Conheça O Mouth Rinse, Uma Nova Forma De Retardar A Fadiga Muscular E Melhore Seu Desempenho No Jiu Jitsu

Conheça O Mouth Rinse, Uma Nova Forma De Retardar A Fadiga Muscular E Melhore Seu Desempenho No Jiu Jitsu

Hoje nós iremos falar mais uma vez sobre performance. Nosso colaborador, Dr. Ricardo Oliveira, que é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, especialista em esportes, médico de vários atletas brasileiros nos Emirados Unidos e também de atletas do time nacional do UAEJJF. Ricardo realizou estudos sobre o ato de bochechar carboidratos antes e durante a pratica esportiva do Jiu Jitsu e os resultados foram surpreendentes.

Nós do Jiu Jitsu que sempre estamos preocupados em maximizar nossos resultados, devemos sempre acompanhar não somente a evolução das técnicas praticas dentro dos tatames mas também tudo aquilo que colabora com nosso desempenho. Já falamos diversas vezes sobre a alimentação, suplementação, repouso, e tudo aquilo que pode ser praticado em nosso favor.

Recentemente estudos comprovam que o bochecho de carboidrato (Mouth rinse) tem sido uma excelente opção para atletas dos mais diversos esportes, mascararem a fadiga e alcançarem melhores desempenhos em suas competições.

O Bucheco desse líquidos sem a ingestão, denominado como Mouth Rinse vem sendo estudado e ganhando popularidade nos últimos anos. Os estudos mostram que, mesmo na ausência da ingestão dos isotônicos, essa prática pode promover melhora de performance.

As pesquisas apontam que, ao entrar em contato com a mucosa bucal, os líquidos contendo maltodextrina (isotônicos vendidos em super-mercados) podem enganar o cérebro em relação a fadiga muscular e também melhorar a performance dos atletas.

A fadiga nada mais é do que um mecanismo de defesa do nosso corpo. Apesar deste caráter de “proteção”, um dos propósitos do treinamento físico é retardar a fadiga. Na verdade, quando os efeitos do treinamento se manifestam, ocorre a melhora da reserva funcional do nosso corpo, e essa maior reserva proporciona a capacidade de realizar uma maior quantidade de trabalho físico até o limite da fadiga.

O benefício parece se aplicar a atividades de alta intensidade e duração curta, embora em provas mais longas talvez possa também apresentar beneficio. O provável mecanismo de ação se dá sobre a atuação do próprio açúcar sobre receptores presentes na boca, levando a uma ativação do sistema nervoso central, como uma forma de recompensa ou de “enganar” o cérebro.

O Dr. Ricardo Oliveira vem recomendado aos seus atletas, sobretudo aos lutadores (mas não exclusivamente) tal prática, haja visto que existe toda uma dieta alimentar suplementada com outros recursos.

Segue a recomendação do Dr. Ricardo Oliveira:

- Bochechar 25 ml de solução 6-8% contendo maltodextrina (isotônico) durante 10 a 20 segundos e cuspir após este período. O uso de açúcar mascavo pode substituir o isotônico, podendo ser uma segunda opção.

- Recomendo tal prática a atletas de Jiu Jitsu em dias de competição minutos antes de entrar no tatame. E pode ser utilizado durante o período de repouso entre uma luta e outra.

Esse procedimento trata-se de um mecanismo neurogênico com origem na mucosa bucal e de efeito no cérebro, curiosamente caracterizando quase como se o cérebro estivesse sendo “enganado” com consequente retardo da fadiga.

E este procedimento já está sendo utilizado em diversas modalidades esportivas, com resultados bastante promissores!

 

O BJJ Fanatics acompanha diariamente tudo que acontece no universo do Jiu Jitsu e traz pra você através de nosso Blog as melhores novidades! Continue acompanhando nossas postagens! Além disso, nosso site disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!

Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como Leonardo Saggioro, Bruno Malfacine, Lucas Lepri, dentre outros. Não deixe de conferir nosso conteúdo! 

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores