X Close
Your Cart
Keep Shopping
Novembro Azul, Uma Campanha Que Deve Conscientizar A Todos, Inclusive A Nós Do Jiu Jitsu!

Novembro Azul, Uma Campanha Que Deve Conscientizar A Todos, Inclusive A Nós Do Jiu Jitsu!

O Mês de Novembro é conhecido em todo mundo como o mês de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.

Movember é uma palavra de origem inglesa, que consiste na junção de moustache (“bigode” em inglês) e November (“Novembro” em inglês). O termo também é nome de uma fundação, que tem o objetivo a conscientização de alguns problemas de saúde dos homens como câncer de próstata e câncer dos testículos. No Brasil, o movimento é conhecido como Novembro Azul.

O Novembro Azul se iniciou no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes, símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Uma das ações propostas é que no início de novembro os homens façam a barba e deixem o bigode crescer até o fim do mês. Aproveitando que o símbolo do Movember (Novembro Azul) é o bigode, o BJJ Fanatics relembra quando Rodolfo Vieira ostentou seu bigodão, em novembro de 2016.

Leia Mais Sobre Rodolfo...

O câncer de próstata é o segundo que mais mata os homens. Para o Brasil, conforme o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida. O risco aumenta com a idade. No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos. No entanto, há tumores que podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

De acordo com o INCA, vários estudos também mostraram que exercícios físicos ajudam a diminuir o risco de câncer de próstata, apressar a recuperação do câncer já diagnosticado e diminuir as chances de recorrência. Um estudo descobriu que o exercício diário, como a pratica de treinos diários de Jiu Jitsu, parece dificultar a progressão do câncer de próstata em homens com mais de 65 anos.

Contudo, não deve-se esperar os primeiros sinais para se tomar uma atitude. Eles podem não vir e a doença só ser descoberta em grau avançado. Se você faz parte do grupo de risco, fique atento, e aja. 

Você já passou dos 40 anos, está desanimado porque não consegue mais treinar como antes, e também não está cuidando de sua saúde? Não tenha medo! Faça exames regularmente e Bernardo Faria poderá te ajudar no Jiu Jitsu, veja o vídeo abaixo...

Leia Mais Sobre Bernardo...

Consulte seu urologista pelo menos uma vez ao ano, afinal isso deve fazer parte dos cuidados com a saúde do homem. É preciso entender que prevenir é a melhor escolha contra o risco real do câncer de próstata.

É preciso deixar de lado o preconceito, afinal, devemos pensar na saúde, no bem-estar físico e emocional para que possamos levar uma vida saudável e continuar praticando o Jiu Jitsu por longos anos. “Já passou da hora de o homem quebrar essa barreira com o urologista. Ele não deve ter medo, já que, consultá-lo, significa evitar problema futuro. Nada de ter vergonha, se preciso, nada de contar aos amigos e ter de lidar com brincadeiras. Ninguém tem de saber. O fundamental é se conscientizar do valor de uma vida saudável, que requer prevenção.” Cita o Urologista Arnaldo Fazoli.

Consulte o seu médico, cuide de sua saúde e esteja pronto para praticar Jiu Jitsu pelo restante de sua vida! No video anterior, o Bernardo Faria nos mostra que seu jogo de passagem de guarda ajoelhado é uma alternativa muito eficiente para os que atingiram os 40 anos e não tem o mesmo vigor físico dos mais jovens.

Aprenda com o Penta Campeão Bernardo Faria todos os segredos de suas passagens de guarda através de um dos nossos cursos com as principais posições e ajustes de Bernardo, totalmente em português!

Não deixe de conferir!

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores