Não Jogue Toda Culpa No Juiz, Afinal Quem Está Lutando Jiu Jitsu É Você!

Não Jogue Toda Culpa No Juiz, Afinal Quem Está Lutando Jiu Jitsu É Você!

Como a gente gosta de assuntos polêmicos não há como não citar algo que sempre é motivo de discussões no mundo do Jiu Jitsu! Não só nos campeonatos de artes marciais, mas nos esportes num geral há uma cultura enraizada de culpar sempre o juiz, no futebol principalmente, é muito comum torcedores e até jogadores culparem o juiz por uma falta que não foi marcada, um algum gol ilegal que foi permitido entre vários outros exemplos, e principalmente quando são derrotados.

Vamos aos fatos o tempo de uma partida de futebol gira em torno dos 90 minutos, então ambos os times tem o mesmo tempo, para correr atrás do prejuízo e aplicarem aquilo que sabem para vencer a determinada partida, então será mesmo que o juiz é o único ou o grande culpado pela derrota? Por esse lado é questionável! Mas agora voltando para nossa área de atuação, dentro do Jiu Jitsu também é muito comum que atletas associem a suas derrotas aos árbitros! Mas vamos aprofundar um pouco mais no assunto a seguir.

Senhoras e senhores se tem algo que é certo nessa vida é que humanos erram! Todos nós sem qualquer exceção! Quando nós estamos lutando nós sabemos o que estamos fazendo, mas você já parou para pensar o quanto é difícil arbitrar uma luta de Jiu Jitsu? É meus caros amigos não é nada fácil! Um piscar de olhos ou uma dúvida em determinada posição pode comprometer sim o resultado de uma luta. Não estamos aqui defendendo os erros dos árbitros, eles estão ali para fixar seus olhos nas lutas e devem ser capacitados para essa função, mas devemos ser realistas e não tratá-los como uma máquina que tem 100% de eficácia.

Quais são as funções de um árbitro dentro do Jiu Jitsu?

De acordo com as regras da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu:

“O árbitro é a autoridade máxima de cada luta. O resultado de cada luta proclamado pelo árbitro é soberano. O resultado proclamado de uma luta só poderá ser alterado nos seguintes casos:
  • Se houver interpretação errada do placar.
  • Se o atleta declarado vencedor tiver finalizado o adversário utilizando golpes restritos não observados pelo árbitro
  • Se o atleta tiver sido desclassificado por ter aplicado golpe permitido. Nesse caso, quando a interrupção da luta e a desclassificação acontecerem antes do atleta que sofreu o ataque ter batido, o combate retornará ao centro da área de luta e o atleta que aplicou o golpe receberá dois pontos. No caso do atleta que sofreu o golpe ter batido antes da interrupção da luta e da desclassificação, o atleta que aplicou o golpe será declarado vencedor.

Se o árbitro cometer um erro de direito, que consiste na aplicação incorreta das regras do esporte previstas neste livro. O erro de direito não inclui interpretações subjetivas do árbitro na marcação de pontos, vantagens ou punições. Para alterar o resultado proclamado de uma luta, as seguintes condições devem ser observadas:

  • O árbitro poderá consultar o diretor de arbitragem do evento, mas caberá ao árbitro a decisão final de alterar ou não o resultado proclamado.
  • O diretor de arbitragem deverá consultar a mesa central do evento sobre o andamento da chave e só poderá autorizar a alteração do resultado caso a chave não tenha avançado para a fase posterior.”

A própria regra já dispõe sobre os erros que podem vir a ser cometidos pelo árbitro, mas logo no primeira frase já enfatiza: O arbitro é autoridade máxima de cada luta, dessa forma ficaremos a mercê de sua competência, mas não significa que nós devemos contar com isso, por esse motivo é muito importante sair na frente e não deixar dúvidas das posições que executa e muito menos deixar o resultado da luta na mão do árbitro, pois em caso de lutas empatadas não a um critério objetivo a ser analisado, então se prepare e aja de forma que sua vitória seja certa.

A melhor maneira de não deixar o poder de decisão de uma luta na mão de um juiz é estar bem preparado! Quando você está bem afiado nas posições e na sua técnica não haverá dúvidas na posição que você executa podendo dar dupla interpretação.

Isso acontece muito com o jogo de pernas, para os faixas pretas e faixas marrons que são permitidos os leg locks, pode acontecer cruzadas de pernas que gerem dúvidas e para isso não ocorrer com você preparamos um curso completo com a fera Craig Jones, que é um verdadeiro especialista nesse tipo de finalização, para que você execute de forma clara com uma finalização bela e perfeita não deixando qualquer dúvida sobre seu vitória!

Além desse curso completo, no site do BJJFANATICS você terá acesso ao maior e melhor conteúdo do mundo do Jiu Jitsu! Com as melhores posições feitas por grandes especialistas na arte suave! Além de Craig Jones você ainda aprenderá os segredos de Jake Mackenzie, Bruno Malfacine e muito mais !!

Não fique de fora! Deixar a decisão na mão do árbitro nunca mais!!

ATAQUES DE PERNA POR CIMA OU POR BAIXO COM CRAIG JONES (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores