados de uma forma que você entenderá e conhecerá todos os segredos desses campeões!
Confira!
O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)
A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)
O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)