X Close
Your Cart
Keep Shopping
No Jiu Jitsu Quando Você Para De Pensar Você Perde!

No Jiu Jitsu Quando Você Para De Pensar Você Perde!

Um dos maiores benefícios de qualquer arte suave e nos ajudar a nos manter controlados nas situações difíceis, o problema é que na prática não é tão simples assim, geralmente quando estamos em um cenário complicado, nossa primeira reação e se desesperar e isso durante uma luta pode ser decisivo para ditar o resultado.

Como já foi amplamente falado o Jiu Jitsu é um esporte que requer calma e estratégia e não força como muitos dos praticantes acham, e claro que no momento certo ela é crucial e pode ajudar muito, mas basicamente tudo se desdobra em inteligência e muita técnica.

Você deve ter em mente que nem sempre tudo estará perdido, como se fala “a luta só acaba quanto o juiz diz que acabou”, então você deve se esforçar mais um pouco e tentar reverter a situação.

Um exemplo clássico é quando um determinado atleta conquista a montada do seu adversário, neste momento o atleta que esta em baixo na pior situação começa a se desesperar a fazer força que nem um louco, a pular bem mais que um touro bravo e nada acontece, pois o oponente continua ali agarrado que nem um carrapato.

Isso ocorre porque o atleta fica cego, ele sabe que está perdendo, que continuar ali não e uma boa opção para ele e que precisa dar tudo de si para sair dali. O único problema e que neste momento ele esquece que tudo no Jiu Jitsu se resume a técnica, você até precisa de ter força, mas usá-la sem medidas o deixará cansado e impossibilitado de dar o seu melhor até o fim da luta, pois você vai estar um pouco desgastado.

Dando continuidade ao exemplo, quando o lutador se encontra por baixo na posição da montada ele deve manter a calma e pensar todos os movimentos que precisa sair para reverter a posição e conseguir a chance de reverter a luta.

O principal ponto e se manter concentrado todo o tempo, quando você pensa mesmo em uma situação que não é tão favorável você ainda está na frente do seu adversário, agora se ficar desesperado e querer levar na força? Sinto muito meu amigo mas você terá grandes chances de perder!

Toda posição existe um antídoto para ela, por isso é tão importante se manter atualizado e sempre estudar o Jiu Jitsu, isso reforça a ideia de que quanto mais técnico for, menos força você faz e mais efetivo você fica.

Esta é a magia do Jiu Jitsu!! Continuar de pé, correr atrás e jamais deixar de pensar o que fará a seguir, mesmo se tudo parecer desmoronando, ter essa consciência e esse tipo de comportamento o deixa mais inteligente, menos afobado e mais perigoso.

Por isso Bernardo Faria se tornou um dos maiores campeões da história do Jiu Jitsu, com um jogo extremamente técnico, além de ser um excelente guardeiro, conhecido mundialmente por sua meia guarda e também pela pressão que exerce enquanto está passando as guardas, ele desenvolveu um excelente jogo de contra ataque.

Bernardo adaptou tão bem seu jogo que as suas  defesas já são uma forma de colocar em uma posição que ele se sente confortável, colocando assim seus oponentes em grande perigo.

Leia Mais Sobre Bernardo...

Dentro das lutas ou dos treinos você nunca terá 100 % de certeza que será superior e que nunca vai tomar um atraso de ninguém, porque volta e meia aparece um casca grossa para tirar sua paz. Por isso além de ter bons ataques, um jogo firme tanto passando quanto fazendo guarda você deve estar antenado as defesas.

Por mais que a melhor defesa seja não deixar um golpe entrar, haverá horas que ele entrará você querendo ou não querendo, então porque não se armar e sair na frente, contando com o inesperado.

No vídeo abaixo Bernardo Faria mostra uma excelente forma de reverter a montada conseguindo colocar na meia guarda profunda que é uma de suas guardas favoritas.

Nunca pare de pensar

Se estiver tomando aquele amasso da meia guarda, ou seu adversário consegui pegar suas costas, você deve se manter frio e calmo até sair dali.

Já comparamos aqui o Jiu Jitsu ao Jogo de Xadrez exatamente pelo fato de que essa arte marcial precisa de toda concentração e estratégia para vencer o adversário e não somente o corpo como se pensava.

O mais difícil e realmente deixar a cabeça no lugar e ser frio, mas o Jiu Jitsu te prepara para isso, não só nos treinos como também na vida. Todos os dias você está propenso a passar por situações estressantes que te tiram do sério, e você tem que lidar com essa situações da melhor forma possível, no entanto se perder a cabeça logo de cara, além de se desgastar é provável que você não consiga resolver e nem reverter a situação.

Um bom estrategista sempre está com um passo na frente do adversário, mas para isso se aplicar no Jiu Jitsu é necessário estudo e dedicação.

Como aprender a manter a calma e se livrar de situações ruins

Primeiro você tem que continuar pensando quando seus amigos conquistarem algumas posições nos treinos com você, mesmo que você não consiga mudar a situação já é um avanço pois você não se desesperou.

O segundo passo é estudar os contra ataques, as defesas e os contra golpes. Não adianta você querer sair dos 100 kilos se você não sabe como fazer isso. Então estude descubra como se livrar das “roubadas”, atente-se a pegadas detalhes e posicionamento do corpo durante a execução do movimento, isso é de suma importância para que os movimentos funcionem.

O terceiro passo é aplicar em seus treinos, no começo será difícil, vai perder outras vezes vai acertar, mas logo ficará no automático e você não se irá parar de pensar quando cair em determinadas situações.

Para aprender mais sobre defesas, você por contar com a ajuda da equipe do BJJFANATICS!! Nós, juntamente com Bernardo Faria preparamos um manual completo de defesas onde você nunca mais perderá a cabeça quando seu oponente te der aquele atraso, pois você descobrirá exatamente o que tem que fazer para sair dali e ainda surpreendê-lo!!

Não deixe de conferir e se torne um lutador ainda mais completo!!!!

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores