Como Lidar Com O Nervosismo Pré Competição No Jiu Jitsu?

Como Lidar Com O Nervosismo Pré Competição No Jiu Jitsu?

A competição ainda é algo muito estressante para a maioria dos atletas, muitos colocam uma carga excessiva nos campeonatos, mas não devia ser assim afinal a competição serve para nos ajudar a evoluir e buscar sempre estar melhor no esporte que escolhemos.

O primeiro ponto que deve ser frizado é que é muito difícil exterminar de vez esse nervosismo, de uma certa forma ele é importante para motivar o atleta a se preparar mais. Nós que somos fanáticos pelo Jiu Jitsu entendemos que não é nada fácil “colocar as ceras” em uma evento competitivo, muitas coisas estão envolvidas, então esse nervosismo que antecedem esse dia, pode atrapalhar a nossa perfomance na hora da luta.

Como já citado acima é dificilmente essa ansiedade sumirá, por isso o melhor jeito e aprender a lidar com ela e usá-la como uma forma de motivação para melhorar ainda mais e buscar a perfeição no esporte.

Por isso, nós da equipe do BJJFANATICS, daremos algumas dicas para você se sentir mais leve e mais a vontade para competir e assim viver o melhor do que o esporte pode trazer para a sua vida!

1)Esqueça o resultado

Se você focar somente no resultado isso trará um obrigação imensa para a sua luta. É claro que todos nós pisamos dentro de um tatame de uma competição com o objetivo único de ganhar, mas se isso se tornar um peso é bem provável que a sua própria mente o sabote. Foque essa energia no seu desenvolvimento, preocupe em se aprimorar e se tornar cada dia melhor na sua arte. O resultado deve ser a consquência de um bom trabalho.

2)Esqueça os outros

Quem bota a cara para lutar é você não é verdade? Preocupe-se com o que você deseja, as pessoas que estão do seu lado e te amam de verdade não se preocupam com sua medalha e se preocupam com a sua felicidade, e os outros? A opinião deles não importa!

3)Foque na sua preparação

Muitos atletas ficam mais ansiosos antes da competição devido ao fenômeno “tentar mudar as coisas na última hora”! É comum pensarmos que a nossa estratégia não está tão boa, ou então que nossa guarda não está tão ofensiva se não seria melhor investir em passagens e etc...

Isso gera uma insegurança tremenda nos atletas, consequentemente eles ficam mais ansiosos e começam a desacreditar no seu potencial. Se você tem o desejo de competir você deve estar preparado o ano inteiro, tendo competições em vista ou não. Dessa forma você aumenta a sua confiança.

4)Mente forte é o segredo

Você precisa lutar com você e com seus pensamentos diariamente, a sua mente pode ser uma grande amiga ou então sua pior inimiga se você não estiver disposto a cuidar dela. Isso é um exercício diário, quanto ela quiser te colocar para baixo, você raspa e ainda sai num arm lock.

Não deixe que ela te coloque para baixo, antes de lutar contra qualquer adversário domine a sua mente!

5)Terapia é uma opção

Existem excelentes profissionais que estão disposto a ajudar atletas que como você sofrem com o excesso de nervosismo antes das competições. Não é vergonha procurar um profissional para lhe ajudar a melhorar a sua performance ainda que isso dependa de cuidar da sua mente! Consegue resolver sozinho? Ótimo! Não consegue? Procure ajuda e amplie seus horizontes dentro do Jiu Jitsu e da vida.

6)Desligue um pouco do Jiu Jitsu

Pode parecer absurdo no primeiro momento, mas lendo com calma você poderá até nos dar razão! Antes das competições ficamos tão fissurados em melhorar o nosso desempenho que trazemos uma pressão para o nosso corpo e mente.

A sua preparação não é feita as vésperas da competição, pelo menos não deveria ser feita assim, um solado não se prepara quando há a declaração da guerra ele se mantém preparado para quando a guerra chegar e é assim que deve ser!

Nos dias que antecedem a competição vá treinar normalmente, chegue em casa veja filmes que você gosta, ouça músicas que te acalmam ou agitam dependo do seu estilo, vá ao shopping. Isso é importante para que você relaxe um pouco mais!

E o que fazer nos momentos antes da lutas

Talvez o momento mais complicado para o atleta são os minutos que antecedem a sua luta, ali geralmente é quando o atleta fica mais nervoso. Por isso procure ver vídeos que gosta, ou ouvir uma música que te acalme, desse forma você desvia o seu pensamento e não pensa tanto na competição.

A respiração também é muito importante

Controlar a sua respiração ajuda diminuir a os batimentos cardíacos e trazer calma para o competidor, também aumentam o  nível de concentração sendo uma boa estratégia antes da lutas!

Procure dar o seu melhor!

É clichê mais ta valendo! Faça algumas perguntas para você antes de decidir lutar! “ Por que está ali?, “ O que espera para minha vida?”, “eu me dedique para estar aqui?” Então pronto! Se as respostas forem positivas você não precisa se preocupar! Entre para lutar dê tudo de si dentro daquele tatame e certifique-se que no dia seguinte você voltará para fazer os seus treinos do mesmo jeito! Resultados não podem ser controlados, mas as suas ações sim!

Tenha um grande arsenal de técnicas

 

Quanto mais preparado você tiver, mais confiante será e menos ansiedade vai ter. Um soldado não se prepara somente em tempo de guerra, ele está sempre preparado para quando a guerra chegar. Se manter focado nos seus treinos e buscar aprender novas técnicas e aprimorar aquelas que você já sabe é crucial para que você se sinta confiante para lutar e é nessa parte que você poderá contar com a ajuda do BJJFANATICS!!

Nossa plataforma conta com o melhor e mais completo conteúdo do mundo do Jiu Jitsu! Feitos exatamente para atletas que como nós desejam se tornar lutadores de sucesso! Aqui você terá como seus professores os melhores atletas do mundo do Jiu Jitsu como Leandro Lo, Robson Mau Mau, Marco Barbosa e muito mais!!

O sonho de ser um grande campeão está em suas mãos! Venha logo conferir!

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

 

Marcadores